Em apenas três anos, a Zaplus Car partiu de um galpão compartilhado de 40 metros quadrados para um galpão de 800 metros quadrados.
Neste período, o mercado de limpeza automotiva, no qual a rede trabalha, cresceu consideravelmente.
A Zaplus Car vende produtos para esse cuidado com veículos, e teve crescimento de 300% no faturamento em 2021.
Rafael Mol, diretor da Zaplus Car, explica que o negócio nasceu para atender a rede Acquazero, sendo o único fornecedor homologado da marca.
Por isso, os primeiros galpões da Zaplus sequer tinham identificação, uma vez que não queriam atrair consumidores externos.
Na época, a Acquazero tinha cerca de 300 unidades, mas hoje já alcançou mais de 800 franquias e está espalhada por todo o Brasil.
Ela é a Maior Franquia de Limpeza Ecológica do Mundo.
Porém, a pandemia chegou e foi necessário adaptar o negócio.
“Nós tínhamos somente produtos consumidos pela Acquazero, mas a maioria dos franqueados da rede estão em shoppings, supermercados e hipermercados”, conta Mol.
Ou seja, com as restrições de abertura do comércio, os franqueados de estética automotiva tiveram queda de demanda. Como consequência, a Zaplus Car viu suas vendas despencarem.
“Nosso galpão estava extremamente abastecido e não tínhamos para quem vender”, lembra Rafael Mol.
A solução para o problema foi abrir as vendas para o mercado, e o resultado foi excelente!
“Montei a loja online e disponibilizei os produtos nos marketplaces. Tivemos uma boa receptividade e sentimos a necessidade de diversificar”, relata o diretor.
Segundo ele, os lava jatos procuravam produtos mais variados, que a rede Acquazero não consumia, mas eles sim.
Então, o catálogo da Zaplus ganhou vários novos itens e se expandiu para um galpão de 800 metros quadrados, aberto ao público.
É um “supermercado da Estética Automotiva”.
Como nasceu a franquia Zaplus Car?
A Zaplus Car é hoje um negócio que faz parte do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings do país.
Com suas oito marcas, a ESF reúne mais de 1.435 franqueados no Brasil, Estados Unidos e outros países.
Percebendo a alta no mercado e o crescimento da Zaplus Car, Rafael Mol analisou a possibilidade de abrir novas lojas próprias.
Porém, os próprios consumidores da marca questionaram por que não transformá-la em uma franquia.
Afinal, seria uma boa oportunidade de negócio para outros empreendedores.
A expansão também era uma forma de resolver um gargalo da rede Acquazero.
A Zaplus Car está em Belo Horizonte (MG), mas fornece para todo o Brasil.
“Às vezes, o prazo e frete podem impactar as compras dos franqueados da marca. Então, ter lojas pelo Brasil facilita esse aspecto”, apresenta Mol.
Assim, novos franqueados Zaplus passam a fornecer para as franquias Acquazero da sua região.
É um público já garantido, que favorece o faturamento das unidades. Principalmente no início do negócio, em que será preciso conquistar novos clientes.
Mas mesmo para esse trabalho, a franqueadora oferece suporte ao franqueado.
Ela tem um time de marketing completo, que produz materiais e dá dicas e direcionamentos sobre como executar a prospecção de consumidores.
Outros suportes oferecidos pela rede são o treinamento do franqueado, apoio comercial e a consultoria para redes sociais.
Assim como acordos com os principais fornecedores de produtos para estética automotiva do mercado etc.
A expansão da marca por franquia começou no fim de 2021 e já são nove unidades da rede.
“Não tenho dúvida que será um grande sucesso, porque o mercado é bastante carente e tem pouquíssimos concorrentes. É um segmento que está bem aquecido e crescente”, garante Rafael Mol.
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Fonte: Encontre sua Franquia