Franquia de serviços financeiros, Parça promove a democratização do acesso bancário
10/12/2021 | Publieditorial
Solução proposta pela empresa inclui possibilidade de pagamentos e parcelamentos de contas, consultas de documentos e até solicitação de crédito consignado via FGTS por meio de totens e maquininhas de cartão
Entre agosto de 2020 e o mesmo mês em 2021, mais de 1.600 agências bancárias fecharam no Brasil, de acordo com o balanço dos bancos divulgado no primeiro trimestre deste ano.
Com isso, coisas simples, como pagar contas, tornaram-se complicadas.
E a situação fica ainda mais grave quando percebemos que pelo menos 34 milhões de brasileiros não são assistidos por nenhuma instituição financeira.
Neste cenário surge a Parça Serviços Financeiros, uma fintech que posiciona totens de autoatendimento para facilitar o dia a dia da população que busca por esses serviços.
Instalados em locais essenciais e de grande circulação, como terminais de ônibus, supermercados e shoppings centers populares, os equipamentos servem como terminais em que os usuários conseguem pagar ou parcelar boletos e contas de consumo, tributos municipais, estaduais e federais, consultar CPF e CNPJ, fazer recarga de celular, solicitar crédito consignado ou empréstimo pessoal e realizar a verificação veicular completa para saber se um automóvel vem de leilão ou passou por sinistro, por exemplo.
As operações são realizadas de forma rápida, prática e didática.
“Questões que antes você levaria um dia inteiro para resolver, indo em diferentes lugares, gastando tempo e enfrentando filas, hoje são possíveis de resolver na hora do almoço, em uma pausa do seu dia, de modo simples, rápido e sem burocracia”, diz Antônio Brizoti Junior, Diretor Executivo da Parça.
Mas não é apenas o acesso aos serviços bancários que a rede facilita.
Ciente de que o cenário econômico foi fortemente impactado e muitos brasileiros encontram-se em situação crítica de endividamento, a fintech oferece a possibilidade de parcelar as dívidas em até 12 (doze) vezes no cartão de crédito ou pagá-las à vista no débito.
“A população ganha um respiro em relação às contas”, explica Brizoti.
A marca já soma mais de 200 totens em 22 estados brasileiros.
A expectativa para 2022 é alcançar a marca de 400 terminais posicionados.
Inovação para pequenas cidades
Até agosto de 2021, segundo dados do Banco Central, mais de 40% dos municípios brasileiros não tinham agências bancárias à disposição da população.
E o número de cidades sem qualquer tipo de atendimento presencial ou caixa eletrônico saltou de 377 para 384.
Pensando em oferecer alternativas para quem reside em locais como esses e tem acesso limitado à internet, a fintech Parça Serviços Financeiros desenvolveu uma tecnologia inclusiva para atender cidades de pequeno e médio porte.
Ao disponibilizar a inovação em estabelecimentos comerciais, será possível transformá-los em verdadeiras “casas de serviços financeiros.
Na versão single, comercializada na modalidade de franquia, que inclui um totem para ser posicionado em locais estratégicos de grande circulação, além de quatro SmartPOS que oferecem serviços financeiros da Parça, os clientes podem realizar pagamentos e parcelamentos de contas em até 12x no cartão de crédito, realizar empréstimos, solicitar crédito e outros serviços.
Tudo em um mesmo lugar!
“É uma oportunidade de empreendedorismo que dá ao franqueado a possibilidade de desenvolver o negócio local. Os serviços da Parça vendidos através dos nossos equipamentos, é uma inovação disruptiva que, à medida em que as casas lotéricas e agências bancárias desaparecem, oferece opções práticas e acessíveis para a população ficar em dia com as contas e realizar tantos outros serviços essenciais para a população.
Se os bancos não vão até os clientes, nós iremos!”, explica o diretor executivo da Parça, Antônio Brizoti.
O desenvolvimento comercial regional, o atendimento ao cliente e toda a assistência que o totem exige é de responsabilidade do franqueado que investe na solução como oportunidade de empreender no segmento financeiro.
“O franqueado tem um papel vital na expansão de nossos serviços. Ele não precisa ter um perfil vendedor, mas precisa ter um bom relacionamento onde atua, entender qual a necessidade da cidade e levar soluções. Essa é a essência da Parça: facilitar a vida das pessoas”, finaliza Brizoti.
Franquia Parça – Full
A modalidade Full é uma opção para investidores que querem ter uma rentabilidade maior com apenas uma operação.
O modelo é composto por 4 totens e 1 SmartPOS inclusos na aquisição da franquia e necessita de dois promotores para iniciar a operação.
O território da solução é composto por uma unidade a cada 200 mil habitantes e o franqueado poderá implantar até 200 SmartPOS dentro da sua área de atuação.
Investidores que querem ter uma operação mais reduzida podem optar pela modalidade Light.
O modelo é composto por 2 totens e 1 SmartPOS incluso na aquisição da franquia e necessita apenas de um promotor para iniciar a operação.
O território da franquia é composto por uma unidade a cada 100 mil habitantes e o franqueado poderá implantar até 100 SmartPOS dentro da sua área de atuação.