Casal adquire franquia FiChips Food de repasse e reergue negócio
Casal adquire franquia FiChips Food de repasse e reergue negócio

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquia FiChips Food

Casal adquire duas franquias através de repasse, reergue negócio, e fatura 80% a mais que antigos donos

16/11/2023

O casal Cássia Lupo e Alexandre Tofanin Pedroso adquiriu duas unidades da FiChips Food em shopping center em São Bernardo do Campo e Santo André e comemoram o crescimento do mercado food service;
Para eles, planejamento e organização foram estratégias essenciais para levar empreendimentos

Comprar uma franquia de repasse tem muitas vantagens, afinal já é uma unidade em operação, o novo investidor não precisa se preocupar com o ponto, fazer reformas ou realizar a implantação da franquia.

Foi o que fez o casal paulistano Cássia Lupo e Alexandre Tofanin Pedroso, ao investirem na franquia FiChips Food, primeira franquia do Brasil especializada em fast-food com pratos típicos do Reino Unido.

Foi durante um passeio no shopping center em São Paulo, que o casal conheceu a marca.

“Estava acontecendo a inauguração de uma unidade FiChips e tinha um personagem vestido de “Aquiles” (é um guarda real símbolo da marca) circulando pela praça de alimentação.

Ficamos encantados com aquilo, além do cardápio, e resolvemos pesquisar sobre a franquia.

Visitamos feiras de empreendedorismo, e depois tivemos uma reunião com a franqueadora, que foi fundamental para ter essa aproximação com o idealizador do negócio e a equipe de expansão”, relembra Cássia.

 

Repasse

O casal descobriu que o franqueado da unidade São Bernardo Plaza Shopping queria repassar o empreendimento, e após a negociação compraram a operação.

Porém, dias depois, a pandemia pegou todos de surpresa e os shoppings foram um dos mais afetados.

A reinauguração teve que ser adiada e conseguiram abrir o empreendimento somente em agosto de 2020.

Cassia relembra que para superar o momento investiram no delivery.

Por não terem experiência alguma no setor de alimentação, o movimento mais devagar acabou ajudando os novos franqueados a “pegarem o jeito” na nova atividade.

Inclusive, conseguiram superar algumas dificuldades como: compras de produtos, quantidade, frequência, prazos de validade e tempo de venda.

Também o turn-over, próprio do segmento.

Mas quando acertaram o time, tudo ficou muito melhor.

Em 2022 surgiu a oportunidade de adquirirem mais uma loja, dessa vez no Shopping ABC, em Santo André/ SP, também por repasse.

Essa segunda unidade, o faturamento não era dos melhores, e os novos franqueados teriam que reerguer a unidade.

 

Tarefas são divididas

Empreender em casal pode não ser tarefa fácil caso os dois não tenham sintonia no trabalho.

Mas Alexandre e Cássia souberam dividir muito bem as funções para fazer com que os dois empreendimentos dessem certo.

Alexandre é formado em administração e continua trabalhando no mercado financeiro.

Na FiChips ele é responsável pela parte de compras dos insumos, cuida do financeiro como pagamentos e recebimentos; negociação com os shoppings; parcerias, apuração do DRE; gestão do CMV.

Enquanto Cássia, é formada em marketing e possui anos de experiência na área comercial bancária, lida no dia a dia de toda a operação, como gestão de pessoas; elaboração de escalas; solução de conflitos; treinamento; atendimento ao cliente; controle de qualidade; compras de bebidas; marketing digital (redes sociais) apuração de avaliação dos clientes no Google, iFood e também na loja presencial; faz a manutenção de equipamentos.

Além de dividir o tempo nos cuidados com a casa e os filhos, Davi, de 17 anos e Gabriel, de 10 anos.

“É desafiador administrar duas lojas, pois toda a demanda de uma loja fica dobrada, parece que temos filhos gêmeos (risos).

Mas ao mesmo tempo é ótimo, porque conseguimos melhores condições de compras em maiores volumes, e dividimos entre elas.

Troca de boas práticas, gerente compartilhado, e principalmente quando o faturamento de uma num determinado dia não vai tão bem, a outra compensa”, afirma Cássia.

 

Saber escolher o seu gerente

Para quem trabalha com o segmento de alimentação é essencial contar com um gerente, esse profissional é responsável por acompanhar o andamento da cozinha, bem como ter um relacionamento mais próximo com os clientes.

Inclusive, saber contratar um bom gerente ainda é uma das maiores dores enfrentadas pelo segmento.

Sem poderem estar o tempo todo nas lojas, o casal conta que a gerente da unidade de São Bernardo do Campo visita uma vez por semana a loja de Santo André.

“É um funcionário sênior no ABC que faz esse papel de cuidar quando não estamos.

Esse trabalho é extremamente importante para alguém segurar os problemas e tentar resolvê-los antes de chegar em nós.

Considerando que não dá para centralizar tudo.

Além disso, trata-se de uma profissional que tem que ser muito responsável, pelas demais pessoas e pelo bom andamento do trabalho”, enfatiza a franqueada.

 

Crescimento das unidades

A FiChips Food tem como carro-chefe o fish and chips, peixe empanado com batata frita, e também conta no cardápio o Fish and Onion, Fichips Salad, o famoso London Burguer, Fichips Potato, o delicioso escondidinho Inglês Shepherd’s Pie e como sobremesa, o churros europeu e a Banoffe.

No caso das unidades em shopping também há os pratos executivos que são servidos no almoço, e é muito bem aceito nas unidades de Santo André e São Bernardo do Campo.

Cássia revela que desde que assumiram as unidades tiveram um crescimento de 80% no faturamento mensal, com a presença média de 2 mil clientes por mês.

O próprio ticket-médio melhorou em 50% desde quando assumiram os negócios.

O investimento ainda não foi recuperado, porém, os franqueados acreditam que muito em breve conseguirão ter o retorno do dinheiro investido.

“O mercado de food service é muito concorrido, dinâmico, principalmente nas praças de alimentação de shoppings, onde estão presentes grandes e conhecidas marcas.

E por incrível que pareça, aí onde existe uma ameaça existe também a oportunidade.

Porque estamos ali, onde os mesmos clientes que fazem filas em alguns restaurantes estão vendo a Fichips, e aos poucos vêm conhecer e então, cabe a nós fidelizar através de pratos muito bem preparados e um atendimento diferenciado e exemplar”, observa Cássia.

A empresária ainda reflete que a vida de empreendedor é repleta de desafios, e que é preciso ter versatilidade para atuar em todas as áreas de uma empresa: operacional, comercial, financeiro, recursos humanos, atendimento a clientes, qualidade, inovação, sustentabilidade, marketing, e muito mais!

“O suporte da franqueadora também faz toda diferença, mas cabe ao franqueado ter organização, dedicação e métodos para fazer a franquia andar e prosperar.

Acredito plenamente que quando executamos qualquer atividade com amor e respeito ao próximo, tudo dá certo”, finaliza.

 

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!

 

Fonte: Fatos&Ideias Comunicação