A jovem paraibana Mayara Magalhães, de 30 anos de idade, sentiu que precisava mudar um pouco o foco da carreira.
Concursada no Ministério Público do Estado do Acre há cinco anos, ela tinha a ambição de crescer no mundo dos negócios.
“Pesquisei sobre os segmentos que mais crescem atualmente no Brasil e vi que o setor de beleza e estética está entre eles.
A partir daí, comecei a procurar franquias com bom retorno e investimento médio que me atraísse mais.
Eu decidi investir porque sempre quis ter um negócio e acho que a franquia é uma ótima opção para quem quer ter seu próprio negócio, pois você tem todo o know-how necessário de quem já atua no mercado”, afirma a empreendedora.
No início de junho do ano passado ela concretizou o seu sonho de abrir o espaço físico em Rio Branco (AC).
Para isso, contou com ajuda da irmã Shaianne Magalhães, de 31 anos, e da amiga Andrea Cury Alexandre de Oliveira, de 41 anos.
Nenhuma das três tinha experiência no segmento, nem em gestão, nem no setor de beleza.
Mas perceberam a carência dos serviços oferecidos na capital acreana e isso foi essencial para abertura do empreendimento.
Franquia 3 em 1
A franquia escolhida foi a SUAV, rede com foco em serviços de estética express, que oferece os três serviços mais procurados pelas mulheres na mesma estrutura: depilação a cera, sobrancelha e esmalteria.
O investimento foi em torno de R$350 mil para um espaço de 140m2, uma das maiores lojas entre os 28 franqueados da rede.
O pai de Mayara e Shaianne ajudou na compra do empreendimento.
Já Andrea, usou de recursos próprios adquiridos ao longo dos anos.
“Como cliente, era necessário ir a três lugares diferentes para fazer esses serviços simples e que toda mulher busca mensalmente.
Por isso, de cara nos identificamos com o modelo proposto pela SUAV.
Isso possibilitaria economizar tempo. Outro ponto foi o fato de não ser necessário o agendamento.
Essa nova geração não quer marcar horários e quer um atendimento express, que é o que nós oferecemos”, explica Mayara.
Diferencial da franquia SUAV
O sucesso de público foi imediato! A jovem conta que as mulheres de Rio Branco se identificaram muito com o modelo proposto, algo novo na cidade.
Em média, são atendidos 300 clientes por semana.
Na unidade do Acre, o serviço mais procurado ainda é a esmalteria, seguido da depilação e sobrancelha.
Ao completar cinco meses de abertura, a loja alcançou faturamento (bruto) mensal de R$75 mil, algo previsto para alcançar a partir de dois anos.
Hoje, aos oito meses de operação, o faturamento oscila em torno de R$85 mil.
A expectativa é que em um ano de operação as empreendedoras consigam recuperar o dinheiro investido, muito além do previsto, já que com esse valor é comum que ocorra com três anos de operação.
Mayara revela que, para alcançar o sucesso, adotou a estratégia de valorização ao cliente.
Enquanto alguns negócios pecam no atendimento, elas aderiram um atendimento personalizado. Simples, mas que possibilita fidelizar o cliente.
“A ideia principal é deixar a cliente à vontade e relaxada.
As nossas colaboradoras são orientadas a seguir essa linha.
Tanto que às sextas-feiras e sábados servimos um bolo que já é famoso e todo dia elas podem encontrar nosso tradicional cappuccino.
No balcão de atendimento também buscamos ouvir as clientes.
Ver a opinião delas para sempre analisar o que achou do procedimento e do atendimento das profissionais.
Esse contato direto é importantíssimo para o crescimento do negócio”, avalia.
Presença constante no negócio é essencial
Mayara reforça que o suporte oferecido pela rede fez toda a diferença.
“É importante avaliar a forma que é conduzido o suporte e treinamento de uma rede antes de fechar o contrato.
A equipe da SUAV sempre foi prestativa em tudo que precisamos.
Mesmo estando distante da franqueadora (localizada em Belo Horizonte/MG), isso nunca foi um empecilho para auxiliar na questão da gestão e padronização dos serviços”, diz.
Para um negócio caminhar para frente é necessário comprometimento e dedicação, e as empreendedoras sabem muito bem dividir as tarefas.
Shaianne é responsável por cuidar da parte operacional com as manicures e atendimento ao público.
Andrea cuida da parte operacional com as depiladoras e administração — ambas as sócias se dedicam integralmente ao negócio.
Mayara se dedica ao marketing, atendimento ao cliente (quando está na loja) e também à parte financeira, assim que sai do Ministério Público.
A intenção da franqueada é fazer com que sua unidade seja reconhecida em Rio Branco como referência em depilação, esmalteria e sobrancelha.
Ela ainda vai além: “Ainda não sabemos o patamar que vamos chegar.
Porém, espero que consigamos ultrapassar o faturamento previsto. Que daqui algum tempo possamos abrir outra unidade na cidade”, conclui.
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