Franquias de limpeza e conservação são as que mais crescem no Brasil

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Atrativas a novos investidores, franquias de limpeza e conservação são as que mais crescem no Brasil (Dados ABF)

21/11/2017

O ano de 2017 vem representando uma melhora no cenário econômico para o investidor brasileiro na comparação com o biênio anterior. Pelo menos no que se refere ao mercado de franquias. Descolando-se dos baixos índices macroeconômicos, o franchising brasileiro tem registrado seguidas altas ao longo da temporada. Somente neste terceiro trimestre, o setor apresentou um incremento de 7,8% na comparação com o mesmo período de 2016, com faturamento de R$ 41,8 bilhões, de acordo com balanço divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o crescimento é ainda maior, 8% ante o mesmo intervalo de 2016.

Dentre os segmentos de franquias que mais têm despertado o interesse do investidor, destacam-se as franquias de Limpeza e Conservação, que apresentaram uma variação de 10,7% no número de novas unidades, a maior de toda a cadeia. Neste segmento estão as franquias de lavanderias e costuras, por exemplo. “Um bom termômetro de mercado são as feiras que o setor promove. Na última ABF Expo, realizada no mês de junho, tivemos a oportunidade de sentir o quão interessados os investidores estão em adquirir uma franquia, ou até mesmo crescer internamente dentro da mesma rede”, comenta Claudia Coifman, Gerente de Expansão do Grupo Acerte.

O Grupo Acerte, que possui mais de 20 anos de atuação no mercado de franquias, é detentor de três marcas tradicionais do segmento de Limpeza e Conservação: Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras. A expectativa da rede é crescer 30% em 2017 no número de novas lojas. “A lavanderia é um exemplo de mercado que apresenta boa margem de evolução no Brasil. Nesse sentido, priorizamos a qualidade do serviço, fazendo um acompanhamento regular em todas as novas lojas. Isso tem se traduzido em sucesso financeiro para os nossos parceiros. A Quality Lavanderia, por exemplo, é uma marca premiada, que já conta com 11 selos de excelência em franchising, o que comprova essa qualidade”, ressalta Claudia.

– 3º trimestre: Desempenho do franchising por segmento / Dados fonte: ABF

Hábitos que apóiam o crescimento. Dentro do segmento de lavanderias, um conceito vem ganhando força no mercado brasileiro, impulsionado pelas mudanças de hábitos e estilo de vida dos consumidores. Trata-se do modelo americano self-service”, no qual o próprio cliente pode lavar e secar as roupas. É o caso da Prima Clean Lavanderia Express, voltada ao público que busca mais rapidez e praticidade. “A procura de empreendedores pela marca tem crescido ano após ano, proporcionalmente à demanda pelo serviço. O brasileiro tem viajado mais ao exterior. Nos Estados Unidos e na Europa é comum esse tipo de lavanderia, então, temos absorvido muito rapidamente essa cultura”, explica a gerente de expansão.

O Grupo Acerte prevê fechar 2017 com cerca de 40 lojas inauguradas ao longo do ano. “Estamos em contato com muitos candidatos interessados em adquirir uma franquia. Os empreendedores vêem em nosso segmento um enorme potencial econômico. Além da procura da população pelo serviço, a facilidade da operar e, finalmente, de contratar funcionários se traduz em rentabilidade”, finaliza Claudia Coifman.

NOTÍCIAS RELACIONADAS