Empreender como camelô, começa a história do franquedo Buddha Spa

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empreender como camelô, história do franqueado buddha spa

Jovem franqueado do Buddha Spa começou a empreender como camelô na região do Brás

11/04/2022

A veia empreendedora sempre esteve no sangue de Marcel Vanin, 33 anos.

Hoje franqueado do Buddha Spa, começou a vender camisa pólo em uma barraquinha de rua no Brás, bairro popular de São Paulo, aos 19.

Pegava em consignação na região e fazia o acerto no final do dia”, conta.

Em meados de 2007, Vanin conseguiu alugar uma barraca na Feira da Madrugada, bem tradicional na região e que recebe comerciantes de todo o país, que ali compram roupas para revender em suas localidades.

Nessa barraca ele passou a vender moda feminina, que comprava das marcas do Brás.

“Não mais consignado,” diz.

“Eu começava às 2h30 da madrugada e fechava às 16h, vendendo para atacadista de todo Brasil.”

Depois de um tempo, ele abriu mais duas bancas, dessa vez com funcionários, e depois disso inaugurou um quiosque no Shopping Light para vender acessórios de celular, algo que ainda era uma novidade.

A partir daí começou a fazer conserto de celular e ficou na área por cerca de quatro anos.

Foi então que Vanin começou a olhar para o setor de franquias, e decidiu voltar à sua origem: varejo de vestuário.

Abriu uma franquia de moda feminina.

“Eu era o franqueado mais novo da empresa”, lembra.

No ano passado, em plena pandemia, o empreendedor começou a buscar um outro negócio, algo que não fosse tão afetado pelas vendas pela internet.

As lojas físicas franqueadas acabaram perdendo muito com as vendas on-line impulsionadas pela pandemia”, diz.

Vanin queria algo que fosse voltado prioritariamente ao público feminino, com o qual já estava acostumado, e também o masculino, pensando então no segmento de estética ou bem-estar, que vem crescendo e requer a presença do cliente no local para efetuar o serviço – em função da concorrência do e-commerce.

Buscava uma franquia que fosse bem estruturada, consolidada”, diz. Ele chegou, então, no Buddha Spa.

“O diálogo com o Buddha foi bem fácil, rolou bem, houve uma sintonia.

A unidade do Buddha Spa Vila Clementino, em São Paulo, gerida por Vanin foi inaugurada em março de 2021.

No Buddha, ao contrário da outra marca, eu lido muito mais com o ser humano, muito mais gente”, conta.

“A equipe é muito maior, tenho que lidar com diversos profissionais, de faixas etárias diferentes, sem contar os clientes. Por isso é necessário ter muito jogo de cintura, empatia e gostar de lidar com gente.”

Para manter a boa imagem de sua franquia, além de prestar o serviço de acordo com padrão determinado pela franqueadora, Vanin atua em outras frentes e responde a todos os comentários do Google, por exemplo.

“O boca a boca é muito importante.”

Outro ponto importante para o bom andamento da franquia, diz o franqueado, é se relacionar com as empresas da região, fazer parcerias.

Tenho planos de abrir uma nova franquia do Buddha Spa, para ampliar minha capacidade de atendimento, e acho que é importante ter pelo menos duas franquias na própria região, pois consigo manejar melhor a equipe, a agenda, lidar com imprevistos.”

Voltando ao crescimento do e-commerce, que atrapalhou os negócios de Vanin com a sua outra franquia, no caso do Buddha Spa, ele diz, a internet ajudou no crescimento das vendas.

“Chego em clientes que não chegariam até a minha unidade”, afirma.

“E depois que eles chegam, depende da gente fidelizar.”

 

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Fonte: Content.PR / MD