Receita recorrente, selo cinco estrelas e prêmio de franqueados mais satisfeitos do Brasil (PEGN) foi o que despertou o interesse pela rede de idiomas Rockfeller Language Center
Yuri Fonseca e Kátia di Michelli, donos da franquia da Rockfeller Language Center em Guarapuava (PR)
Um indicador importante no franchising é se a franquia tem multifranqueados, de acordo com André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“Se a franquia tem franqueados com duas, quatro ou dez operações significa que a rede, realmente, está trabalhando corretamente”, afirmou Friedheim durante o evento Franchising Super Live, no dia 29 de janeiro.
Outro ponto destacado pelo executivo foi olhar se a rede tem o Selo de Excelência em Franchising (SEF).
“É chancela final para o candidato a franquia tomar uma decisão”.
Esse foi um caminho similar ao percorrido por Yuri Fonseca, 27, quando quis buscar uma franquia para investir.
Apesar do engenheiro não ter avaliado o SEF, no caso dele foi o Guia de Franquias da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
“Eu estava olhando o anuário e vi que a rede havia ganhado o prêmio de satisfação dos franqueados. Fiquei interessado e entrei em contato para entender o plano de negócios”, conta.
A rede em questão foi a Rockfeller Language Center, rede franquias de idiomas, que ganhou em 2020, pela segunda vez consecutiva, a chancela de rede cinco estrelas e os franqueados mais satisfeitos do Brasil – prêmio este que despertou o interesse do Yuri, ainda, em 2019.
Engenheiro mecânico por formação, Yuri prestava serviço na área médica, porém era um negócio que não era escalado e sem muitas possibilidades de expansão.
“Estar cansado da rotina foi o que mais me motivou a buscar uma franquia”, diz.
Esse foi um dos motores que levou o Yuri a propor a esposa, Kátia di Michelli, 30, o novo empreendimento. “
A Kátia tem uma clínica de pilates em Cascavel (PR), mas ao conversarmos, ela resolveu embarcar comigo nesse projeto”, conta.
Kátia, apesar de manter a clínica funcionando, se afastou do dia a dia e mantendo-se, apenas, na estratégia do negócio à distância, pois o casal mudou para Guarapuava (PR), cidade do interior paranaense de 150 mil/habitantes.
No meio do processo, surgiu a crise do coronavírus no mundo e com isso, o cenário de incertezas tomou conta da sociedade.
Contando com o apoio da rede, o casal inaugurou a unidade da Rockfeller em Guarapuava, em 27 de julho de 2020.
O início foi lento, e hoje, oferecem aulas presenciais e remotas.
“Eu e a Kátia também somos alunos”, conta rindo.
“Ao analisar o plano de negócio para uma franquia da Rockfeller, o que me convenceu, além de ser um plano muito estruturado, foi a receita recorrente”, explica.
A unidade de Guarapuava conta com 6 funcionários e teve o investimento de cerca de R$203 mil na franquia da Rockfeller.
Sobre as matrículas, ele conta que tiveram quase 100% de renovação e estão empenhados em captar mais alunos.
“A nossa meta é terminar 2021 com 200 alunos”.
Sobre a relação com a sede durante a pandemia e o processo inicial de abertura, Yuri conta que o suporte do comercial foi essencial, principalmente após a inauguração.
“A Rockfeller atendeu as minhas expectativas.
Tem sido muito condizente com o prêmio da PE&GN que me motivou a procurar conhecer a rede”, diz.
Para abrir uma unidade da rede o investimento varia de R$90 mil a R$400 mil, dependendo da cidade e do tamanho da escola.
Os valores incluem taxa de franquia, montagem da unidade e capital de giro.
SOBRE A ROCKFELLER LANGUAGE CENTER
A Rockfeller é uma rede de franquias de ensino dos idiomas inglês e espanhol.
Fundada em Santa Catarina em 2004 com marca própria, em 2008 iniciou seu processo de expansão pelo sistema de franquias.
Conta com 74 unidades em operação até a presente data e tem 15 unidades previstas para inaugurar até junho de 2021, com a meta de chegar a 180 unidades até dezembro deste ano.
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