Mulheres avançam no franchising e já lideram redes

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
| Histórias do Franchising | Mulheres avançam no franchising e já lideram redes; CNA reúne histórias de quem migrou de carreira para empreender

Mulheres avançam no franchising e já lideram redes; CNA reúne histórias de quem migrou de carreira para empreender

02/03/2026

CNA

No Dia Internacional da Mulher, rede destaca movimento de profissionais que deixaram empregos tradicionais para abrir o próprio negócio em educação

O avanço feminino no franchising brasileiro já é realidade e vem redesenhando o perfil do empreendedor no país.

No setor, mulheres assumem cada vez mais posições de liderança e protagonizam a expansão de redes.

No CNA+, esse movimento se reflete no número crescente de franqueadas que decidiram empreender na área de educação após acumularem experiência em outras áreas do mercado.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que a participação feminina nas redes franqueadoras cresceu de forma consistente na última década.

Entre 2015 e 2024, a presença de mulheres no setor passou de 46% para 57%.

Em cargos de liderança, o avanço também é expressivo: a participação saiu de 19% para cerca de 29%, sinalizando uma mudança estrutural no mercado.

Nesse cenário, o franchising tem se consolidado como porta de entrada para mulheres que buscam autonomia financeira, flexibilidade e possibilidade de crescimento.

No CNA+, esse movimento aparece na trajetória de profissionais que levaram para o empreendedorismo educacional a experiência acumulada em áreas como ensino, atendimento, tradução e administração, apoiadas por um modelo estruturado e pela força de uma rede nacional.

A seguir, histórias de franqueadas que transformaram sua trajetória profissional e hoje lideram seus próprios negócios na educação.

 

Do comercial ao franchising

Com quase duas décadas no CNA, Juliana Farina, franqueada do CNA Freguesia do Ó, em São Paulo, construiu uma carreira sólida antes de assumir a própria unidade.

Começou como consultora comercial em franquia, passou pela implantação de novas escolas e atuou por quase sete anos na consultoria de campo no franqueador, acompanhando de perto os desafios da rede.

Foi desse repertório que nasceu a decisão de empreender e viver o negócio na prática.

“Eu já entendia o que funcionava, o que precisava de ajuste e como adaptar boas práticas a diferentes realidades.

Faltava dar o próximo passo”, conta.

A bagagem fez diferença desde o início.

A vivência no comercial trouxe foco em metas e relacionamento; a implantação garantiu processos bem estruturados; e a consultoria ampliou o olhar para gestão financeira, pedagógica e de pessoas.

Para quem pensa em empreender, Juliana resume:

“Empreender não é pular no escuro. É transformar em negócio tudo o que você aprendeu ao longo da carreira. Quando você já pensa como dono antes, o risco vira evolução”, completa.

 

De professora a franqueada educacional

Com formação em Letras e experiência como professora de inglês, Ana Julia Sommer, franqueada do CNA Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, transformou a vocação para a educação em um negócio próprio.

Depois de atuar em diferentes escolas de idiomas e também como tradutora, decidiu empreender ao identificar no franchising uma forma mais estruturada de crescer no setor educacional.

“Sempre quis lecionar e acredito muito no impacto da educação na vida das pessoas.

Com o tempo, percebi que queria ir além da sala de aula e construir algo que realmente engajasse os alunos.

Escolhi o CNA após pesquisar o mercado e me identificar com o método da rede, que prioriza prática, comunicação e personalização do aprendizado.

O suporte do franqueador e a troca com outras franqueadas também foram decisivos para me dar segurança”, afirma.

Para ela, a gestão do negócio exige visão ampla e aprendizado constante.

“Empreender é desafiador, porque você precisa entender todas as áreas e tomar decisões o tempo todo.

Ao mesmo tempo, é muito gratificante.

Estou realizando um sonho e quero expandir no futuro, levando o CNA para outras cidades da região, que têm grande potencial.”

 

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!