Investindo no futuro: qual segmento de franquia abrir em 2019?

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
2019 Franquias

Investindo no futuro: qual segmento de franquia abrir em 2019?

01/11/2018

O momento de planejar 2019 é agora. Onde investir? Como investir? Na expectativa de uma retomada econômica, o franchising nacional oferece modelos de negócios rentáveis, que possibilitam a realização do sonho de ter o próprio empreendimento, respaldado pelo know-how de uma franqueadora.

Um exemplo da estabilidade no qual o franchising tem adquirido está nos números do setor, que faturou, no primeiro semestre do ano, mais de R$ 79 bilhões. Isso reflete em 6,8% a mais que o mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A previsão de crescimento do faturamento até o final do ano é de 10%. As oportunidades de negócios e novos serviços oferecidos e modelos enxutos são reflexos desse ritmo de expansão.

O franchising reúne diversos segmentos no mercado, entre eles as franquias de serviço. Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, três anos atrás, apontou que quase metade dos empreendedores do setor de serviço, por exemplo, iniciaram suas empresas sem qualquer experiência anterior no ramo. Essa possibilidade de poder gerir ao mesmo tempo em que se adapta ao segmento tem se intensificado. Diante do que observo e acompanho há mais de 10 anos atuando no setor de franchising, diria que essa proporção é muito maior nos tempos atuais.

Dentro do setor de serviços, as franquias de limpeza e conservação exemplificam esse resultado. Na Quality Lavanderia, rede com mais de 20 anos de atuação consolidada no mercado, por exemplo, 90% dos proprietários de lojas nunca atuaram antes no segmento de lavanderias. Isso confirma a tese de que mais importante do que a experiência prévia são as variáveis fundamentais que devem ser levadas em consideração pelo potencial investidor, como o espírito empreendedor e a sociabilidade. É essencial a disposição e empenho para condução do negócio e participação nos treinamentos oferecidos pela franqueadora. Na Quality Lavanderia, os treinamentos são presenciais e periódicos para que o investidor tenha segurança e conhecimentos necessários para gerir o negócio, desde tarefas operacionais, de gestão de loja, de marketing e, evidentemente, dos aspectos administrativos e financeiros. Além disso,  o empreendedor deve ter facilidade em lidar com o público e habilidade em delegar tarefas e motivar a equipe.

 

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!

As franquias de limpeza e conservação auxiliam as pessoas em tarefas básicas do dia a dia, como lavar e passar roupa ou até mesmo restaurá-las e estilizá-las, por isso permitem que a aceitação aos serviços ofertados e a frequência dos clientes sejam positivas.  Um dos motivos é o contexto de mudança de comportamento da sociedade. Com a tendência de diminuição das áreas de serviço dos apartamentos novos, somada à vontade de privilegiar os momentos de lazer, muitas famílias têm optado por terceirizar a limpeza e higienização de suas roupas para lavanderias profissionais. Esse movimento tem ajudado a impulsionar o setor, que nesse semestre cresceu 14,6% em número de lojas. O Grupo Acerte, por exemplo, detentor das redes de lavanderias e costuras Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderias Express, Linha e Bainha Costuras, Inova Lavanderia Industrial e Laundry 4 You Lavanderia em Condomínios, possui um objetivo de ampliar o volume de lojas em até 28% em 2018. As oportunidades de negócio não param de crescer no setor de franchising e em 2019 não será diferente.

* Claudia Coifman é gerente de gestão de lojas e expansão do Grupo Acerte Franchising, há mais de 20 anos no mercado de franchising e detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras. Site do grupo: www.afranquia.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS