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Vai abrir um negócio? 3 dicas para conhecer melhor seu mercado

09/11/2022

Abrir um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, empreender requer planejamento, paciência e muita resiliência. Caso contrário, o sonho pode se tornar um pesadelo.

Buscar inspiração é uma ótima maneira de começar, mas até isso exige atenção.

“Às vezes ela pode vir de empreendedores de sucesso, mas que não necessariamente atuam na mesma área que a sua. Uma tática que levou um negócio a aumentar as vendas pode se tornar um tiro no pé se aplicada em outro setor”, afirma Ana Paula Ferro, CEO da Emporium da Beleza, franquia 6 em 1 que democratizou os serviços de estética avançada e emagrecimento para todo o Brasil.

Para a CEO, antes de dar o primeiro passo, é indispensável que o empreendedor conheça sobre seu produto e o mercado em que atuará:

“Chegar ao sucesso demanda muita disciplina. Compreender as dinâmicas do mercado é importante para que a empreendedora esteja segura ao colocar as estratégias em prática”, diz.

A seguir, confira três táticas da Ana Paula Ferro para conhecer as particularidades do seu setor de atuação e, então, construir apropriadamente seu método de vendas:

  1. Saiba a quem vender

Antes de planejar e aplicar estratégias, é preciso ter consciência de qual é o seu público-alvo.

“Para montar um negócio de beleza e estética, por exemplo, é necessário saber quais tipos de clientes esses serviços costumam chamar a atenção. A partir daí, projetar a sua identidade, marca e filosofia baseadas nessa demografia”, explica Ana Paula.

“Colete dados de pesquisas e, se possível, entreviste possíveis clientes do seu círculo social. Dessa maneira, você terá identificado o perfil da sua audiência e poderá planejar de forma mais precisa diferentes ações de marketing”, comenta.

 

  1. Dimensione o mercado

É fundamental, também, que a empreendedora saiba mapear todos os processos do seu negócio.

Por exemplo, os principais fornecedores e distribuidores da área, as prioridades em uma rede de colaboradores, a performance usual do seu produto no mercado, entre outros.

“Para tomar qualquer decisão em um negócio, é preciso entender como ela afeta o processo.

Ter esse conhecimento em mãos facilitará tanto o início da trajetória, evitando tropeços, quanto o futuro, quando você já estiver com a marca pronta e, por exemplo, colocar em prática um plano de expansão”, pontua.

 

  1. Estude seus concorrentes e cubra as lacunas do setor

Parte do processo de se especializar no seu mercado de atuação é descobrir lacunas nesse padrão e, então, propor inovações em serviços e modelo de vendas

Conheça quais são seus concorrentes, estude quais são seus empecilhos e utilize-os ao seu favor para impulsionar as vendas. O que não significa que você deva transformar seu negócio em um laboratório.

Busque o equilíbrio e instigue mudança de forma a, ainda assim, garantir a segurança do seu crescimento e faturamento”, aponta.

A franquia Emporium da Beleza oferece tratamentos para facial, corporal, emagrecimento, depilação a laser, nutri & dermocosméticos e e-commerce.

Além disso, conta com protocolos exclusivos como Lipo 10 para perda de até 10 quilos em 10 semanas, Empup Prime para rejuvenescimento facial, DermaGlow para hidratação, Bodydream para combate à flacidez, Ultramax para lifting facial, dentre outros.

Em todo Brasil, a franquia Emporium da Beleza já conta mais de 100 unidades. São quatro modelos de negócios: Small, para cidades entre 80 mil e 100 mil habitantes, com investimento a partir de R$ 205 mil; Slim, a partir de R$ 311 mil; para shoppings e supermercados, a partir de 456 mil; e Premium, com investimento a partir de R$ 705 mil.
 
Fonte: G Comunicação Estratégica
 


 

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