ABF anuncia vencedores do 27º Prêmio Destaque Franchising

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF anuncia vencedores do Prêmio de Sustentabilidade, Educação e Jornalismo

08/05/2023

Redes de franquias, autores de obras relacionadas à educação e ao setor e profissionais de imprensa celebram a vitória na principal premiação do franchising brasileiro em cerimônia realizada em São Paulo

A Associação Brasileira de Franchising teve a honra de anunciar na noite dessa sexta-feira (05) os vencedores do 27º Prêmio ABF Destaque Franchising. Dentre as categorias, foram conhecidos os vencedores em Sustentabilidade, Educação e José Lamônica de Jornalismo. O jantar de gala reuniu representantes das marcas premiadas, líderes do setor, autoridades e profissionais no Golden Hall do WTC São Paulo.

Em reconhecimento às empresas franqueadoras que mais se destacaram com ações, projetos sustentáveis ou de responsabilidade social e empresarial, a ABF concedeu o Prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade de 2023 nas categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega, de acordo com critérios do Selo de Excelência em Franchising (SEF).

Na categoria Pleno, a ganhadora foi a Peça Rara Brechó, com o projeto “Vida Nova para suas Roupas”. A rede criou o Instituto Eu Sou Peça Rara, para dar uma destinação estruturada às roupas que não foram selecionadas para serem comercializadas nas lojas. O Instituto vendeu mais de 33 mil peças, no período de abril de 2022 a março de 2023, arrecadando mais de R$ 286 mil e auxiliando mais de 15.000 pessoas e 30 instituições.

O projeto “EcoMind”, da rede Euro Colchões, conquistou o Prêmio na categoria Sênior. Os colchões da linha Ecomind utilizam matérias-primas recicladas, como fibras feitas de garrafas pet, evitando que cerca de 100 mil garrafas cheguem ao mar todos os anos. Também entram na sua montagem molas feitas com aço reciclado e espumas naturais. Além disso, 10% dos lucros dessa linha são destinados ao Inca Voluntário, para tratamento de pacientes com câncer.

A vitoriosa na categoria Máster foi a Calçados Bibi, com o “Bibi para Todos”. A Bibi desenvolveu um calçado que promove a inclusão, respeitando as necessidades e desenvolvimento de crianças de 0 a 9 anos, com e sem o uso de órtese. O Bibi para Todos pode ser utilizado por todas as crianças, independentemente das condições de locomoção, e ainda é feito com materiais não-tóxicos.

Já na categoria Mega, sagrou-se vencedora a rede 5àSec por implantar seu projeto “Sustentabilidade 5àSec”. A marca desenvolveu novas embalagens, substituindo plásticos de uso único por materiais reutilizados e compostáveis, com uma redução no impacto de aproximadamente 250 toneladas por ano.  Além disso, a rede juntou-se ao Instituto Plantar, numa campanha para a plantação de 4 mil árvores, com o potencial de sequestrar mais de 570 toneladas de CO² da atmosfera.

Para avaliar os projetos inscritos e chegar aos vencedores, a ABF conta com a expertise da DOM Strategy Partners, consultoria especializada em estratégia corporativa. As redes vencedoras são aquelas cujos projetos obtêm a maior pontuação nos seguintes critérios: Alinhamento estratégico, Relação com o core business, Investimento realizado, Abrangência nos franqueados, Impacto e retorno social, ambiental e econômico, Criatividade e inovação.

Prêmio Educação

Valorizando autores e suas obras voltadas à educação no franchising brasileiro, a ABF concedeu o Prêmio Destaque Franchising 2023 na categoria Educação a três finalistas. Decio Casarejos Pecin Junior, membro do Conselho da entidade e CEO do CNA, consagrou-se em primeiro lugar no Prêmio com o seu livro O que você queria saber sobre franchising por quem entende do assunto. Numa linguagem próxima e informal, Decio nos brinda com um misto de trajetória de vida, aprendizado e admiração por um modelo de negócio democrático, testado, aprovado e de sucesso: o Franchising.

O vencedor do segundo lugar foi o advogado Alexandre David Santos, autor do livro Comentários à Nova Lei de Franquia (2ª edição). Já o terceiro lugar foi alcançado por Laís Ceni Lopes, da FGV EAESP|ESADE Business School, com o trabalho Franchising como catalisador do capitalismo consciente no varejo: um estudo exploratório sobre os benefícios nas redes de franchising. A ABF oferece ao primeiro lugar um Certificado de Reconhecimento e um prêmio no valor de R$ 5 mil.

Prêmio Jornalismo

A ABF reconhece também os profissionais de imprensa que, por meio dos veículos de comunicação em que atuam e do seu trabalho, realizado em 2022, tenham contribuído para o fortalecimento e a divulgação do setor de franquias. Nesse sentido, os vitoriosos no Prêmio ABF Destaque Franchising José Lamônica de Jornalismo de 2023 em suas respectivas subcategorias são: Mídia Nacional – Jornal Impresso: Raphaela Ribas, do O Globo, autora da reportagem “Nordeste-se – Marcas se adaptam com tapioca, suco de caju e malhação com música junina”; Mídia Nacional – Revista Impressa: Marcelo Casagrande, da Revista Gestão e Negócios, que assinou a reportagem “Responda antes de franquear”; Mídia Nacional – Digital: Leonardo Pujol e Daniel Sanes, da Revista HSM Management, autores da matéria “Franquias atravessam crise com parcerias, novos formatos e multicanalidade”, e Mídia Regional: Adriano Queiroz, do O Povo, autor de “Franquias descobrem potencial do interior e alcançam 56% dos municípios do País”. Cada um dos jornalistas vitoriosos recebeu, além de um Certificado de Reconhecimento, um prêmio no valor de R$ 6 mil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS