Franquias grandes e poderosas: as maiores redes do franchising

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Franquias grandes e poderosas: como investir nas maiores franquias do Brasil

10/02/2023

Faça o seguinte exercício: quando você pensa em franquias, quais as primeiras marcas que surgem na sua cabeça? Provavelmente você pensou nas franquias grandes e poderosas

Ou seja, aquelas que têm diversas unidades espalhadas pelo País e que todo mundo conhece.

Alguns exemplos são o McDonald’s, O Boticário, Cacau Show e Subway.

Essas marcas criaram um negócio de sucesso e, por meio do franchising, conseguiram repassar a “receita do bolo” para outros empreendedores.

Dessa forma, foi possível crescer e conquistar clientes por diversas cidades brasileiras.

Investir em franquias grandes e poderosas tem muitos benefícios.

O primeiro é fazer parte de um sistema que está em crescimento constante.

Segundo dados prévios da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um crescimento de 6,9% em faturamento em 2019.

Outro benefício é ter uma marca forte no mercado, o que ajuda a atrair clientes.

Todos os anos, a ABF divulga uma lista das franquias com mais unidades no Brasil.

Abaixo você confere as Top 5 maiores redes do País:

Posição em 2022 Marca
CACAU SHOW
O BOTICÁRIO
MCDONALD´S
ORTOBOM
ODONTOCOMPANY

Falamos com as maiores redes do País, que, além de destacarem o perfil do franqueado, também comentam a importância de estar na lista das maiores da ABF.

Confira!

Franquias Grandes e Poderosas: MCDONALD’S

“Estar entre as maiores franquias do Brasil significa muito para nós e demonstra que temos um papel relevante entre os Franqueados, sendo uma marca segura, que passa credibilidade e confiança para que eles possam trabalhar com tranquilidade.

Isso também demonstra nossa relevância perante a sociedade.

Somos um dos maiores empregadores de jovens do país, muitos deles em seu primeiro emprego, e atendemos diariamente cerca de dois milhões de clientes em todo o Brasil.

Ao mesmo tempo que é uma grande responsabilidade, representa uma ótima oportunidade de impactar positivamente a comunidade.

Buscamos isso por meio da nossa ‘Escala Para o Bem’, que visa utilizar a força da companhia para gerar impactos positivos à sociedade.

O sucesso da marca é um reflexo da preocupação do McDonald’s em entender as demandas, hábitos de consumo e a sociedade brasileira nesses 41 anos de operações que temos no país.

Sempre investimos no Brasil como um mercado prioritário e os resultados disso são o crescimento constante que registramos e a solidez no setor, seja com parceiros, seja com o cliente.

Para ser Franqueado do McDonald’s, tem que ter ‘ketchup na veia’, tem que haver sinergia de valores entre a pessoa e a empresa.

É necessário entender que o trabalho principal é lidar com gente, clientes e colaboradores, além de ter um espírito de empreendedor e mão na massa.

Temos um departamento exclusivo para o contato com os Franqueados, além de um comitê, pelo qual eles sempre participam das estratégias da companhia.

Além disso, os Franqueados contam com todo o apoio e expertise do sistema McDonald’s, incluindo os parceiros da rede e o suporte operacional de Treinamento, Administrativo e Marketing, por exemplo.

Importante sempre destacar que, para o McDonald’s, todos os restaurantes são iguais, não tem tratamento diferenciado entre restaurantes próprios ou de franqueados, todos têm as mesmas ferramentas e suporte à disposição.”

Dorival Oliveira, VP de Franquias da Arcos Dorados no Brasil.

 

Franquia Am/Pm e Jet Oil

“Ter duas marcas de franquias Ipiranga no ranking das maiores do Brasil é uma sinalização muito positiva, ainda mais considerando que são duas marcas que operam em diferentes segmentos de mercado.

Esse resultado nos alegra muito e confirma o nosso sucesso em dois segmentos: lojas de conveniência, com as unidades am/pm; e serviços automotivos, com o Jet Oil.

Para nós é um sinal de que as nossas decisões apoiadas pelos pilares de conveniência, eficiência e qualidade são fatores decisivos para o consumidor brasileiro.

A nossa estratégia de ‘Posto Completo’ tem funcionado muito bem.

Desenvolvemos um pacote de oferta robusto para um consumidor cada vez mais em movimento e com menos tempo, apoiado por um programa de comunicação de marketing agressivo e em sintonia com este consumidor.

O DNA de pioneirismo e inovação da Ipiranga acolhido pelo alto grau de confiança do consumidor nos coloca sempre à frente da concorrência e alinhados com as tendências e rápido processo de transformação do comportamento de compra do consumidor.

Um exemplo mais recente é o lançamento da nova am/pm em fevereiro de 2020.

Sem dúvida, este novo conceito nos coloca em um patamar acima do mercado de conveniência do Brasil.

A Ipiranga busca, tanto para am/pm quanto para o Jet Oil, um candidato que tenha disponibilidade de tempo para se dedicar ao negócio, possuir afinidade com o segmento de mercado que irá se inserir, ser comprometido com o sucesso e com a execução dos padrões operacionais estabelecidos pela franqueadora.”

Marcello Farrel, diretor da am/pm

“O Jet Oil prioriza o atendimento ao cliente a partir da construção de uma relação de confiança, que é a base do propósito do negócio.

O foco para a jornada do nosso consumidor é um atendimento de excelência, para ele e para seu carro, com uma oferta adequada e justa.

O serviço que se faz no carro é somente de fato o necessário e conforme recomenda a montadora do veículo.

Dessa forma, o cliente tem segurança de que está recebendo somente os procedimentos e serviços necessários.

Todo esse trabalho só é possível com o uso de novas tecnologias, que tornam essa experiência mais rápida, segura e eficiente.

Os pontos de atendimento são equipados com nosso sistema que reconhece mais de 30 mil modelos de veículos, com indicações de quais tipos de óleo lubrificante e demais produtos devem ser utilizados de acordo com o manual do fabricante.

Além disso, o formato do Jet Oil é diferenciado no mercado e nossas unidades são adaptáveis aos diferentes modelos de Postos de Combustíveis da Rede Ipiranga, tornando-se um modelo de franquia que atende aos mais variados perfis de franqueados.

A parada no Jet Oil é ainda mais conveniente, por ser localizado no Posto Ipiranga, o cliente pode aproveitar e fazer checagem quando for abastecer ou fazer compras na am/pm.”

Eduardo Tardin, gerente da Jet Oil

 

Franquia CACAU SHOW

“Estar entre as maiores franquias do Brasil é uma realização importante, muito gratificante para todos os envolvidos em nossa rede.

Traz também a responsabilidade da marca perante os stakeholders, mas sem dúvida alguma é motivo de muito orgulho estarmos cada vez mais perto de nosso cliente por meio da capilaridade da marca.

Somos uma rede muito consolidada e madura.

Existe em nossa franquia muita segurança e solidez para nosso franqueado, afinal, são mais de 30 anos de indústria e mais de 15 anos como franqueadores.

Temos um negócio de ótima relação entre investimento e retorno, marca muito forte e praticamente somos sinônimo de ovos de Páscoa na época mais forte para chocolates.

No segmento de panetones cobertos e recheados, somos líderes de mercado.

Nosso franqueado tem possibilidade de realizar faturamento além do ponto de venda, ou seja, pode captar equipe de venda direta, revendedoras, e a chamada venda corporativa, que consiste em instalar estandes de venda em empresas nas épocas mais propícias para presente.

Além de tudo isso, existe marketing estruturado, apoio de consultoria de campo com foco em otimização de resultados, comunicação muito próxima com nossa rede, sendo um dos principais canais de comunicação o nosso Conselho de Franqueados.

Antes mesmo de avaliar o capital disponível, procuramos compreender se a pessoa que deseja ser nossa parceira, nosso franqueado, possui afinidade com a cultura da Cacau Show.

Valorizamos muito a capacidade do empreendedor em atuar presencialmente no negócio, em gostar de atuar no atendimento, gostar de pessoas.

Temos um modelo de negócio que oferece possibilidades que vão muito além da venda no balcão, por exemplo, formar carteira de venda direta e vendas corporativas, em empresas.

Ou seja, uma pessoa empreendedora ativa pode alcançar todo o potencial que o negócio oferece.

Além disso, possuir o capital disponível para iniciar o negócio é fundamental.

Temos muito orgulho de nossa história e dos parceiros que nos fizeram chegar até aqui, com a consciência que ainda há muito por acontecer.

Seja pelo espaço que ainda existe, temos pesquisas que nos levam a entender espaço para pelo menos mais 2.000 pontos de venda, seja pela perenidade do negócio e outros, mas principalmente por ajudar a fomentar o empreendedorismo no Brasil através do franchising!”

Arlan Roque, Gerente de Expansão

 

Franquias Grandes e Poderosas: SUBWAY

“Estar entre as maiores franquias do Brasil é muito gratificante.

Temos hoje 1.864 restaurantes no país, atendendo mais de 80 milhões de clientes por ano e entregando mais de 104 milhões de sanduíches.

Ficamos muito orgulhosos em ser a maior rede de franquias do mundo e a América Latina certamente representa um dos mercados com maior nível de crescimento.

A SUBWAY® oferece aos consumidores uma maneira fácil de ter uma refeição equilibrada todos os dias.

Transformamos o momento da refeição em uma experiência diferente graças às suas opções de personalização, praticidade de suas apresentações e ótima relação preço-qualidade.

Promovemos e apoiamos a produtividade de cada restaurante, o trabalho em equipe e a construção de relacionamentos baseados no serviço e atenção para nossos parceiros comerciais, colaboradores e clientes.

Além disso, reconhecemos a importância de oferecer produtos de qualidade, um excelente serviço e a melhor experiência de sabor e frescor.

A SUBWAY® é uma excelente oportunidade para aqueles que procuram formar seus próprios negócios e abrir vagas de emprego em suas comunidades.

Hoje, os membros da comunidade de franquias SUBWAY® são empresários ativos que unem forças para replicar um modelo comercial bem-sucedido em diferentes locais.

Para a SUBWAY® é muito importante dar aos empresários as ferramentas e os conhecimentos necessários para operar um restaurante com sucesso, por isso há escritórios da marca em cada região que fornecem orientação para os franqueados.”

Gabriel Ferrari, Diretor de Marketing da Subway Brasil

 

Franquia ACQIO

“Conquistar o 6º lugar no ranking da ABF resultado do nosso trabalho diário para transformar vidas e trazer mais pessoas para construir seu caminho de sucesso, é trazer a massa para perto dos negócios e desenvolver as pessoas, com uma empresa humana e que tem como valor o compartilhamento de resultados.

Esse reconhecimento valoriza nossa marca diretamente, pois valida a aprovação dos nossos franqueados perante o mercado e cria um dos nossos principais diferenciais.

O segredo de sucesso é a nossa transparência e o nosso pilar ganha-ganha.

Com transparência nos negócios conseguimos fazer com que todas as pontas envolvidas evoluam e atinjam os seus resultados esperados, e muitas vezes superem esses resultados.

Procuramos para ser nossos franqueados pessoas que querem mudar suas histórias de vida.

Que querem fazer a economia do Brasil girar junto conosco, levando acesso e meios de pagamentos para os lugares remotos e desassistidos pelos demais.

Pessoas com vontade de evoluir lado a lado conosco e com o espírito empreendedor inovador.

Além disso, pessoas que procuram micro franquias com baixo investimento inicial e grande potencial de retorno.

Estar entre as maiores franquias do Brasil é um a honra e nos deixa muito felizes, pois evidencia que estamos trilhando o caminho que sempre sonhamos em andar: ao lado dos nossos preciosos franqueados.

Deixando explícito que quem tem vontade de fazer pode sempre contar com a gente.

Além disso, acreditamos que conquistar essa posição impacta na confiança que os nossos franqueados de base, os prospects e o nosso time interno podem depositar em nós.

O selo reflete a nossa busca incessante em melhorias para que toda a nossa cadeia se beneficie.”

Robson Campos, CEO da Acqio

 

Franquias Grandes e Poderosas: LUBRAX+

“Estar pelo terceiro ano consecutivo no TOP 10 das maiores franquias do Brasil representa maior força para a marca e para a rede das franquias, além do ganho de escala em negociações com fornecedores e parceiros comerciais.

A BR possui a maior rede de postos do país e isso precisa se refletir também nos centros de troca de óleo e serviços automotivos, ampliando nossa presença e capilaridade.

Buscamos sempre elevar e aperfeiçoar os padrões de serviços e atendimento ofertados aos franqueados e ao consumidor.

Oferecemos marcas e produtos de qualidade reconhecida, a linha completa de produtos Lubrax, produzidos pela BR, e também produtos de parceiros comerciais da franquia, agregando outros itens de manutenção do veículo ao serviço da troca de óleo, por meio do check-up gratuito.

E, além de atender ao consumidor com os melhores produtos e o melhor serviço, o Lubrax+ é uma franquia sempre com foco em entregar os resultados esperados pelo franqueado.

O nosso franqueado deve identificar-se com o conceito e estratégia do negócio, conhecer as necessidades do seu público e possuir perfil comercial e de gestão.

Ele deve acompanhar de perto os resultados da sua unidade e as oportunidades com os demais negócios do posto.

Neste ano de 2020, a franquia Lubrax+ está completando 10 anos e estamos preparando um calendário promocional com novidades. Aguardem!

Mais do que o serviço rápido de troca de óleo, as franquias Lubrax+ oferecem um atendimento personalizado por meio de sistema próprio para recomendação de produtos da linha Lubrax e de diversas outras aplicações dos veículos, com verificação gratuita de 18 itens de manutenção.

A franquia Lubrax+ está entre as 10 maiores do Brasil e temos total confiança no nosso potencial para ampliarmos a presença e a capilaridade da rede”.

Leonardo Burgos – Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da BR Distribuidora

 

Franquias Grandes e Poderosas: KUMON

“Estar entre as maiores franquias é motivo de grande alegria e satisfação para todos os envolvidos com este trabalho, franqueados, alunos e pais, colaboradores e fornecedores, pois esse resultado é a soma do trabalho de todos.

Significa que estamos cumprindo a nossa missão, o propósito da empresa, de levar o método Kumon para mais pessoas e contribuir para a educação no país.

Ao mesmo tempo, é uma grande responsabilidade e seguiremos buscando a melhoria constante do nosso trabalho.

O sucesso da rede é devido a dedicação diária de nossos franqueados e a convicção que têm no método e no potencial ilimitado dos alunos.

O Kumon acredita no desenvolvimento constante de todos ligados ao método de estudo, promovendo o aprimoramento constante de seus colaboradores e franqueados por meio de reuniões, consultorias, treinamentos, capacitações e estudos.

O segredo do Kumon, que tem mais de 4 milhões de alunos no mundo, é oferecer um plano de estudos individualizado à capacidade de cada aluno, desenvolvendo suas habilidades e postura autodidata ao mesmo tempo.

Ao longo dos anos, desde a criação do Método, mantivemos o aprendizado com a simplicidade do papel e lápis, mas sempre atentos às mudanças da sociedade e a influência da tecnologia na vida das pessoas.

O recente lançamento do audiobook reforça esta inovação.

O aplicativo, disponível para os cursos de inglês e japonês, auxilia o aprendizado e desenvolve ainda mais as habilidades de ler, ouvir e repetir os áudios dos estágios, facilitando ainda mais o aprendizado.

Para ser franqueado, exigimos formação superior, não necessariamente da área de educação.

Também é importante ter interesse em trabalhar com crianças e disponibilidade em horário integral.

Para ser franqueado da marca é essencial identificar-se com a área, ter o desejo de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas e identificação com os objetivos do método Kumon de formar pessoas autodidatas, capazes de enfrentar os desafios sozinhas.

Em 2019, o Kumon abriu 156 unidades, totalizando 1.535 franquias no Brasil.

Os estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro são os três com mais unidades hoje.

Atualmente são mais de 170 mil alunos no país que estudam pelo método.

Para 2020 a marca tem a expectativa de abrir mais 140 unidades, de norte a sul do país.

A empresa espera um crescimento de 7% no número de alunos em todas regiões brasileiras, em comparação ao ano passado, e 10% no faturamento.”

Julia Yurika Shiroiwa, gerente de Expansão do Kumon

 

Franquia Grande e Poderosa: CVC BRASIL

“Ter uma franquia da CVC é um ‘porto-seguro’ para quem deseja empreender no turismo.

A marca tem credibilidade de 48 anos atuando neste mercado, é a líder do setor e oferece total apoio aos franqueados.

Além disso, não cobra royalties, taxas de franquia e propaganda, não exige estoque, tem as melhores negociações do mercado devido ao seu volume de vendas.

Ainda oferece apoio operacional e sistemas de vendas e reservas de viagens, além de ferramentas de inteligência para vendas.

A CVC nasceu em 1972, em Santo André, no ABC Paulista, com foco na classe operária, oferecendo viagens de lazer com pacotes rodoviários de um dia para os grêmios das montadoras de automóveis da região, que subsidiavam parte das viagens via seus departamentos sociais.

Desde então, a empresa cresceu e solidificou-se ao investir na própria evolução.

Sempre atenta aos anseios de seus públicos, vem lançando tendência e ampliando sua gama de produtos e serviços turísticos.

Assim, hoje a companhia de viagens é líder na preferência dos consumidores brasileiros, sendo a maior das Américas e entre as 10 maiores no mundo.

A empresa sempre entendeu que para consolidar sua atuação junto ao público consumidor é fundamental inovar.

Tanto que foi a primeira companhia a fretar aviões, a desmistificar os cruzeiros no Brasil, a investir em um novo formato de distribuição de produtos turísticos no varejo, com atendimento em shoppings e hipermercados.

Também esteve na frente ao oferecer o parcelamento de viagens em 10 vezes sem juros e a desenvolver produtos turísticos que cabem no bolso do consumidor.

Mais recentemente, também passou a formatar e a vender programas de intercâmbio para brasileiros, com o intuito de democratizar o acesso do consumidor também a essa modalidade de viagens.

Estas medidas refletem a forte preocupação e o firme comprometimento social da CVC em permitir que os brasileiros tenham, cada vez mais, acesso ao turismo.

Para ser franqueado da CVC, é desejável ter experiência comprovada no ramo de turismo, não ter participação em outro negócio do ramo de turismo a partir do início da vigência do contrato com a CVC.

É preciso se dedicar exclusivamente à sua Franquia CVC, ser responsável pela qualidade no atendimento ao cliente fornecido em sua franquia, conhecer o perfil do cliente da região em que a loja está localizada, tendo, preferencialmente, residência fixa no local.”

Emerson Belan, Diretor Geral da CVC.