Mercadão dos Óculos uma das 50 maiores franquias do Brasil

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Mercadão dos Óculos

Ele largou negócio milionário e transformou ótica de interior em uma das 50 maiores franquias do Brasil

10/06/2021

Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos, abriu mão de um negócio que faturava R$ 12 milhões para transformar ótica de Rio Preto em rede nacional

São Paulo, junho de 2021 – Quem teria a coragem de abandonar um negócio que faturava R$ 12 milhões e seguia em crescimento?

Gustavo Freitas, hoje CEO do Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, fez isso. Ainda bem.

A história empreendedora de Freitas começa na adolescência, como auxiliar de vendas em uma loja de ferragens.

Aos 18, estudou direito, se formou, mas nunca exerceu a profissão.

Na época, trabalhava em uma indústria de plástico em São José do Rio Preto (SP), onde ficou por 10 anos no mesmo cargo.

O emprego e salário eram bons, mas tinha uma coisa falando mais alto: o desejo de crescer e ter o próprio negócio.

Nesse caminho, foi apresentado ao franchising por um amigo.

“Na época, eu conhecia pouco sobre franchising, mas minhas experiências profissionais me davam bagagem administrativa e resolvi encarar esse desafio”, conta.

Em 2006, Freitas se tornou master-franqueado do grupo Microlins e, em sequência, do Grupo Prepara Cursos, onde tinha mais de 50 franquias sobre o seu comando.

Aquela experiência o levou à realização de um sonho: fundar o próprio negócio!

Em 2012, Freitas vendeu a sua parte de master-franqueado e, junto com um sócio, fundou a Sr. Computador, franquia de TI e informática.

Após dois anos de franchising, a rede contava com mais de 50 unidades, faturava R$ 12 milhões e tinha uma ótima projeção de crescimento – tanto que alcançou mais de 100 unidades no futuro.

Daí vem a pergunta: quem largaria o osso dessa oportunidade?

Freitas abandonou, e a razão dessa mudança aconteceu por acaso.

Certa vez, em Rio Preto, ele entrou em uma ótica do Mercadão dos Óculos e se encantou com o modelo de negócio.

A ótica só vendia armações de marca própria com um preço bem acessível.

Nessa época, o Brasil vivia a ascensão das classes C e D.

“Após algumas conversas com o fundador da rede, Celso Silva, vendi a minha parte na Sr. Computador, me tornei sócio do Mercadão dos Óculos e iniciei o processo de expansão, que contava com menos de 10 unidades, todas em Rio Preto”, lembra.

Nessa sociedade, Freitas ainda adquiriu uma franquia que dava prejuízo de R$ 10 mil por mês.

Em resumo: ele saiu de um negócio milionário, formatado, com mais de 50 unidades, para assumir uma rede de interior, com a expansão travada, e ainda ser dono de uma unidade que fechava o mês no vermelho.

Loucura? Para Freitas, oportunidade.

Primeiro vieram algumas mudanças no negócio.

A loja passou por novo layout, os produtos próprios ganharam design internacional, novas parcerias foram formadas.

Logo as primeiras franquias fora cidade começaram a ser vendidas.

O estado de São Paulo começou a ficar “pequeno” para a rede e em 2014 o Mercadão dos Óculos já inaugurava franquias em outros estados.

Em dois anos, a rede saiu de pouco menos de 10 lojas para mais de 150 presentes em 21 estados, faturando R$ 50 milhões.

Foi quando chegou 2020 e a pandemia.

Hora de recuar? Não para Freitas.

Em março do ano passado, a rede iniciou uma transformação digital.

Com novas plataformas, automatizou o processo de venda e gestão da loja.

Por exemplo: antes, a organização de dados de vendas, tipo de produtos e estoque era de responsabilidade do franqueado.

Agora, tudo isso está disponível por meio de um aplicativo.

“Informações organizadas ajudam o franqueado a tomar decisões mais assertivas sobre a lojas e, consequentemente, aumentar seu lucro”, diz.

Outra mudança: no aplicativo, o cliente visualiza os efeitos da lente desejada.

Basta selecionar o efeito e apontá-lo para qualquer lugar.

A câmera do tablet captura a imagem e mostra em tempo real o resultado.

“Essa experiência fez com que as franquias aumentassem o ticket médio em até 30% durante a pandemia”, completa.

Mas e quanto à expansão?

Em 2020, o Mercadão dos Óculos comercializou 225 franquias e inaugurou 127 lojas.

Uma das táticas foi o trabalho com multifranqueados e expandir para cidades com até 30 mil habitantes.

Foram 54 lojas vendidas nesse modelo.

Ao final de 2020, o Mercadão dos Óculos contava com 396 franquias em funcionamento, um crescimento de 67% em relação a 2019, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No total, entre operação e implantação, são mais de 500, números que colocaram a rede entre as 50 maiores franquias do Brasil.

“Quando olho para trás e vejo as dificuldades que enfrentamos para chegar até aqui, isso me dá mais energia para seguir em frente e continuar crescendo”, comenta.

Freitas se refere a um planto ambicioso: em até 5 anos, se tornar a maior rede de óticas do Brasil. Com esse histórico, alguém duvida?

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é de R$ 150 mil.

O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

Sobre o Mercadão dos Óculos

O Mercadão dos Óculos é uma rede com mais de 500 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012.

A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional.

Em 2017, 2018, 2019 e 2020 recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

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