Empreender em franquia sustentável é a opção de muitos jovens

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Jovem larga carreira jurídica de mais de 10 anos para empreender em franquia sustentável em Brasília

05/05/2022

Fábio Giraldez trocou a formação em direito para investir em franquia sustentável e se tornar um desenvolvedor de área e franqueado da rede Acquazero; Ele tem como foco serviços voltados aos motociclistas, criou uma tabela própria e se tornou referência para outros franqueados da rede

Ter uma carreira consolidada e bem sucedida é o sonho da maioria das pessoas.

Porém, que preço você está disposto a pagar para alcançar esse objetivo?

Muitos brasileiros, cada vez mais, prezam pela qualidade de vida e não apenas um emprego estável com carreira sólida.

Com apenas 30 anos, Fábio Giraldez descontente com sua área de atuação resolveu jogar tudo para o alto e começar do zero.

Ele, que desde os 16 anos trabalhava no escritório de advocacia da família, optou em também seguir a carreira de direito.

A rotina tornou seu “calcanhar de aquiles”, sem mais motivação para trabalhar na área.

Fábio não teve medo de se jogar no mercado, aliás esse é um dos perfis dos jovens: não ter medo de mudanças e se arriscar.

Com o apoio dos irmãos e de sua esposa, esse era o empurrãozinho que faltava para respirar novos ares e novas oportunidades.

Como nunca tinha tocado nenhum negócio próprio antes e sem exercer qualquer tipo de profissão fora da carreira jurídica optou pelo franchising para receber o treinamento adequado à iniciação de uma nova atividade econômica, reconhecida no mercado e que traz segurança, minimizando o risco do seu investimento.

Há um ano ele inaugurou sua loja física da Acquazero Eco Wash no DF Plaza Shopping, em Brasília.

Além de comandar a loja, também optou por ser um Desenvolvedor de Área, é como um master-franqueado, além da sua cidade ele também explora a Acquazero e oferece suporte aos franqueados da rede no estado de Goiás.

“O mercado de estética automotiva, assim como qualquer outro, sempre terá espaço para bons profissionais que ofereçam um bom atendimento a preço justo.

Especificamente, em relação ao DF vejo que há uma grande demanda pela comodidade dos serviços delivery além de uma boa percepção de valor pelo público pelo apelo ecológico que é apenas um dos diferenciais da Acquazero.

Já em Goiás é fácil perceber a carência do mercado de estética automotiva que se alia à grande quantidade de oferta de potenciais pontos comerciais nas áreas de circulação do nosso público-alvo”, enfatiza o empreendedor.

 

Cavando novas ideias 

Por estar localizado numa garagem de shopping, o ambiente da sua loja era bem escuro.

Para garantir excelência na execução dos serviços, ele modificou o sistema de iluminação de cada vaga com túneis de luzes.

Mas seu grande diferencial está nos serviços voltados aos motociclistas.

Em busca de fidelizar esse público, criou parcerias com um motoclube local e, com uma empresa de treinamento de pilotagem off-road para motociclistas com uma tabela diferenciada e fixa.

Essa prática vem dando muito certo!
Fábio ressalta o seu interesse por esse público por ser algo pouco explorado na região, mas com alta taxa de fidelização.

Rigorosos com a qualidade do serviço, são nos pequenos detalhes que o franqueado consegue fisgar esses clientes.

Para aumentar o ticket médio da empresa, serviços mais diferenciados vêm tendo uma boa aceitação desse público, como higienização de capacetes com infusão de ozônio; polimento e vitrificação de capacetes; cristalização de viseira e bolhas; polimento de cromados, entre outros.

Hoje nossa tabela foi utilizada como modelo pela franqueadora para difundir os serviços das motocicletas para todas as outras unidades pelo Brasil.

A ideia é incentivar o franqueado a sair da zona de conforto, que são os carros, e enxergar que há potencial também em outros tipos de públicos dentro do que ele realiza no próprio dia a dia.

 

Melhorando as técnicas de vendas

Sem experiência alguma no ramo automotivo, o suporte e treinamento da franqueadora foi essencial para superar os desafios do início do negócio.

Desafios esses que Fábio encontrou logo de cara.
No segundo mês de operação, o governo decretou lockdown no estado, por medidas de proteção devido a Covid-19.

De portas fechadas, ele teve que reajustar os custos fixos operacionais.

A franqueadora o auxiliou na negociação de desconto do aluguel do shopping, bem como teve negociações em taxas de royalties e de fundo de propaganda.

O franqueado teve que reduzir a equipe e deixou os funcionários de sobreaviso em casa, quando surgia um serviço a ser executado chamava a equipe para o trabalho.

Logo depois veio o período de chuvas, que acaba tendo impacto nesse tipo de negócio.

Mas Fábio não ficou de braços cruzados! Foi em busca de criar estratégias para superar momentos de dificuldades comuns em qualquer empreendimento.

O empreendedor criou uma limpeza premium específica para dias chuvosos.

Nela, há a limpeza ecológica, enceramento wax e aplicação de selante (pretinho) nos pneus com maior durabilidade e que não sai fácil na água.

Mas o grande diferencial para o cliente que adquire este serviço é poder usufruir do “seguro chuva”.

Caso chova, nós concedemos ao cliente a possibilidade de retornar à nossa loja em até três dias para refazer todo o serviço. Obviamente cobramos mais caro por este benefício ao cliente.

Mas o curioso é que nem todos voltam dentro do prazo estipulado, apenas 20%.

Outro fator interessante é que alguns voltam depois do prazo e pedem para fazer o mesmo serviço novamente, só pela segurança psicológica de poder lavar o carro novamente caso pegue chuva.

Foi uma estratégia que tivemos muito sucesso!”, revela Giraldez, que conseguiu recuperar 90% do faturamento médio apenas melhorando as técnicas de vendas com combos e promoções aos clientes.

 

Agregando novos serviços

Após um ano de atividades no mercado, Fábio considera que já alcançou a maturação da unidade.

Contudo, para 2022 busca explorar outros tipos de serviços oferecidos pela Acquazero e que ainda estava de lado em sua unidade, como os serviços residenciais (limpeza em estofados, cortinas, tapetes).

Também intensificará o foco no fechamento de parcerias que possibilitem mais conforto financeiro ao fluxo de caixa da operação, considerando que têm o potencial de garantir uma receita fixa à unidade.

Hoje o faturamento bruto da rede gira em torno de R$ 25 mil por mês. Com a adição dos novos serviços, a meta é aumentar em cerca de 30% essa margem até o final do ano.

O franqueado dá um conselho para quem busca abrir uma franquia:

Para abrir um negócio é preciso ter espírito empreendedor.

O suporte da franquia ajuda muito a superar os obstáculos, mas o dia-a-dia da empresa lhe proporcionará desafios como qualquer outra.

Pesquise bem sobre a franquia que pretende investir: se é exigida compra mínima de produtos, se os royalties são fixos ou variáveis, converse com outros franqueados que já estão na rede há algum tempo, leia a COF com atenção e não tome nenhuma decisão precipitada”, finaliza.

 

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Fonte: Fatos&Ideias Comunicação