Antes de abrir uma unidade no Shopping Morumbi, na capital paulista, Alex e Sergio Margutti estudaram o mercado e analisaram os números da marca
Todo consultor de franquias e a própria ABF, que é a associação do setor, recomendam que um candidato a franqueado faça a sua “lição de casa” antes de investir o dinheiro em um novo negócio.
Essa dica inclui analisar os números apresentados pela franqueadora, para ver se a conta fecha, e também pesquisar o mercado, para saber se há demanda para aquele produto ou serviço.
Dever cumprido pelos irmãos Alex e Sergio Margutti, que decidiram investir em uma unidade da A Fórmula, rede de franquias de farmácias de manipulação, no Shopping Jardim Sul, localizado na zona sul da capital paulista.
Os dois têm anos de carreira executiva.
Alex é engenheiro e atua como gerente em uma multinacional, enquanto Sergio, economista formado, é diretor executivo de um grande banco.
E apesar da trajetória profissional bem-sucedida no ambiente corporativo, decidiram empreender.
“A ideia é antiga, mas agora encontramos o momento certo para colocá-la em prática.
Entendemos que a melhor perspectiva de futuro, com possibilidade de multiplicar os recursos investidos, era empreender”, comenta Alex.
O primeiro contato dos irmãos com o mundo do franchising foi com uma rede de academias de ginástica.
Mas, quando olharam para os números fornecidos pela franqueadora, acharam que aquele tipo de negócio não traria o retorno esperado.
Nesse período de análise, entraram em contato com o shopping onde pretendiam abrir a unidade.
Como não seguiram adiante com o projeto da academia de ginástica, pediram ao centro comercial uma análise de gap de demanda para o local.
Receberam uma lista com setores e marcas que tinham mercado promissor para o fluxo de pessoas daquele shopping.
“Quando recebemos essa lista, também fomos olhar para o cenário de mercado, e pesquisas sobre negócios futuros que apontavam a medicina personalizada como tendência”, explica Sergio.
“Olhamos com bastante critério e o setor de farmácia de manipulação chamou a nossa atenção.
Foi aí que começamos a pesquisar o segmento e chegamos em A Fórmula”, explica Alex.
Depois de analisarem os KPIs [indicadores de performance] apresentados pela franqueadora, os irmãos Margutti decidiram seguir o negócio e assinar contrato com A Fórmula.
A Fórmula possui 35 anos de mercado, e conta com mais de 80 unidades em operação em 19 estados do país.
A meta é aumentar para mais 50 lojas até o final do ano, considerando novas aberturas e contratos fechados.
Com isso, a previsão da marca é alcançar um faturamento de aproximadamente R$200 milhões em 2023, o que representa um crescimento de cerca de 33% comparado ao ano de 2022.
Mercado magistral em expansão
O mercado magistral, ou de farmácias de manipulação, está em expansão.
De acordo com o último Panorama Setorial 2022, divulgado pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o segmento faturou R$ 9,58 bilhões em 2021, 10,5% a mais que em 2020 (enquanto o PIB cresceu 5,08% no período).
Entre 2016 e 2021, o setor magistral registrou crescimento de 35,9% na receita, enquanto o PIB do país no mesmo período cresceu 7,7%.
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Fonte: Content.PR/MD