Casa do Construtor cresce em 2020, com faturamento de R$328 milhões

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Casa do Construtor cresce em 2020, com faturamento de R$ 328 milhões

29/04/2021

Em 2021, rede planeja abrir cerca de 100 unidades e chegar um faturamento de R 440 milhões

Mesmo em um ano tão desafiador, a Casa do Construtor, rede de franquias de aluguel de equipamentos para construção com mais de 300 unidades em todo o país, obteve crescimento tanto no faturamento, como no número de unidades. A rede cresceu 18% em receita, chegando a R﹩ 328 milhões, e abriu 46 unidades, totalizando 322 franquias em operação ao final de 2020, números superiores à média do mercado de franquias e de construção civil. O desempenho se deve ao aquecimento de pequenas obras por conta do home office e à tendência do “faça você mesmo”. O resultado positivo também se refletiu na eleição da Casa do Construtor, pela Revista PEGN, como Franquia do Ano de 2020.

“De fato, vivemos um período muito desafiador, mas também com muita aprendizagem. Logo quando começou a pandemia, criamos um plano de ação para a crise que deu mais folego aos empreendedores e favoreceu uma adaptação mais rápida. Além disso, aceleramos nosso processo de digitalização, implantando ou aprimorando canais virtuais para franqueados e para o consumidor. Outro ponto importante é que notamos o crescimento de consumidores pessoas físicas em nossas lojas, tanto que atualmente 52% de nossos contratos de aluguel são emitidos para pessoas físicas não ligadas à construção civil”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente e fundador da Casa do Construtor.

Outro fator importante foi a classificação da construção civil como atividade essencial, o que permitiu que a Casa do Construtor continuasse operando mesmo com algumas restrições no atendimento em grande parte do Brasil. Por outro lado, o distanciamento social e o maior tempo das pessoas em casa, incentivou cuidados variados com as moradias. Muitas pessoas fizeram pequenas reformas, limpezas etc. Estabelecimentos comerciais que precisaram ficar fechados nesse período (como bares, restaurantes) também aproveitaram para realizar pequenas reformas, manutenções e limpezas. Na onda do “Faça você mesmo”, a Casa do Construtor registrou também um crescimento no aluguel de equipamentos para jardinagem e bricolagem em 2020.

Para dar vazão a esta demanda, mesmo com a necessidade de distanciamento social, a rede lançou alguns produtos digitais para facilitar a vida dos clientes, como por exemplo um chatbot que simplifica o cadastro dos clientes. Houve também um crescimento exponencial dos atendimentos e pedidos via Whatsapp. Na parte de suporte ao franqueado, a rede passou a realizar treinamentos à distância, inclusive o de implantação de novas unidades.

Para 2021, a Casa do Construtor projeto um crescimento ainda maior, de cerca de 33%, atingindo um faturamento de R﹩ 440 milhões. A meta de expansão também é arrojada: inaugurar 100 unidades até o fim do ano, superando a marca das 400 unidades em operação. A rede oferece oportunidades de investimento em todo o País, mas o foco da expansão será nas regiões Norte, Nordeste e Sul. Para auxiliar este processo, a rede conta com dois modelos de negócio complementares: um mais compacto, visando cidades com até 40 mil habitantes, e o formato +Rental, que visa abertura de lojas em comércios de materiais de construção em cidades até 20 mil habitantes.

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