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Transformando marcas em franquias

27/09/2018

GSSP consultoria

Com mais de 70% do franchising carioca e em franca expansão pelo país, GSPP marca presença na 12ª Expo Franchising ABF Rio

Com a economia tentando ainda voltar aos trilhos, poucos setores apresentam crescimento. Entre eles, o de maior destaque é o de franquias, que, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), faturou cerca de R$ 39 bilhões só no primeiro trimestre de 2018 e já superou as 2.800 marcas. O setor está na contramão da crise, alavancado pela maior profissionalização das empresas e pelo interesse crescente de pessoas acima dos 40 anos e de jovens adultos recém-formados, que desejam empreender em um negócio que já foi testado e chancelado. Para André Luis Soares Pereira, sócio-fundador do Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP), especializado na formatação, gestão e comercialização de franquias, esse mercado ainda tem muito a crescer.

– O setor do franchising está se profissionalizando cada vez mais. O número de franqueados ou pessoas interessadas em comprar uma franquia aumentou em 2017, com cerca de 150 mil unidades franqueadas. E a expectativa para 2018 é que continue crescendo, com novas unidades e faturamento bruto de 9% a 10% (o faturamento bruto foi de R$ 163 bilhões em 2017) – destaca.

Nesse sentido, o grande desafio para que o mercado siga em desenvolvimento, segundo Pereira, é estreitar o relacionamento entre franqueador e franqueado para que não ocorra um distanciamento entre ambos, o que geralmente é a principal falha que leva as marcas a entrarem em crise.

Case de sucesso no franchising, o GSPP atua intensamente nesse processo de profissionalização e progresso do setor, já tendo formatado mais de 70% das marcas sediadas no estado do Rio de Janeiro. O grupo foi fundado em 1995 por André Luis Soares Pereira, que já possuía vasta experiência nos setores de shopping center e de franquia. “Tive a ideia de entrar no ramo ao enxergar o potencial no mercado para a prestação de serviço e expansão de negócios, especialmente voltados a franquias, que compunham a maior parte do mix de marcas das redes de shopping center”.

Em 2013, o grupo se uniu a Umberto Papera, administrador com vivência em uma das maiores redes de laticínio do país. A sociedade resultou no crescimento exponencial da empresa e essa fusão de expertises notabilizou-se como um diferencial competitivo no segmento.

O GSPP conta com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre. O sucesso da empresa, segundo Pereira, se deve ao fato de possuir equipe própria e escritórios estruturados nas principais praças. Com pacotes de serviços pré-estabelecidos na formatação, gestão e na comercialização de franquias, o grupo se adequa às necessidades e especificações de cada marca. Entre as marcas formatadas e/ou comercializadas pela empresa estão nomes como: Bob’s, Giraffas, Ponto Frio, Amoedo, Sistema de Ensino GPI, Hortifrutti, Espetto Carioca, Paris Saint Germain Academy, Domino’s Pizza, Spoleto, Koni.

Para transformar uma marca em franquia, o GSPP percorre cinco etapas da formatação nos seguintes setores: jurídico, financeiro, operacional, marketing e comercial. “Fazemos primeiro um estudo de viabilidade econômica, depois partimos, então, para a formatação da franquia propriamente dita”, ressalta.

Na 12ª Expo Franchising ABF Rio, entre os dias 27 e 29 de setembro, o GSPP terá, mais uma vez, o maior stand (80m²), fortalecendo a própria marca e as de seus parceiros, e apresentará novidades, seus serviços e modelos de negócios. O stand do grupo contará com a presença, como co-expositores, de alguns dos seus cases de sucesso, como as franquias Giraffas, de fast food; a gelateria Cuor di Crema; a padaria e pâtisserie Boulangerie Carioca, o empório saudável Viva+ e a startup carioca Near2, focada em soluções tecnológicas. Além disso, terá buffets de comidas e bebidas em parceria com o Kimura Restaurante, especializada em culinária japonesa, e a choperia PlayGrownler, respectivamente.

Até o final do ano, Soares Pereira promete mais ações concretas para o fortalecimento do franchising no Brasil. “Nosso grupo, a cada ano, estreita a relação com o varejo através de consultorias e de alianças estratégicas com as principais redes de shoppings centers”.

Crédito Fotográfico: Oseias Barbosa

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