Instituto Gourmet projeta 60 novas escolas e mais de R$100 milhões em faturamento para 2021
22/02/2021 | Publieditorial
O Instituto Gourmeté a maior rede de franquias de escolas de gastronomia do Brasil.
Criado em 2014 por Lucilaine Lima, os cursos de culinária oferecidos pela rede têm como foco o ensino profissionalizante para aqueles que desejam ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional na área, seja para atuar em cozinhas de restaurantes, hotéis, buffets ou empreendendo em seu próprio negócio – através de docerias, confeitarias ou cozinha fit.
Logo após a primeira unidade do Instituto Gourmet ser criada, Robson Fejoli, empresário que já possuía anos de experiência no franchising como franqueado de outras redes e também marido de Lucilaine, decidiu apostar no sonho de expandir a rede de escolas de gastronomia por todo o Brasil.
Em 2017, o casal passou a contar com a expertise do também atual sócio da companhia Glaucio Athayde para a expansão do modelo de negócio através de franquias.
Atualmente, a rede conta com mais de 130 franquias comercializadas, e mostrou-se um negócio resiliente durante a pandemia.
Mesmo em um cenário desafiador, em 2020, o Instituto Gourmet apresentou crescimento de 40% em relação a 2019, fruto da rápida adaptação e inovação do modelo de negócio por parte da franqueadora.
A rede criou a “Conexão Gourmet”, uma plataforma 100% online, para que os alunos pudessem estudar e aprender dentro de suas casas, o que acelerou ainda mais o plano de ensino híbrido.
Além disso, o cenário de demissões em massa estimulou que alunos continuassem aprendendo uma nova profissão que possibilitasse a geração de renda da família, principalmente através da venda de produtos por delivery.
Ainda no início de 2020, a rede Instituto Gourmet recebeu investimento do grupo SMZTO, fundo de investimentos especializado em redes de franquias com mais de 2.500 lojas em operação, o que chancelou ainda mais o modelo de negócio.
Tudo isto torna a franquia Instituto Gourmet um business escalável, rentável, com propósito e em um mercado crescente.
Para 2021, a projeção do Instituto Gourmet é a abertura de mais de 60 novas escolas de gastronomia pelo Brasil e um faturamento superior a R$100 milhões.
Franqueados contam suas experiências com o mercado de franquias de escolas de gastronomia.
Luís Cláudio Costa, primeiro franqueado da rede Instituto Gourmet, conta porque apostou nesse modelo de negócio.
“A maior vantagem de se estar em uma franquia de gastronomia é a expertise da franqueadora, em que os sócios já possuem 15 anos de experiência na área da educação, então isso já traz um know-how adquirido.
Juntando a isso, eu já trabalho na área da educação há 7 anos, então tem essa grande vantagem. Além disso, o mercado da gastronomia não para de crescer, e o fato de eu ser o primeiro franqueado é muito gratificante.”
O franqueado Eduardo Tegeler também compartilha o que o atraiu na rede.
“ Eu sempre trabalhei no mercado de franquias. Já passei por várias empresas, era executivo numa grande franqueadora e já fiz consultoria para várias redes de franquias, mas nunca pensei em ser franqueado na minha vida.
Quando eu olhei o Instituto Gourmet, eu falei puxa vida esse negócio é diferente dos outros que eu conheço.
Na área da gastronomia, um modelo de franquia, trabalhando com educação, eu fiquei muito encantado!
E o que despertou isso em mim foi exatamente o Instituto Gourmet.
O sucesso é muito mais garantido quando você trabalha no mercado de franchising, que já vem com um modelo pronto, já foi testado, e a gente sabe como trabalhar.”
Conheça os principais números e diferenciais da franquia Instituto Gourmet:
Taxa de Franquia: R$ 70.000
Investimento Inicial: R$ 260.500
Capital de Giro: R$ 39.000
Faturamento médio mensal após estabilidade: R$ 135.000
Lucratividade média mensal: 25%-35%
Prazo de Retorno médio: 18-24 meses
75% das unidades pertencem a multifranqueados, ou seja, franqueados que possuem mais de uma unidade de franquia da rede
Modelo de negócio adaptado para todos os portes de cidade
Opções de cursos atuais que vão da cozinha fit a confeitaria
Cursos profissionalizantes com foco no encaminhamento ao mercado de trabalho e empreendedorismo.
Acesse aqui outros diferenciais e detalhes da franquia Instituto Gourmet além de depoimentos de franqueados.