Dia da Mulher: 3 histórias de franqueadas de sucesso

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
mulheres empreendedoras

Dia da Mulher: 3 histórias de franqueadas de sucesso

05/03/2024

Cada mulher tem seu próprio caminho quando se fala de empreendedorismo.

Mas fato é que, hoje, mais da metade das franquias em operação no país são gerenciadas por mulheres (54%), segundo amostra da pesquisa “Perfil do Franqueado & Multifranqueado”, realizada em 2023 pela CommUnit, comunidade que conecta o setor do franchising.

Para o Dia da Mulher, reunimos, aqui, três histórias de franqueadas de sucesso.

  • No Buddha Spa, Fabiana Levalessi empreendeu depois de deixar o mundo corporativo;
  • Na Morana, Cíntia Menke escolheu empreender como um resgate de carreira após dar um tempo na vida profissional para se dedicar aos filhos;
  • Na Nutty Bavarian, o empreendedorismo chegou para Valeria Soares Russo aos 52 anos de idade

 

Executiva deixa o mundo corporativo e vai de uma a sete franquias em três anos

Franqueada do Buddha Spa abriu sua primeira unidade em 2020 após vinte anos de trabalho no RH de grandes empresas

Depois de uma trajetória bem-sucedida no mundo corporativo, Fabiana Levalessi entendeu que, para seguir crescendo profissionalmente, sua melhor opção seria partir para o negócio próprio.

“A vontade que eu tinha de entregar algumas coisas profissionalmente, eu entreguei tudo o que me propus no mundo corporativo”, conta.

Então, depois de duas décadas de trabalho na área de recursos humanos de grandes empresas como Ambev, BRF, Dasa e Neon, no meio da pandemia, em 2020, Fabiana decidiu fazer a passagem de fase, e começou a investigar qual seria o melhor segmento para empreender.

Como já era cliente do Buddha Spa, e sentia que saía melhor a cada atendimento que recebia em uma das unidades da rede, Fabiana acreditou que se tornar franqueada da marca poderia dar vazão ao seu desejo de seguir entregando algo em que acreditasse.

“Com o Buddha Spa consigo oferecer para as pessoas aquilo que realmente acredito”, diz, referindo-se à essência da marca, que é valorizar o sentir-se bem de seus clientes com o despertar dos cinco sentidos.

O toque da massagem, o visual e o som do ambiente, os aromas usados nas terapias e os chás, que complementam o atendimento.

Além da afinidade pessoal com o Buddha Spa, Fabiana percebeu que o mercado de bem-estar era promissor.

“Estávamos na pandemia quando decidi empreender e eu senti que, quando tudo aquilo passasse, um local de cuidado pessoal seria um negócio em conexão com esse novo tempo.”

A percepção de Fabiana estava certa.

Uma pesquisa, de 2023, mostrou que o Brasil é o país que mais se preocupa com o bem-estar mental.

Segundo o estudo “World Mental Health Day 2023”, feito pela Ipsos em 31 países, a maior parte dos brasileiros diz pensar sobre seu bem-estar mental com frequência (75%) e acredita que ele é tão importante quanto o bem-estar físico (73%).

Vale lembrar que a massagem pode ajudar no combate ao estresse e à ansiedade.

O toque e a manipulação da pele, músculos, tendões e ligamentos têm sido usados há milhares de anos em muitas culturas para curar, acalmar e aliviar dores físicas e emocionais.

Existem muitos estudos sobre o efeito terapêutico da massagem, e a maioria das pessoas afirma que seu bem-estar geral melhorou após uma sessão.

Pesquisas também sugerem que a massagem provoca mudanças positivas no corpo, incluindo uma diminuição do hormônio do estresse, o cortisol, e aumento da endorfina – um neurotransmissor produzido pelo sistema nervoso central que ajuda a aliviar a dor.

Em 2020, então, Fabiana inaugurou sua primeira unidade, na Vila Madalena, em São Paulo.

Pouco tempo depois vieram a segunda, a terceira, quarta e quinta unidades.

Além dessas cinco já em operação, a empreendedora vai inaugurar mais duas franquias do Buddha Spa até o meio do ano.

Hoje, com cerca de 60 colaboradores, ela conta que precisa de uma equipe para lhe apoiar como multifranqueada.

“Quando abri a segunda unidade já contratei uma líder de atendimento, que ficava no dia a dia, uma pessoa administrativo-financeiro e líderes técnicas, enquanto eu administrava também o lançamento das demais franquias”, relembra.

“Quando você se torna franqueado de mais de uma unidade tem volume, e isso acaba sendo mais complexo.

Mas também tem a escala, que é a grande vantagem e te dá maior poder de negociação.”

 

Depois de tempo dedicado à criação dos filhos, empreendedora resgata a carreira com abertura de franquia

Para se dedicar ao cuidado dos filhos, Cíntia Menke parou de dar aulas de inglês e passou a focar na vida pessoal quando eles nasceram, deixando a carreira um pouco de lado por alguns anos.

“Sempre fui muito ativa e criativa, mas tem fases da vida que as prioridades mudam e achei que seria importante estar mais próxima das crianças por um tempo”, explica.

À medida que eles cresceram, ela sentiu uma inquietação de voltar à ativa.

Foi quando começou a buscar franquias que tivessem sinergia com seu estilo de vida.

Escolheu, então, abrir uma loja da Morana, de acessórios femininos, e hoje faz a gestão de duas operações e está prestes a inaugurar a terceira.

“Encontrei a realização que eu procurava, me encontrei como mulher, passei a me cuidar ainda mais, me sinto muito melhor desde que voltei a dedicar mais tempo à minha carreira”, conta.

 

Aos 52 anos, ela virou empreendedora

Formada em secretariado executivo e bilíngue, Valeria Soares Russo, hoje com 54 anos, teve uma trajetória profissional de quase duas décadas como secretária executiva na pró-reitoria acadêmica e na reitoria de uma universidade, depois de passar dez anos atuando em multinacionais.

Após essa longa fase como funcionária, Valeria decidiu empreender, e aos 52 anos abriu uma franquia da Nutty Bavarian, de castanhas glaceadas, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

“Tem sido desafiador empreender, mas, apesar de muito trabalho, é bastante prazeroso também, poder proporcionar momentos saborosos e nutritivos as todos os nossos clientes.”

 

Fonte: Content.PR/MD

NOTÍCIAS RELACIONADAS