Franquias já consolidadas são opção para quem quer iniciar no mundo dos negócios
Com números expressivos e se consolidando cada vez mais, o setor de franquias no Brasil, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), faturou R$211 bilhões em 2022, animando quem planeja empreender.
Começar um negócio do zero, no Brasil, é um grande desafio e a franquia traz vantagens importantes para quem quer entrar no mundo do empreendedorismo. Com modelo de negócio testado e aprovado, marca já estabelecida no mercado, estrutura de marketing, processos padronizados, suporte e treinamento, as franquias, cada vez mais, são vistas como um negócio atraente e vantajoso.
Franquias que ultrapassaram a barreira dos dez primeiros anos de existência, já possuem um certo know-how no mercado e são facilmente reconhecidas como marcas sólidas, tanto pelos clientes como pelos empreendedores. Isso facilita o processo de escolha, pois traz mais segurança aos que pretendem entrar no setor.
Abaixo, exemplos de franquias que já atuam há dez anos ou mais no mercado:
Mary Help
Fundada em 2011, a Mary Help é pioneira no Brasil a intermediar, de forma segura e prática, clientes que precisam contratar prestadores de serviço daqueles que necessitam trabalhar. A gama de serviços oferecidos é voltada às mais variadas necessidades – desde limpeza até higienização e impermeabilização de estofados e tecidos. Intermedia também, de forma gratuita, serviços de consertos e manutenção. O investimento inicial é a partir de R$ 30 mil (cidades de 30 a 70 mil habitantes), o faturamento médio mensal estimado é de R$ 30 mil e o prazo de retorno é de 12 a 14 meses.
Alergoshop
Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a Alergoshop é a primeira empresa do país a entender as necessidades das pessoas alérgicas e sensíveis. A marca surgiu em 1993, quando Sarah Lazaretti, uma das sócias, enfrentando dificuldades para atender a demanda de sua filha alérgica, em sociedade com a sua irmã Julinha, vislumbrou um novo e promissor mercado. Desde então, segue comprometida com a qualidade de seus mais de 200 produtos, que são livres de cerca de 95 substâncias agressivas e causadoras de alergias, acrescidos de ativos que garantem resultados excelentes, com embalagens biodegradáveis e cruelty free. Indicados para pessoas alérgicas, de pele sensível e para quem busca produtos não agressivos e alta eficácia. Com investimento inicial a partir de R$ 190 mil, faturamento médio mensal de R$35mil e prazo de retorno de 36 meses, a sua franquia da Alergoshop já está garantida.
Seguralta
Com mais de 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui mais de 1.700 unidades operando em três modelos de negócios – home office, basic e standard. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 8ª maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF. Para quem deseja se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$ 36.500,00, com lucratividade entre 10% a 15% e prazo de retorno de 12 meses.