Com um novo olhar para a Odontologia, franquia otimiza gestão e multiplica resultados de clínicas odontológicas sendo destaque nacional
19/08/2022 | Publieditorial
Franqueados da OCXO Franchising já quadruplicaram seus rendimentos em pouco tempo de atuação
O ambiente de negócios atual é muito dinâmico e quem não conta com processos de gestão bem estruturados dificilmente consegue vencer os desafios que fazem parte da atividade empreendedora.
O mercado da Odontologia não está isento dessa deficiência, por isso, muitas clínicas sofrem com um faturamento baixo e com dificuldades na expansão da carteira de clientes.
Há mais de 10 anos, Felipe Didó já tinha essa visão – bastante ousada por sinal.
Ainda na faculdade de Odontologia, ele entendia que mesmo as cidades menores mereciam contar com centros odontológicos de excelência, com um formato de gestão à frente do seu tempo.
Os recursos estavam escassos, ainda assim, ele decidiu insistir na ideia: fez um financiamento bancário e abriu uma clínica com três cadeiras odontológicas em Ampére, no Sudoeste do Paraná.
Assim, nascia a Odontosol, que, mais tarde, ganharia o nome de OCXO.
O modelo foi se espalhando pelo Sudoeste, com clínicas próprias da marca.
Com o tempo, os passos precisavam ser ainda mais largos.
Aliado aos dentistas Caroline Wendramin, Carlos Barzotto e Saionara Barzotto, ele ingressou no mercado de franquias, com a OCXO Franchising Implantes e Face.
“Enfrentamos até mesmo a descrença de colegas de profissão, mas conseguimos demonstrar que nosso método inovador era capaz de trazer a modernidade que o setor precisava, sem esquecer o atendimento humanizado aos pacientes e os resultados exponenciais aos franqueados, tudo com um conceito premium”, expõe Felipe.
Já são sete franquias em funcionamento, no Paraná e em Santa Catarina, e outras oito vão começar a atuar ainda neste segundo semestre deste ano.
A expansão já chegou a outros estados e ao Distrito Federal. É um tipo de negócio que abraça diversos perfis.
Os próprios sócios, Saionara e Carlos, testaram a fórmula em sua clínica, em Cascavel, Oeste do Paraná, mudando a bandeira para OCXO Implantes, após mais de 20 anos atuando na área.
“Quando conhecemos a nova metodologia da OCXO, ganhamos mais tempo e liberdade financeira! Quadruplicamos os nossos ganhos e com isso aprendemos a ser empreendedores na Odontologia”, declara Carlos.
“Estávamos desanimados, querendo inclusive deixar de atender em consultório. Mas a OCXO nos trouxe fôlego para viver um novo momento na profissão. Conhecemos um novo modelo de franquia, com um serviço de excelência e preço acessível aos pacientes”, complementa Saionara.
A franquia também chama a atenção de profissionais mais jovens, com menos experiência no mercado, mas atentos às inovações e a necessidade de se atualizar constantemente.
A dentista Larissa Bortolini abriu a sua primeira clínica exibindo com orgulho o nome OCXO, em Realeza, sudoeste paranaense.
“A disponibilidade, o acesso, o suporte, a acessibilidade, é tudo muito cuidadoso com os franqueados. É muito satisfatório aproveitar cada treinamento, cada oportunidade que eles oferecem.
É uma transformação, foi um divisor de águas na questão profissional, na relação com os pacientes, e também enquanto gestora, administradora do meu negócio”, detalha.
O modelo em números
Com um investimento a partir de R$ 428 mil, já é possível contar com a OCXO Implantes.
As franqueadas têm um faturamento médio de R$ 250 mil, mas há unidades que já alcançam os R$ 500 mil/mês.
A projeção é de um faturamento anual de R$ 3 milhões, com lucratividade de 20% a 30%, percentual acima do mercado em geral.
No caso da OCXO Face, o investimento deve ser a partir de R$ 120 mil, faturamento médio de R$ 90 mil, com a mesma lucratividade: 20 a 30%.
O valor investido tem retorno previsto entre 8 e 18 meses, mas alguns franqueados já recuperaram os recursos em um espaço ainda mais curto de tempo.
OCXO – A metodologia
Todos os processos da franqueadora estão organizados em uma metodologia que dá independência ao franqueado.
A OCXO incentiva que o parceiro seja um gestor de negócio, em um formato inexistente no mercado de saúde.
“A ideia é que o profissional franqueado foque na administração do negócio, na qualidade dos atendimentos e na garantia dos padrões da franquia, para que os resultados possam ser colhidos.
Ele também pode atender em consultório, mas tem a visão mais global da clínica e dos profissionais que nela atendem”, explica Felipe.
Para oportunizar aos franqueados os ganhos projetados, há um apoio legítimo para o crescimento de quem acredita na ideia.
O OCXO CSC (Central de Serviços Corporativos Compartilhados) presta serviços para os franqueados, permitindo que eles foquem no dia a dia na operação da franquia, deixando questões como gestão, treinamentos, marketing, comercial e cultura com um grupo de pessoas especializadas e com centralização estratégica.
Os treinamentos são oferecidos pela OCXO Academy, com formações contínuas em diversas áreas aos profissionais, tanto presenciais quanto online. Uma agência própria da franqueadora é responsável pela criação de materiais e captação de leads.
“Entendemos que, dessa forma, munimos o nosso franqueado com todos os subsídios para que ele possa multiplicar o seu faturamento e entre para a vanguarda da Odontologia”, relata Felipe.