Raphael Mattos, da PremiaPão, montou negócio que funcionou durante quatro meses no futuro quarto da bebê esperada pela esposa e hoje dirige mais de 260 franquias de publicidade.
No início de 2015, a gravidez da esposa e a necessidade de uma renda maior foram o ponta-pé inicial para que Raphael Mattos, 28, decidisse abandonar a carreira promissora em uma multinacional do setor de auditoria na cidade de Recife, capital de Pernambuco, para montar o próprio negócio.
Uma das maiores franquias de publicidade do Brasil, a empresa nasceu de uma percepção do jovem administrador que reparou que saquinhos de pão poderiam servir como impulso para propagandas de negócios locais.
Para chamar a atenção do consumidor, no entanto, apostou e aposta até hoje na distribuição de prêmios entre os clientes.
A PremiaPão já sorteou R$ 60 mil ao longo de dois anos, já conta com mais de 260 unidades franqueadas e faturou R$ 6 milhões em 2017.
“Eu tinha sete meses para fazer o negócio decolar e só restava trabalhar dentro do quarto do bebê que estava por vir. Largar o emprego foi uma decisão difícil.
Comecei o negócio com R$ 10 mil, chamei o Pedro Machado e o Diego Castro, dois amigos de longa data, e assim nasceu a empresa”, explica Raphael Mattos co-fundador da PremiaPão.
Com a sociedade formada, ainda faltava a ideia de “ouro”.
Era preciso atrelar a publicidade em saquinhos a algo atrativo para o consumidor final.
“Após um dia intenso de trabalho em busca por um diferencial entre as franquias de publicidade tradicionais, veio a ideia dos prêmios.
Deu muito certo”, analisa Mattos sobre os sorteios, que são pagos integralmente com verba da franqueadora.
Na prática, a PremiaPão comercializa espaços publicitários em saquinhos de pão.
Os sorteios acontecem uma vez por mês e, para participar, é preciso que o consumidor faça um cadastro no site da empresa – cada saquinho vem com um código promocional.
Os sacos são fornecidos sem custos para as padarias e outros estabelecimentos que queiram utilizá-los.
Em quatro meses de operação, a empresa já contava com quatro unidades.
A função dos franqueados é simples, vender módulos de publicidade para pequenos negócios locais próximos à padaria em questão, por valores a partir de R$500.
“A publicidade neste tipo de mídia é uma ótima maneira de fazer propaganda. É costume nacional tomar café da manhã com pãozinho quente.
Ou seja, muita, mas muita gente mesmo tem contato com o que está escrito nos saquinhos”, explica Mattos.
O modelo de franquia da PremiaPão é home-based, e conta com valor de investimento a partir de R$ 8 mil, que pode variar de acordo com o número de habitantes da região do franqueado.
“Já nascemos com essa proposta. A ideia inicial foi exatamente essa.
Valor baixo com comodidade e flexibilidade para o franqueado.
Talvez esse tenha sido o grande motivo para a PremiaPão entrar em evidência entre as principais franquias de publicidade do país.
É um modelo que vem dando muito certo, pois se encaixa na realidade financeira atual dos brasileiros”, explica.
Em 2017 a empresa faturou R$ 6 milhões.
Para 2018, a previsão é que este número chegue a R$ 10 mi.
A projeção de abertura de unidades é que alcance 360 até o fim do ano.
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