Franquia ou negócio próprio?

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquia ou negócio próprio? Melhor alternativa para a independência financeira

09/01/2023

Estudos apontam preferência dos brasileiros ao empreendedorismo, que cresceu de 23% para 34,5% nos últimos 10 anos

A pesquisa ‘Global Entrepreneurship Monitor (GEM)’ indica que a cada 10 brasileiros entre 18 e 64 anos, três têm um negócio próprio. Nos últimos dez anos, a taxa de empreendedorismo no País passou de 23% para 34,5%, na qual metade representa novos empreendedores – com menos de quatro anos de operação. Apesar deste DNA estar em boa parte da população, nem sempre é fácil decidir qual caminho trilhar com as próprias pernas. Afinal, trata-se de uma jornada que envolve diversos riscos.

Se por um lado o negócio próprio é sinônimo de flexibilidade e autonomia, por outro também significa fazer todo o planejamento, viabilizar a operação, ir atrás de parcerias e construir a marca do zero. “No início, pode acontecer de não se ter claro o propósito da sua empresa. É necessário encontrar maneiras sustentáveis de mostrar ao mercado a qualidade de seus produtos ou serviços a fim de conquistar um público fiel. Mas para empreender, é necessário, para além disso, gerar uma fidelização dos consumidores”, diz Douglas Pena, executivo que está há três anos à frente da Minha Quitandinha no cargo de CRO.

Como forma de facilitar essa jornada, Pena sugere investir em uma franquia. “É um modelo de negócio no qual uma empresa concede o direito de uso da marca a um empreendedor. Neste caso, o franqueado, como é chamado, é capaz de montar o seu empreendimento com base em uma rede já existente e consolidada. Nesta alternativa, é possível receber até mesmo treinamentos para otimizar o dia a dia da operação”, explica. Veja abaixo alguns exemplos:

Investimentos até R$ 50 mil 

Minha Quitandinha: startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. O negócio leva aos consumidores praticidade, conveniência, qualidade e segurança e se baseia no conceito de honest market, sem funcionários e pagamento via aplicativo. Opera 24 horas por dia, sete dias por semana.

Valor do investimento: a partir de R$ 42 mil

Faturamento médio mensal: R$ 18 mil

Retorno do investimento: de 10 a 18 meses

Franquias CotaFácil: maior rede de consórcio e seguros do Brasil, foi idealizada com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que têm o desejo de se tornarem donos do seu próprio negócio.

Valor do investimento: a partir de R$ 19.997 mil  (inclui taxa de franquia)

Faturamento Médio Mensal: R$ 80 mil a R$ 200 mil

Retorno do Investimento: entre 6 e 12 meses

CredFácil: no mercado desde 2004, a rede atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados e tem como missão oferecer soluções financeiras a pessoas que necessitam de crédito.

Valor do investimento: a partir de R$  29 mil (inclui taxa de franquia)

Faturamento Médio Mensal: R$ 80 mil

Retorno do Investimento: 6  meses

Santa Carga: do segmento de mídia, disponibiliza um totem para carregar celular, além de ser ponto de Wi-Fi e veicular notícias e publicidade local em formato digital.

Investimento inicial: R$ 19.900,00 (inclui taxa de franquia, capital de instalação e capital de giro)

Faturamento médio: R$ 8 mil

Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

CleanNew: é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil. Atua em formato home based, ou seja, o profissional vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa.

Investimento inicial: R$ 34.610 mil (incluso equipamentos, estoque, kits e uniforme e taxa de franquia)

Faturamento médio: a partir de R$ 14.500 mil

Retorno de investimento: a partir de seis meses.

Maria Brasileira: é a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. Com cerca de 70 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 450 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, empresarial, passadeira, limpeza pós-obra, sanitização, copeira e zeladoria.

Investimento inicial total: a partir de R$ 42.920 (Inclui taxa de franquia inicial,

capital de giro e aquisição de equipamentos e materiais necessários para a

implantação do negócio).

Faturamento médio mensal: R$ 40 mil

Retorno do investimento: 14 meses

Investimentos até R$ 500 mil 

Anjos Colchões & Sofás: fundada no interior do Paraná em 1990, a Anjos Colchões & Sofás, como é conhecida hoje, começou suas atividades com a produção de estofados, mas logo adotou como carro-chefe a produção de colchões. Em 2007, foi criada a Anjos Franchising, projeto que deu início a rede de franquias, que atualmente conta com mais de 270 operações, além de quatro fábricas espalhadas pelo Brasil. Com um portfólio de colchões e estofados, as lojas da marca foram projetadas para transmitir conforto e despertar a sensação de bem-estar dentro dos cômodos de uma casa.

Valor do investimento: a partir de R$ 400 mil  (inclui mobiliário, mostruário e taxa de franquia)

Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Retorno do investimento:  8 a 18 meses

Pello Menos: há 20 anos no mercado do franchising, a rede pioneira em depilação com cera indolor e laser e sem hora marcada no Brasil, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e já possui mais de 40 operações da marca.

Investimento inicial total: R$ 320 mil, incluindo taxa de franquia

Faturamento Médio Mensal: R$ 80 mil

Retorno de investimento:  de 24 a 36 meses.

OdontoCompany: é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades em todos os estados brasileiros. Há mais de 30 anos no mercado e mais de 10 no franchising, é reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia.

Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil

Faturamento Médio Mensal: R$ 190 mil

Retorno de investimento: 16 a 20 meses

Sestini: referência no segmento de malas, bolsas, mochilas e acessórios, a rede, que está no mercado há mais de 25 anos e nove no franchising, já possui mais de 60 unidades pelo território brasileiro, além de milhares de pontos de venda multimarcas e lojas online.

Valor do investimento: a partir de R$ 400 mil

Faturamento médio mensal: R$ 150 mil

Retorno do investimento: de 24 a 36 meses

Home Angels: é pioneira e referência no segmento de cuidadores de idosos supervisionados, sendo a maior da América Latina. As franquias prestam serviço de excelência em assistência física e emocional, tendo sempre um atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias.

Investimento inicial total: entre R$ 40 mil (Light) a R$ 70 mil (Premium)

Faturamento médio mensal: R$ entre R$65 e R$110 mil (Light)  a partir de R$130 mil (Premium )

Retorno do investimento: de 12 a 18 meses

Lavô: maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 800 unidades comercializadas pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância por meio do sistema online.

Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil (Incluso taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário)

Faturamento médio: entre R$ 10 mil e R$ 15 mil

Prazo de retorno: 18 meses

Emagrecentro: reconhecida como uma das maiores redes de emagrecimento e estética corporal do Brasil, a rede está há 35 anos no mercado e conta com uma metodologia de emagrecimento própria chamada Método 4 fases, que é dividido em detox, redox, reindox e equilíbrio. Atualmente, oferece tratamentos a preços acessíveis e conta com operações no Brasil e nos Estados Unidos com a bandeira Best Shape.
Investimento inicial: R$ 115.000,00 (inclui capital de instalação e taxa da franquia)

Faturamento médio: R$ 1 milhão por ano

Retorno do investimento: a partir de 6 a 12 meses

Yes! Cosmetics: atua com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios, além de linha assinada por Sabrina Sato. A marca investe em produtos de alta qualidade com preços acessíveis e acompanha as principais tendências mundiais no desenvolvimento de itens que não são testados em animais e tem quase todo o portfólio de produtos veganos.

Investimento inicial: para o modelo cápsula o investimento é a partir de R$ 70 mil (inclui equipamentos, estoque, sistemas e frete).

Faturamento médio: a partir de R$25 mil a R$30 mil por mês

Retorno do investimento: a partir de 15 a 18 meses

Botocenter: franquia de estética especializada na aplicação de toxina botulínica que tem como proposta popularizar os serviços com qualidade e custo-benefício para os públicos das classes B e C. O centro também oferece preenchimento labial, peeling, bioestimulador de colágeno, entre outros.

Investimento inicial: para o modelo store in store o investimento é a partir de R$ 97 mil (inclui taxa de franquia, obra e comunicação visual, equipamentos gerais e insumos descartáveis, despesas pré-operacionais)

Faturamento médio mensal: a projeção é de R$ 500 mil no primeiro ano de operação

Retorno do investimento: a partir de 12 a 24 meses

Casa de Bolos: a maior franquia e pioneira no segmento de bolos caseiros no Brasil, está presente no mercado desde 2009 e possui um menu com mais de 100 sabores de bolos, incluindo versões de produtos diet, integral, funcional, tortas, cucas, bolos de aniversário e bolo no pote, disponíveis nas mais de 400 unidades da rede no país.

Investimento inicial: R$ 96 mil (Incluso taxa de franquia e implantação)

Faturamento médio: R$ 25 mil ao mês

Previsão de retorno: 24 meses

Seu Churros: uma das maiores redes de franquias de churros do país, especializada em receitas artesanais do doce que leva o nome da marca, nasceu no ano de 2015 em Londrina (PR). Com ingredientes premium e o compromisso de ter sempre massa artesanal fresca e frita na hora, além de receitas exclusivas, oferece em seu cardápio nove variedades de doces elaborados a partir do churros e até sorvetes com casquinhas feitas da massa do carro-chefe.

Investimento inicial: a partir de R$ 138 mil (Incluso taxa de franquia)

Faturamento médio: R$ 38 mil ao mês

Previsão de retorno: a partir de 10 meses

Mais1 Café: maior rede de cafés especiais do país, tem como proposta otimizar a experiência do cliente a partir do conceito ‘to go’. A marca, presente no mercado desde 2019, pode ser encontrada em  25 estados brasileiros e trabalha com bebidas da mais alta qualidade, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial. Para acompanhar as bebidas, a rede incorporou ao menu salgados e doces importados da Espanha e França.

Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil (Incluso taxa de franquia)

Faturamento médio: R$ 30 mil ao mês

Previsão de retorno: de 18 a 24 meses

Pizza Prime: a rede de pizzarias 100% brasileira tem como uma das suas apostas criar sabores inovadores com a utilização de ingredientes típicos de cada local do Brasil. No mercado de franquias desde 2019, a rede possui unidades em 10 estados brasileiros e investe em tecnologia para alcançar seu público, como em atendimento marketplace, com mais de 10 canais de venda on-line.

Investimento inicial: a partir de R$ 269 mil (Incluso a taxa de franquia)

Faturamento médio: R$ 170 mil ao mês

Previsão de retorno: de 18 a 36 meses

EcoCão Espaço Pet: é a primeira franquia dedicada ao bem-estar animal no Brasil. Preocupada com a saúde emocional dos pets, aposta no cuidado e afeto para com os animais atendidos, oferecendo banho de ofurô acompanhado de tratamento de cromoterapia, banho de ozônio, massagem e técnicas de relaxamento com aromaterapia e florais.

Valor do Investimento: R$ 125 mil (Incluso a taxa de franquia)

Faturamento médio: R$ 40 mil

Previsão de retorno: 18 meses

Investimentos acima de R$ 800 mil 

Luminova: com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade e promover o crescimento humano e ascensão social, a Luminova, rede de escolas do grupo SEB -Sistema Educacional Brasileiro- oferece mensalidade low cost -de baixo custo- devido à alta eficiência na gestão escolar, que otimiza tempo e a estrutura física.

Valor do investimento: a partir de R$ 2 milhões (inclui taxa de franquias, pré-operacional, imobiliário e instalações)

Faturamento médio mensal: R$ 800 mil

Retorno do investimento: 4 anos

NOTÍCIAS RELACIONADAS