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Por projeto arquitetônico, Nutty Bavarian conquista Prêmio ABF+RDI Design 2018

29/10/2018

franquias descomplicadas - nutty bavarian

O projeto para Nutty Bavarian, desenvolvido em conjunto pela agência especializada em design e arquitetura para varejo Market Value e pelo brand atelier Raison Pure, levou Ouro na categoria Projeto Arquitetônico – Quiosque. Com o conceito“Bavária em Festa”, o projeto de rejuvenescimento da marca, que engloba mudanças na identidade visual, nas embalagens e nos pontos de venda de Nutty Bavarian concorreu na categoria Projeto Arquitetônico – Quiosque com Bubble Mix Tea (que levou Prata) e Óticas Carol (Bronze).

Criado para homenagear e valorizar profissionais e empresas franqueadoras que utilizam o design como ferramenta estratégica de relacionamento e negócios, o Prêmio ABF+RDI Design 2018 conta com dez categorias: Projeto Arquitetônico – Loja; Projeto Arquitetônico – Quiosque; Visual Merchandising – Vitrine; Visual Merchandising – Campanha; Visual Merchandising – Promoção de PDV; Produto; Embalagem; Brand Design; Design Consciente; e Design de Inovação.

A oitava edição teve mais de 90 projetos inscritos. Desse total, 21 marcas assinaram 29 projetos que alcançaram a mais alta pontuação, consagrando vencedoras as redes e profissionais de design envolvidos. O cases premiados foram selecionados por uma comissão julgadora formada por representantes da ABF, da RDI Design e do mercado.

Castanhas glaceadas artesanais – O trabalho de rejuvenescimento da marca, que nasceu na Flórida (EUA) em 1989 e chegou ao Brasil em 1996, levou 5 meses para ser concluído e já trouxe resultados. O primeiro quiosque a implantar o novo visual, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, no final de julho, registrou 30% de aumento nas vendas nas primeiras semanas.

A empresa, que trabalha com franqueados e pontos próprios, tem mais de 135 PDVs localizados em shoppings, aeroportos, rodoviárias, metrôs, hipermercados e grandes lojas. Desde 2016, a marca está expandindo a presença global, particularmente nos Estados Unidos e Europa, com quiosques em Orlando (Flórida-EUA) e Porto (Portugal), com projeção de abertura também em outros locais do mundo.

Para agregar um visual mais moderno, sem perder o aspecto de tradição da marca, o quiosque e a nova identidade visual foram inspirados no estilo da Bavária clássica através de ícones proprietários com cores mais modernas, abertas e festivas e linguagem contemporânea, que ajudam a contar a história da marca.

O primeiro passo do rejuvenescimento da marca foi trabalhar em um lifting do logotipo, para dar mais impacto e visibilidade, além de facilitar a aplicação. O alemão, símbolo da marca, foi mantido e levemente redesenhado. “O principal desafio era revitalizar a imagem de Nutty Bavarian sem perder sua essência. Construímos a história da ‘Bavária em Festa’, preservando a conexão emocional que a marca carrega através de sua atuação tradicional no mercado, e agregando mais vitalidade e alegria em todos seus pontos de contato”, comenta Fernando Sommer, sócio-diretor da Raison Pure.

O novo quiosque tem acabamentos claros e formas regulares, deixando seu volume mais impactante. As texturas suaves da madeira clara, o verde tradicional da marca em contraste às novas cores vibrantes das embalagens e comunicação visual, criam um conjunto acolhedor e atual.

“A estufa é ‘O’ elemento central. Tem cubas sobrepostas deixando as castanhas mais próximas do olhar do consumidor. A iluminação da vitrine traz ares de preciosidade para os alimentos expostos e destaca a maior fortaleza deles,  que são as castanhas ”, reforçaThais Fagundes, diretora da Market Value.

Um ponto importante do projeto, destaca Thais, foi organizar a oferta de forma mais clara, entendendo a dinâmica do consumidor no espaço – além de deixar os produtos mais ao alcance dos clientes, para que eles possam explorar as diversas ofertas da Nutty Bavarian para seus diferentes momentos de consumo.

Além da funcionalidade, as novas embalagens têm funções importantes dentro do quiosque. Mais coloridas, aumentam a atratividade do PDV à longa distância, trazendo um aspecto mais alegre.

“A aplicação da identidade repleta de ícones e texturas faz com que as embalagens tenham mais protagonismo, ajudando o consumidor a perceber a diversidade do portfólio e as diferentes variedades e volumes. Também evoluímos o produto a um patamar presenteável, trabalhando versões de embalagem mais sofisticadas”, conta Fernando Sommer.

 


Por Portal do Franchising

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