Veja 10 franquias que operam há 30 anos para empreender

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Empreender em franquia

10 franquias experientes que operam há mais de 30 anos no mercado brasileiro

18/10/2023

Dados divulgados pela Global Entrepreneurship Monitor revelam que seis em cada 10 brasileiros desejam empreender.
Marcas já consolidadas no franchising transmitem segurança ao investidor 

O empreendedorismo tem atraído cada vez mais brasileiros.

Não à toa, seis a cada 10 brasileiros desejam empreender, segundo dados divulgados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Ainda de acordo com o Sebrae, 67% da população do país já está envolvida no setor.

E na hora de começar um novo negócio, uma das alternativas mais simples e segura é investir em uma franquia.

Isso porque esse modelo de negócios já foi testado e comprovado no mercado, além de oferecer todo o know-how de uma marca que já conquistou sucesso.

Nesse ponto, destacam-se empresas mais experientes e com anos de mercado, já que transmitem mais segurança ao empreendedor.

Pensando nisso, confira abaixo 10 franquias para empreender com mais de 30 anos de operação com resultados consolidados:

1) YES! IDIOMAS

Há mais de 50 anos no mercado brasileiro, a rede de ensino YES! Idiomas opera no sistema de franchising desde 2006.

Fundada no Rio de Janeiro, a marca conta hoje com 173 escolas espalhadas por 16 estados e no Distrito Federal.

Em 2023, foi eleita “Franquia do Ano” e em 2022 levou o título “Melhor Franquia de Idiomas do Brasil”, pela quarta vez, ambos em premiação promovida pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Para a sua expansão, a YES! aposta em diferentes formatos de escolas de idiomas, a fim de atrair todos os tipos de investidores e garantir oportunidade em cidades de diversos portes.

Neste ano de 2023, o foco está na interiorização com três modelos de franquias: Soft, com investimento inicial de R$98 mil para municípios e micromercados com até 50 mil habitantes; Light, que requer investimento a partir de R$150 mil para cidades entre 50.001 e 150 mil habitantes; e Premium, com investimento inicial de 285 mil para cidades com mais de 150 mil habitantes e grandes capitais.

“Além de garantir a chancela de uma marca reconhecida e consolidada no mercado ao longo dos anos, investir em uma franquia experiência oferece segurança e solidez para o investimento do franqueado”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO & Presidente do Grupo BDC, detentor das redes YES! Idiomas, Follow Me e Cor & Unha.

  • Investimento inicial a partir de: Modelo educacional: R$ 30 mil; Soft: R$ 98 mil; Light: R$ 150 mil; e Premium: R$ 285 mil
  • Faturamento médio: Modelo educacional: R$ 40 mil; Soft: R$ 60 mil; Light: R$ 80 mil; e Premium: R$ 120 mil
  • Previsão de retorno: 18 a 24 meses em todos os formatos
  • Lucro previsto: 30% em todos os formatos

 

2) ÓTICAS DINIZ

Fundada em 1992 por Arione Diniz, na cidade de São Luís (MA), é hoje a maior rede brasileira do varejo óptico com capital 100% nacional.

Presente em todo o país, oferece um diversificado mix de produtos e soluções ópticas de qualidade, alta tecnologia para lentes e óculos de grau e de sol das principais grifes.

Autoridade em saúde visual há mais de 30 anos, a rede também proporciona aos seus clientes um ambiente aconchegante e acolhedor nas lojas modelo clássico e prime.

Desde 2016 a rede atua com a plataforma de responsabilidade Diniz Social.

Essa iniciativa pioneira visa contribuir para a mudança da realidade da visão infantil no Brasil e já beneficiou 100 mil crianças em idade de alfabetização de escolas públicas e entidades parceiras, que passaram por consultas com médico oftalmologista gratuitamente – e cerca de 35 mil receberam a doação de óculos de grau completo.

Em 2023 ganhou o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira Franchising (ABF), que é sinônimo de qualidade e padronização.

Por dois anos consecutivos, recebeu o prêmio do Reclame Aqui como o melhor atendimento do mercado óptico e conquistou o selo de 5 estrelas do prêmio Melhores Franquias do Brasil, chancelado pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN), em parceria com a Serasa Experian.

  • Investimento inicial a partir de: R$ 250 mil
  • Previsão de retorno: 12 a 18 meses
  • Lucro previsto: R$110 mil

 

3) ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL

Criada em Tupã, interior de São Paulo, em 1990, a Água Doce Sabores do Brasil conta com unidades que são destinos para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento.

Atualmente, são 80 unidades em sete estados.

Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.

  • Investimento inicial a partir de: R$ 305 mil
  • Previsão de retorno: 36 a 48 meses
  • Lucro previsto: 15% a 20%

 

4) DIVINO FOGÃO

Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda.

Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro.

Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro.

A rede conta hoje com mais de 210 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.

  • Investimento inicial a partir de: R$ 800 mil
  • Previsão de retorno: 36 meses
  • Lucro previsto: 15% a 18%

 

5) CALÇADOS BIBI

Com o propósito de fazer o bem, um passinho por vez, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor.

Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano.

Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas.

A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social.

  • Investimento inicial a partir de: R$ 650 mil
  • Previsão de retorno: 36 meses
  • Lucro previsto: 12% a 15%

 

6) TINTAS MC

A Tintas MC é a maior rede de lojas de tintas no Brasil e uma das maiores varejistas do setor na América do Sul.

Há 59 anos no mercado, a Tintas MC é a maior rede de lojas de tintas do Brasil, com 200 lojas no país.

A rede oferece para o empreendedor três modelos de negócios: Tradicional, Shop in Shop e Conversão de loja, uma forma encontrada pela rede para adequar a franquia à necessidade do local e ao valor que o empreendedor pode investir.

Com uma meta de crescimento na ordem de 40% para este ano, a Tintas MC faturou R$ 420 milhões em 2022.

A franquia oferece em suas unidades tintas imobiliárias, além de todos os acessórios necessários para pinturas imobiliárias.

  • Investimento inicial a partir de: R$120 mil
  • Previsão de retorno: 24 a 36 meses
  • Lucro previsto: 10% a 12% sobre faturamento bruto

 

7) CHIQUINHO SORVETES

Líder no segmento, com mais de 40 anos de experiência no mercado de sorvetes.

A rede possui atualmente mais de 700 unidades espalhadas por todo o país.

A franqueadora tem sede em São José do Rio Preto, a 454 km da capital paulista e, com estrutura moderna, é constituída por empresas próprias nas áreas de arquitetura, distribuição, logística, marketing e tecnologia da informação.

  • Investimento inicial a partir de: R$ 330 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil a R$ 70 mil
  • Previsão de retorno: de 24 a 36 meses

 

8) DÍDIO PIZZA

Com 30 anos de experiência no setor de alimentação, a Dídio Pizza se destaca por ser uma das marcas mais inovadoras no mercado.

O cardápio conta com mais de 28 opções como pizzas tradicionais, integrais, veganas ou “quase sem glúten”, além da linha de sobremesas com pizza doce de massa semi folhada crocante.

Por mês são comercializadas cerca de 780.000 pizzas.

Atualmente a rede conta com mais de 25 unidades com modelo de delivery na cidade de São Paulo, interior e região do ABCDG.

  • Investimento inicial a partir de: R$ 290 mil
  • Previsão de retorno: 36 meses
  • Lucro previsto: R$ 120 mil

 

9) REI DO MATE

Em 1978, foi fundada a primeira loja pelo empresário Kalil Nasraui, na famosa esquina paulista das Avenidas Ipiranga e São João.

Com apenas 20 m², conquistou os primeiros consumidores com uma receita de chá própria, consumida pura ou com leite, limão, caju e maracujá.

Foi sucesso na década de 1980, tornando-se um ponto tradicional no Centro Paulistano.

Por mais de uma década, Rei do Mate manteve sete lojas próprias e mudou o hábito de consumo de chá dos paulistanos.

A entrada da segunda geração da família na empresa, em 1991, estruturou o negócio para que fosse multiplicado como franquia.

Foram desenvolvidos novos produtos, novas combinações da bebida – que hoje chega a mais de 100 – e o café e o pão de queijo foram incorporados ao cardápio.

Hoje, Rei do Mate conta com mais de 300 lojas instaladas em 19 Estados.

Com 45 anos de fundação e com 31 anos de franchising, é a maior rede de casa de mate do país.

Em 2023 foi eleita a Melhor franquia do Brasil e por 24 anos consecutivos recebeu o Selo de Excelência da ABF, ambos pela Associação Brasileira de Franchising.

  • Investimento inicial a partir de: R$350 mil
  • Previsão de retorno: 30 a 39 meses
  • Lucro previsto: 15%

 

10) CHINA IN BOX

Com mais de 145 restaurantes pelo Brasil, o China In Box é a maior marca de culinária chinesa de delivery da América Latina.

Foi o primeiro fast-food de comida chinesa a trabalhar com a cozinha à vista do cliente e a entregar os famosos biscoitos da sorte junto com os pedidos.

Revolucionando o mercado brasileiro há mais de 30 anos, a rede de franquia alia comida de qualidade com uma logística de serviço exemplar.

Nesse período, o restaurante não só transformou a culinária chinesa em um dos segmentos gastronômicos mais pedidos no país, como também se tornou uma das marcas brasileiras mais fortes com inúmeras franquias rentáveis.

Atualmente, após a aquisição pelo Grupo Trigo em 2021, o restaurante trabalha em diversos projetos, que vão desde a reformulação do cardápio – deixando a comida cada vez mais saudável e saborosa – até a revisão da marca como um todo.

O China in Box também aposta em metas ousadas de expansão, principalmente em cidades do interior do Brasil e na região Sul do país.

  • Investimento inicial a partir de: R$ 600 mil
  • Faturamento médio: R$ 228 mil
  • Lucro previsto: 10% a 15%

 

Fonte: Broto Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS