Quais são as características para ser um bom franqueador?

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Características para ser um bom franqueador

6 Características essenciais para ser um bom franqueador

04/07/2018

Há uma certa confusão comum que franqueadores e empreendedores tentam esclarecer há tempos. Se você está procurando abrir uma franquia porque acredita que fará um investimento em qualidade de vida ao ser dono do próprio negócio está enganado, segundo a consultora da Associação Brasileira de Franchising, Ana Vecchi.

“Franchising não é garantia de sucesso. É ralar e aprender constantemente”, afirma a consultora, com experiência de mais de 30 anos de mercado.

Qualidade de vida não é uma máxima automática quando se investe em franquia, segundo a especialista. “Esqueça ser um franqueado que pense que terá qualidade de vida só pq não vai ter chefe. Na verdade, você terá autonomia, mas terá que responder para o franqueador”, diz Vecchi.

De acordo com Ana Vecchi, demora pelo menos dois anos para entender a operação do negócio. Por isso, não basta só ter capacidade de investimento. O perfil, aliado ao bolso, é o principal fator para o sucesso de uma franquia.

Saiba qual o perfil ideal para ser um bom franqueado, segundo Ana Vechi.

1) Disposto a sacrifícios

“Quem procura uma franquia tem que estar disposto a errar, falhar, começar de novo e ter autocrítica. Então, há um sacrifício como todo tipo de empreendimento, mas se houve uma boa análise própria profunda e se você sabe lidar com o estilo do franqueador, haverá certamente retorno ”

2) Segue normas e padrões

“A força do franchising é o padrão. Além de se sacrificar, o franqueado deve seguir o padrão estabelecido pelo franqueador. Claro que há espaços para questionamentos e mudanças, mas o padrão de qualidade deve ser mantido é isso deve partir da boa vontade do franqueador para ele ter lucro e conseguir manter a imagem do franqueador”

3) Enxerga oportunidades

“Ser inquieto é um bom sinal. Se mexer, ser curioso abre oportunidades de novas formas de se fazer aquele negocio”

4) Gosta de processos

“Não basta entender do negócio. É preciso entender da gestão do negócio. O bom franqueado é dinâmico e conhece os processos. Quando você é o franqueado você também é o diretor de marketing, de vendas, de TI, você faz de tudo. É muito importante conhecer os bastidores da franquia. E não necessariamente seus gostos pessoais se traduzem em uma franquia ideal. É preciso de gestão e conhecer o negócio a fundo. Não adianta gostar de comer lanches de uma rede de fast food e achar que é sua cara abrir uma franquia desse ramo”

5) Trabalha em equipe

“O trabalho em equipe é fundamental no franchising tanto pela via de manter seu atendimento de loja padronizado quanto no alinhamento com o franqueado”

6) Lidera pelo exemplo

“O perfil ideal de um franqueado lidera pelo exemplo. Ou seja, está à frente das principais iniciativas daquele negócio e toma partido de tudo, mostrando que há uma sinergia entre seu perfil e o negócio, uma paixão”

Novarejo – Leonardo Pinto – 28/06/18

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