Franquia sustentável busca evitar desperdício de água

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquia sustentável busca evitar desperdício de mais de 1 bilhão de litros de água

07/03/2023

O grande diferencial oferecido pela T&D Sustentável é que a empresa não paga diretamente para execução do serviço

Há anos o consumo consciente de água vem sendo uma pauta de grande importância em variados ambientes e cenários. Atualmente, com muitas discussões direcionadas às questões de ESG (Environment, Social and Governance), existe uma expansão do nicho de sustentabilidade, que gera cada vez mais procura de empresas em inovações sustentáveis no mercado. Afinal, há uma tendência crescente de que os clientes e a sociedade em geral estejam cada vez mais interessadas em produtos e serviços que carregam e semeiam impacto positivo no meio ambiente, algo que precisa estar, mais do que nunca, enraizado no dia a dia o chamado investimento de impacto, categoria ligada a ESG, que busca resolver algum problema socioambiental.

No caso da água, buscar novas formas de redução no consumo vem sendo o foco de muitas indústrias. Ao mesmo tempo que nosso país consegue liderar o ranking com maior concentração de água doce no mundo, figura entre os que mais desperdiçam e poluem. Segundo relatório do Instituto Trata Brasil, nossa nação segue piorando seus números em relação a gestão hídrica. Somente nos primeiros seis meses de 2022, 40% de toda a água potável captada foi perdida, em grande parte por vazamentos, falhas na distribuição ou até mesmo furtos. Para dar uma maior dimensão a isso, é como se o Brasil simplesmente jogasse fora o montante suficiente para abastecer quase 8 mil piscinas olímpicas diariamente, algo que conseguiria abastecer por um ano quase 66 milhões de pessoas.

Iniciativas governamentais como a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, busca reduzir esse desperdício em todos os estados nacionais para 25%, algo de certa forma desafiador para locais como Amapá que tem 74% de perda. Ocorre, porém, que segundo dados da Confederação Nacional da Indústria, até 2030, o uso de água no Brasil deve aumentar em 24%. Portanto, esse é um desafio e tanto para os próximos anos.

Nascido no semiárido nordestino (Mossoró-RN), Camillo Torquato, CEO e founder da T&D Sustentável, startup especializada em economia de água em empresas, vivenciou desde cedo os impactos da escassez de água na vida cotidiana de sua família. Desde cedo sentiu na pele, e passou a entender, a importância do uso consciente deste importante recurso natural. “O consumo excessivo de água é uma preocupação mundial.  Eu sempre tive o sonho de contribuir para que o mundo se tornasse um lugar melhor, e encontrei na gestão da água através de tecnologia e know-how adquirido em anos em multinacionais, uma maneira de colocar isso em prática. Nossos serviços têm o objetivo de resolver um problema que diz respeito a todos. Ao implementar nossas soluções, contribuímos para empresas que buscam reduzir custos financeiros, operacionais, além de auxiliar no marketing verde. Nossa meta é conseguir economizar 1 bilhão de litros até 2025”, comenta.

O grande diferencial é que a empresa contratante não paga diretamente para que a T&D Sustentável execute o serviço. O contrato prevê que a startup ganhe 50% da economia obtida. Com isso, a empresa já evitou o desperdício de mais de 283 milhões de litros de água para clientes de todo o Brasil como Rede D’Or, Rede Guanabara, Unimed, Eleva Educação, Multinacionais do setor de óleo e gás, condomínios, entre outros. Essa atuação a serviço do meio ambiente vem sendo destacada através de diversas premiações como o primeiro lugar do ranking 100 Open Startups 2022 na categoria Water and Sanitation, além do Green Rio 2022 e no Firjan de Sustentabilidade 2022 na categoria Água e Efluentes.

A partir disso, a franquia já chegou a 19 unidades, atuando em mais de 30 cidades do Brasil, tendo evitado o desperdício de mais de 283 milhões de litros de água, equivalentes a uma economia superior à R$ 9 milhões de reais para clientes renomados como Rede D’Or, Rede Guanabara, Unimed, Eleva Educação, Multinacionais do setor de óleo e gás entre outros. A meta é chegar a 150 unidades e ter colaborado na redução de 1 bilhão de litros de água até o final de 2025.

NOTÍCIAS RELACIONADAS