Serviços em Geral e Digitais, Lazer, Turismo, Saúde, Beleza, Moda, Alimentação e Educação são os destaques, de acordo com especialistas
Passada a fase mais intensa e desafiadora da pandemia em que os empreendedores demonstraram muita resiliência para seguir com seus negócios, o momento atual traz uma retomada ainda maior para alguns segmentos específicos, de acordo com especialistas do setor.
As principais tendências de crescimento dizem respeito ao consumo de bens e serviços que ficaram parados durante o tempo de isolamento social e novos costumes que surgiram durante a pandemia.
Assim, os segmentos que devem “bombar” com o retorno presencial são turismo, lazer, eventos, saúde, alimentação fora de casa e lojas de vestuário e calçados e os serviços digitais de saúde, beleza e educação.
Os dados e pesquisas feitas pelos especialistas da Associação Brasileira de Franchising (ABF) analisando todo o desempenho do setor em 2021 e o primeiro trimestre de 2022 demonstram essa tendência positiva com números.
O setor teve faturamento de R$ 185 bilhões em 2021, superando as perdas de 2020 e crescendo 10,7% em 2021.
Já os primeiros meses de 2022 indicam que as redes de franquia seguem em recuperação no primeiro trimestre, com crescimento de 8,8%.
De acordo com Eder Max, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo), as áreas do comércio em geral e serviços têm apresentado mais força na retomada.
“A prestação de serviço, principalmente os que possam ser executados de forma remota, já tem se destacado e mostrado grande crescimento, afinal o mundo se tornou muito mais digital que antes da pandemia”, afirma ele.
O setor de Alimentação também teve grande recuperação, segundo o consultor, assim como o e-commerce, que já vem crescendo há alguns anos e foi fundamental para a sobrevivência de muitas empresas durante o período de pandemia.
“Os Marketplaces têm destaque e foram muito mais popularizados durante o período pandêmico. Agora, com a recuperação, muitos empreendedores já têm dedicado tempo e recurso para a criação de lojas virtuais fora dos Marketplaces”, explica Max, do Sebrae-SP.
Ele também cita academias como um ramo em crescimento.
“Boa parte da população voltou a cuidar ou vai começar a cuidar da saúde, principalmente pós-covid, essa cadeia de valor tende a crescer de forma exponencial. Destaco ainda o aumento de serviços de profissionais que são especialistas em recuperação cardíaca, pulmonar etc”, completa.
Nadia Nogueira, palestrante e consultora, sócia-fundadora da Acasa Gestão e Franquias, também cita o setor de serviços e os ramos ligados à tecnologia como os segmentos que devem bombar na retomada por conta de dois motivos principais: atividades que ficaram paralisadas devido ao isolamento social para aplacar o contágio da Covid-19 e serviços criados para suprir as necessidades do período.
“No primeiro grupo (atividades atingidas pelo isolamento social) encontramos empresas voltadas para o turismo, lazer, eventos, saúde, alimentação fora do lar e lojas de varejo nos shopping centers, especialmente vestuário e calçados.
No segundo (novos hábitos) identificamos empresas que se preocupam com sustentabilidade e economia circular, que oferecem produtos e serviços digitais, de saúde, beleza e educação”, exemplifica ela.
“Mas é preciso atenção quando falamos em crescimento. Para alguns deles, que foram extremamente impactos devido ao isolamento social e que não conseguiram oferecer formas alternativas de consumo para seus clientes, o momento é de retomada gradual até chegar aos resultados que tinham até 2019”, pondera a especialista.
Recuperação de um tempo perdido criando novas oportunidades
Entre os motivos para que esses segmentos ganhem destaque na retomada, estão a transformação tecnológica, digitalização de processos e demanda reprimida por produtos e serviços suspensos no auge da pandemia.
“A digitalização e preocupação com saúde estão entre os principais motivos e, com certeza, a mudança de comportamento do comprador. Temos muito mais tendência a comprar online hoje em dia do que há 2 anos.
Isso não voltará como era antes, esse comportamento veio para ficar”, explica o consultor do Sebrae, Eder Max.
Em complemento às razões para o crescimento desses segmentos, também está a uma procura maior da população por convivência, diversão e por produtos e serviços que deixaram de consumir no auge da pandemia, analisa Nadia Nogueira, palestrante e consultora.
“Um bom exemplo é a matéria publicada pela revista Veja, com base em uma pesquisa realizada pelo banco Credit Suisse, que apontou o crescimento acima de 100% para vestuário e calçados com a reabertura dos shoppings.
Uma das razões para isso é a volta ao trabalho presencial e aos eventos sociais, o que tem estimulado a compra desses itens em comparação com outros que cresceram nos dois últimos anos, como casa e construção e eletroeletrônicos”, cita ela.
“A segurança para a volta ao consumo regular de serviços ligados à saúde e bem-estar e a volta das aulas presenciais também vão impactar positivamente a procura por esses serviços”, completa Nadia Nogueira.
Dificuldades superadas e retomada
Depois de um forte impacto nas atividades da rede, exigindo medidas rápidas dos envolvidos para acelerar processos para vendas online, Rogério Pelegrino, gerente comercial da Mahogany, marca de cosméticos, conta que os aprendizados tornaram todos mais fortes para os próximos desafios.
“A pandemia nos pegou de surpresa, não esperávamos que a situação chegasse ao extremo como chegou e nos deparamos com 100% das nossas lojas fechadas, vendo a receita despencar em questão de duas semanas”, conta ele.
De acordo com o executivo, foi necessário agir rápido, criar planos de ações, novos processos e rotinas foram elaborados.
“A área de TI teve um papel importante na aceleração do processo das vendas virtuais. Após a retomada, com as lojas abertas, houve reflexo imediato no resultado das vendas e o digital perdeu um pouco de força, mas tem uma share importante para o resultado das operações.
O omnichannel vem conquistando cada vez mais relevância em nosso negócio”, conta ele.
Após enfrentar dificuldades semelhantes, a marca Capodarte, de acessórios e sapatos, também é um exemplo de retomada de crescimento, com projeção de um aumento de 28% em número de lojas em 2022 em comparação com 2021.
De acordo com Karina Melato, Head Nacional de franquias da marca, parte dessa retomada se deve ao relacionamento próximo e participativo com os franqueados.
Nesse ínterim, a marca recebeu o Selo de Excelência em Pesquisa da ABF.
“Isso nos motiva a ir mais longe, fortalecer o nosso modelo de negócio e nos aproximar cada vez mais para que possamos dar toda a estrutura necessária para bom desenvolvimento da franquia”, afirma ela.
Confira agora algumas oportunidades de negócio:
Franquia Encontre Sua Viagem
Rede de franquias de viagens que faz parte do grupo Encontre sua Franquia que oferece baixo investimento e dois tipos de negócio: loja física e home office. SAIBA MAIS
Retomada no setor de franquias — Hyperlocal
Somos uma plataforma com soluções integradas para atender salões de beleza, clínicas de estética e outros que conta com agendamento online. Leve este hypernegócio para sua cidade. SAIBA MAIS
Franquias culinárias — Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar. SAIBA MAIS
Franquias de agências de viagens — Clube Turismo
A Clube Turismo é uma das maiores e mais premiadas agências de viagens do Brasil.
Faça do seu sonho, seu negócio. SAIBA MAIS
Empreendedorismo após crise — LedseLeds
A Ledseleds é a primeira franquia especializada em leds e lustres do Brasil com uma linha completa de soluções de iluminação residencial, industrial, comercial e decoração. SAIBA MAIS
Retomada no setor de franquias – Mr. Kids
A Mr. Kids é a franquia de vendas de produtos infantis através de vending machines que mais cresce.
A instalação dos equipamentos é negociada pela rede e pelo franqueado em supermercados e shoppings. SAIBA MAIS
Franquia Guia-se
Agência de marketing digital home based.
Nossos franqueados comercializam serviços de marketing digital para que as empresas possam melhorar os seus resultados com a Internet. SAIBA MAIS
Franquia de colchões — Sleep House
A Sleep House Colchões, é a maior rede Multimarcas Internacionais em venda de colchões e acessórios da América Latina e faz parte do Grupo Pikolin, líder na Europa e presente em 25 países. SAIBA MAIS
Empreender pós crise — Alergoshop
Desde 1993 desenvolvemos para produtos para o bem-estar e prevenção de pessoas com alergias: cosméticos, saneantes, produtos anti-ácaros, semi-jóias, repelentes etc. SAIBA MAIS
Retomada no setor franquias — Casa do Construtor
A Casa do Construtor, rede de franquias para construção civil e pioneira no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte direcionados à construção civil, está há 25 anos no mercado. SAIBA MAIS
Franquia Meus Cílios
Rede de franquias de embelezamento. Oferecemos design de sobrancelhas, alongamento de unhas, bronzeamento e muito mais. Temos três opções de investimento. SAIBA MAIS
Franquias de casa e construção — Tintas MC
Loja especializada em comércio de tintas e demais acessórios e complementos para pintura e acabamento.
Hoje a maior rede de lojas de tintas no Brasil. Saiba mais
Franquias de escolas de idiomas — Wizard by Pearson
A franquia Wizard é a rede de escolas de idiomas que mais cresce em seu segmento, ultrapassando a marca de 1200 franquias em todo país. SAIBA MAIS
Empreendedorismo após crise — Portal da Cidade
O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, de forma inovadora, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes. SAIBA MAIS
Franquias de publicidade — Premiapão
Invista em um negócio validado, lucrativo e com franquias em todo o Brasil.
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Franquias Cepillaser
Seja um empresário no ramo de estética, saúde e bem estar com a franquia CepilLaser, rede que oferece uma das melhores estruturas do mercado. SAIBA MAIS
Franquia de sorvetes — Kekala
Já pensou em investir em um negócio diferenciado? Conheça agora a franquia Kekala, a primeira marca do mundo em que você personaliza o seu picolé! SAIBA MAIS
Franquia Acqua Aroma
A Acqua Aroma é uma marca especializada no desenvolvimento de soluções olfativas para perfumar e decorar ambientes. Sempre inovando, desenvolve produtos de perfumaria fina para agradar diferentes gostos e perfis. SAIBA MAIS
Franquia Expense Reduction
Somos uma consultoria global especializada em eficiência operacional e otimização de custos.
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Franquia Rosa Make
Maquiagem é um produto que nunca sai de moda. A franquia Rosa Make tem produtos com preços acessíveis e de qualidade sendo 95% da loja é preço único. SAIBA MAIS
Retomada no setor de franquias — Mercadótica
A Óticas Mercadótica é uma empresa baiana que atua no ramo de saúde visual e é referência em qualidade e atendimento. SAIBA MAIS
Franquias em quiosque — Sense Spa Express
A primeira franquia do Brasil especializada em massagens relaxantes e terapêuticas, e, que combina técnicas manuais exclusivas com poltronas de massagem de última geração, além de produtos exclusivos. SAIBA MAIS
Franquia de energia solar — Ecopower
Rede de franquias que atende ao segmento de energias renováveis, especializada em projetos de sistemas de energia solar fotovoltaica. São mais de 20.000 projetos de sucesso espalhados por todo Brasil. SAIBA MAIS
Franquia Space W
SpaceW é uma consultoria proporciona serviços que reduzem custos, aumentam receita, garantem segurança e competitividade no ambiente empresarial, visando o desenvolvimento sustentável do mercado, focado no empreendedorismo feminino. SAIBA MAIS
Franquia Pilão Professional
Rede de franquias de máquinas de café e bebidas quentes fora do lar. Um grande negócio com baixo investimento. SAIBA MAIS
Franquia de lanchonete temática — Mundo Animal
Invista em um negócio diferenciado que está fazendo sucesso de norte a sul do País, que está em ampla expansão: lanchonete temática inspirada na selva. SAIBA MAIS
Franquia de pescados — Capitano
A Capitano é a distribuidora de pescados criada por quem trabalha há 40 anos no mercado brasileiro e internacional. Leve uma franquia do mar para sua cidade. SAIBA MAIS
Franquia Empório Mineiro Cheirin Bão
Empório e cafeteria em um único lugar. Muito mais do que cafeteria de cafés especiais nos tornamos especialistas em proporcionar momentos únicos e criar boas memórias e aromas que remetem as melhores lembranças da nossa vida. SAIBA MAIS
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