Site do banco agora oferece equipamentos e serviços de redes. Franchising projeta crescimento de unidades
O setor de franchising comemorou a ampliação do acesso de franqueadores e franqueados ao Cartão BNDES, que agora tem uma categoria de serviços voltada especificamente para franquias, pelo qual se pode contratar crédito de até R$ 2 milhões. O cartão BNDES é emitido por bancos parceiros, como Santander, Bradesco e Itaú, e opera com uma taxa de 1,39% ao ano (junho de 2018).
O Projeto Franquia foi lançado semana passada pelo BNDES e pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). No portal do cartão, os franqueados poderão adquirir máquinas, equipamentos e serviços específicos da rede. Para isto, os franqueadores precisam procurar o BNDES e cadastrar seus fornecedores.
Para o vice-presidente da ABF, André Friedheim, a iniciativa é um importante passo para o setor, no qual a demanda de financiamento ainda é muito grande.
— E o franqueador pode utilizar como um argumento a mais para a comercialização da franquia. Se atualmente já há um crescimento de quatro a cinco mil franqueados por ano, com um produto deste tipo a tendência é aumentar — considera ele.
Até o momento, China In Box e Casa do Construtor já firmaram acordo com o BNDES e cadastraram fornecedores na base do cartão.
— O cartão vem de encontro às necessidades de acesso ao crédito rápido e rotativo para a aquisição de produtos e serviços essenciais no crescimento da operação — afirma Altino Cristofoletti Jr, sócio fundador da Casa do Construtor.
No lançamento do projeto, na terça-feira, 37 marcas de franquias participaram para tirar suas dúvidas. O CFO do Bob´s, Antonio Detsi, considera que é um projeto bem interessante e que poderá ser muito útil para os franqueados.
— O cartão é um produto importante para os novos negócios, para aquisições de equipamentos e também reformas em geral. Será um incentivo a mais — considera.
Para o CEO da Rede Megamatte, Julio Monteiro, a iniciativa irá contribuir de forma positiva para alavancagem do empreendedorismo e do varejo no Brasil.
— A entrada do BNDES no sistema de franchising não só vem combater uma certa defasagem que estamos tendo com a escassez de empréstimos para empresários, como também terá papel fundamental para a modernização de lojas no varejo através dos retrofits que os franqueados poderão realizar com mais facilidade e acesso — opina Monteiro.
André Friedheim, vice-presidente da ABF, afirma que outros produtos estão sendo desenvolvidos pelo banco. Uma das possibilidades é a franqueadora receber o capital do BNDES e repassar para o franqueado pela mesma taxa que ele captou para a abertura de lojas. Outro modelo estudado é o financiamento para o capital de giro das franquias.
Na opinião de Monteiro, este último é um produto interessante. Porém, o franqueado terá um papel importante para que o seu fluxo de caixa não dependa constantemente desse financiamento.
— O aporte é de extrema importância. Porém, a educação financeira por parte do franqueado precisa estar estruturada para contribuir com a gestão do negócio — considera.
De acordo com Marcelo Porteiro, superintendente da Área de Operações e Canais Digitais do BNDES, o banco busca reforçar o relacionamento com micro e pequenas empresas. Em 2017, 42% dos recursos desembolsados pelo BNDES e 80% das operações foram direcionados a essas empresas.
O Globo – Ana Carolina Diniz – 18/06/18