Consumo no mercado de segunda mão se torna um hábito
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Consumo no mercado de segunda mão se torna um hábito e segmento pode triplicar até 2025

18/05/2022

“No ano de 2021 tivemos mais de 30 mil trocas de produtos realizadas pela rede”, afirma a empreendedora Giovanna Domiciano

 

Embora os consumidores tenham comprado menos roupas em geral durante a pandemia, muitos passaram a economizar, adquirindo um hábito que planejam manter: comercialização de roupas e acessórios infantis de segunda mão. Diante dessa realidade, o setor que se destacou desde então, e que continua gerando grande movimento na economia, é o segmento dos brechós.

De acordo com a ThredUP, uma das principais plataformas de revenda de roupas nos Estados Unidos, os valores movimentados nesse segmento dobraram desde 2019 e a projeção é que tripliquem até 2025. Além disso, 51% dos consumidores são mais contrários ao lixo ecológico e 60% são mais contrários ao desperdício de dinheiro do que eram antes da pandemia, fazendo com que esses consumidores busquem mais os brechós.

O movimento por uma moda mais sustentável segue em constante crescimento e os brechós físicos passaram a investir nas redes sociais para suprir a necessidade dos clientes enquanto as lojas estavam fechadas. A Arena Baby, rede de brechó e outlet infantil, notou um espaço a ser ocupado e investiu.

Hoje, nota-se um crescimento constante pela busca de produtos de segunda mão. “Cerca de 70% das unidades já estão faturando igual – ou acima do normal – se comparado ao período pré-Covid. Uma das grandes vantagens do nosso modelo de negócio é a regularidade de resultados durante o ano inteiro. Para esse primeiro semestre teremos 03 grandes inaugurações: em Vila Ré em São Paulo, Águas Claras no Distrito Federal e em Serra no Espirito Santo”, pontua Giovanna, que em 2015, junto com seu irmão Flávio Thenório, decidiram investir no negócio.

Com 13 lojas em funcionamento e 8 em fase de implantação, a rede se prepara para a inauguração na Vila Ré, na Zona Leste de São Paulo. E com isso, se inicia a fase de captação de peças. “A nova unidade da Arena Baby estará localizada na Rua Intiguçu, 417 –  Vila Ré, em São Paulo. A fase de captação é muito importante para o início do trabalho. Nossos franqueados passam por um treinamento para aprender todos os processos manuais e técnicos sobre cada função da loja, inclusive sobre a avaliação dos produtos”.

A inauguração acontecerá no próximo dia 11 de junho (sábado), às 9h e a captação começa a partir do dia 23 de maio (segunda-feira) fisicamente na loja, também a partir das 9h. A avaliação das peças é feita na hora (o tempo de entrega depende da fila de espera), todos os dias e não precisa ser agendada, porém sempre até uma hora antes do fechamento da loja.

Segundo pesquisa do GlobalData Market Sizing and Growth Estimates, nos próximos 10 anos o mercado de segunda mão tende a crescer mais do que qualquer outro setor – o que inclui a Arena Baby, já que é atrativa tanto para investidores quanto para o consumidor final, pois a maior parte dos produtos à venda são 80% mais baratos que nas lojas convencionais.

A marca recentemente fez um alto investimento em tecnologia, agora além dos franqueados poderem vender através do WhatsApp e de outras redes sociais como o Facebook e Instagram, a Arena Baby está com um aplicativo em desenvolvimento: “com o aplicativo Clube Arena Baby será possível atingir mamães de qualquer lugar do Brasil e isso trará uma força maior para a marca”, finaliza Domiciano.

Raio-x de Investimento:

Investimento inicial: a partir de R$ 260 mil

Lucro Médio Mensal: de 25%

Faturamento médio mensal (estimado): R$ 50 mil a 90 mil

Prazo retorno do investimento: 24 meses

NOTÍCIAS RELACIONADAS