Luciana Ventura e o marido Fernando são os franqueados das lojas de Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Bombinhas, Palhoça e Antônio Carlos, todas em Santa Catarina
Luciana Ventura, 32 anos, iniciou sua carreira como técnica em óptica aos 18 anos.
Quando começou a trabalhar na rede de óticas Mercadão dos Óculos, se encantou pelo modelo de negócio e prometeu para si mesma que, um dia, teria sua própria franquia.
Um ano e dez meses depois o sonho se realizou e hoje ela é dona não de uma, mas de cinco lojas da rede.
“Foi uma jornada de muitos desafios, mas realizadora.
Meu marido, Fernando, que trabalhava na área farmacêutica, hoje trabalha comigo no Mercadão dos Óculos, me ajudando nessa expansão dos negócios”, comenta.
Vontade de empreender
Luciana conheceu a rede de óticas Mercadão dos Óculos pelas redes sociais.
Na época, se candidatou para uma vaga na unidade de Palhoça (SC), mas não conseguiu a posição.
Persistente, buscou uma indicação e pouco tempo depois conseguiu um emprego na unidade no centro de Florianópolis.
“Desde o início eu sabia que queria ter minha própria franquia do Mercadão dos Óculos.
Eu comentei sobre essa aspiração durante minha entrevista inicial com os franqueados, que me apoiaram”, lembra. Dito e feito.
Expansão por SC
Quase dois anos depois, no dia 10 de dezembro de 2020, em plena pandemia, Luciana inaugurou a unidade do Mercadão dos Óculos, em Biguaçu (SC).
“Foi muito desafiador por toda situação do momento, mas também porque as paredes da unidade são de vidro, tivemos de repensar o layout da loja”, comenta.
Em 2022, mais duas: Santo Amaro da Imperatriz e Bombinhas.
Já em 2023 veio a franquia de Palhoça e, em 2024, a de Antônio Carlos, todas em Santa Catarina.
“Eu cuido dos aspectos comerciais, desde recrutamento até treinamento de vendas e resolução de conflitos, enquanto o Fernando gerencia as finanças e assuntos jurídicos.
Juntos, construímos um negócio de sucesso, baseado em nossa paixão pelo ramo óptico e no compromisso com o atendimento à comunidade”, diz.
Luciana ainda destaca que pensa em adquirir mais unidades da rede de óticas Mercadão dos Óculos nos próximos dois anos.
“Tenho interesse de abrir outras unidades em Biguaçu e Bombinhas, ou em cidades vizinhas. Meu grande sonho é ter 10 lojas e eu vou conseguir”, finaliza.
Tecnologia e inovação
Todos os anos, o Mercadão dos Óculos investe em tecnologia.
Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão.
Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa.
“É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos.
Prêmios e certificações
Em 2023, o Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, o Mercadão dos Óculos recebeu o prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!
Fonte: G Comunicação Estratégica