A culinária oriental sempre despertou o interesse dos brasileiros, seja pela curiosidade de uma alimentação que é diferente da qual estamos acostumados, quanto pela proximidade com que os povos orientais cultivam esse costume desde que desembarcaram como imigrantes por aqui, em meados do século 20.
Essa alimentação demorou a cair no gosto local, porém, pelo menos de uma década para cá, restaurantes voltados à gastronomia japonesa tem ganhado cada vez mais espaço no consumo das pessoas.
Com isso, surgiram também novas e lucrativas oportunidades de negócios, e uma delas é a franquia de restaurante japonês.
Alguns fatores mostram porque esse tipo de negócio tem feito sucesso no Brasil.
Além do preparo de iguarias deliciosas, a maior parte dos pratos que compõem a gastronomia japonesa são montados com ingredientes leves e nutritivos como peixes — ricos em ômega 3 — que auxiliam no aumento dos índices de colesterol bom (HDL) no organismo.
Renato Guimarães, um dos sócios da rede de franquias SushiJapa Chan, ressalta essa atratividade da culinária asiática que tem conquistado muitos adeptos no Brasil.
“Numa sociedade em que cada vez mais as pessoas se preocupam com a saúde, bem estar e a aparência física, a presença de um mix saudável em nosso cardápio contribui bastante para o crescimento do consumo do produto“.
Uma das estratégias adotadas pela rede é focar no crescimento deste mercado saudável, aliando os pratos desenvolvidos na franquia e gerando excelente custo benefício para o consumidor, conseguindo, assim, enfrentar a concorrência e obter bons resultados.
“Somos conhecidos pelo custo benefício.
E o principal fator desse diferencial competitivo se deve à negociação e o alto volume de compras que realizamos junto a fornecedores.
Além disso, temos uma política de fidelização bem atrativa e de âmbito nacional que auxilia muito no retorno de nossos clientes “
Como resultado desse negócio, a SushiJapa, fundada em 2012, atingiu um faturamento de mais de R$ 23 milhões no ano passado.
O número representa um crescimento de 10% sobre a receita obtida em 2017.
Atualmente, a rede possui 18 unidades e prevê chegar até o final deste ano com 28 espaços em operação.
O sócio da rede Paulo Márcio explica a estratégia de expansão da marca no ano de 2019.
“Pretendemos expandir para cidades polos da região Sul, Sudeste e Centro Oeste neste primeiro momento.
Temos parcerias com Instituições de crédito que auxiliam na captação de recursos para o investidor franqueado.”
QUERO FALAR COM A FRANQUIA SUSHIJAPA CHAN
Mercado
Segundo pesquisas realizadas pela Francal Feiras junto a entidades do setor, estima-se que o mercado da gastronomia asiática movimente um quantia significativa de dinheiro no Brasil.
A nível nacional, só os restaurantes e fast foods voltados à culinária oriental faturam, em média, R$ 19 bilhões por ano no País.
Ainda de acordo com o estudo, o tíquete médio dos consumidores atendidos nestes estabelecimentos é de R$ 80 por pessoa.
Diariamente, estima-se que as casas de gastronomia asiática movimentem mais de R$ 36 milhões.
O levantamento apontou, ainda, que existem pelo menos 3 mil estabelecimentos de comida oriental na região da Grande São Paulo, considerando restaurantes exclusivamente asiáticos, temakerias, buffets e espaços que incluem a culinária japonesa e asiática no seu cardápio (mix).
No franchising, as franquias de comida japonesa estão inseridas no segmento de Alimentação.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes que atuam neste setor faturaram R$ 11,6 bilhões no terceiro semestre de 2018. O resultado representa um crescimento de 6,7% frente ao registrado no mesmo período do ano anterior (veja quadro abaixo).
Suporte
Um dos diferenciais da franquia SushiJapa é o serviço de suporte ao franqueado.
De acordo com o sócio da marca, toda atenção é reservada ao investidor que aporta e abre um empreendimento da rede.
Ainda de acordo com a marca, o franqueado passa por um processo de imersão em unidades da rede com o objetivo de assimilar todas as tarefas de gestão que serão adotadas na sua loja e que serão de sua responsabilidade.
“Ele conhece todo o processo, desde a limpeza de pescados, até as melhores práticas de controle financeiro e a análise de indicadores de desempenho.
Durante a preparação do franqueado também é passado o curso de vendas e de gestão de pessoas”.
Outros pontos inclusos no suporte ao franqueado da SushiJapa:
- Consultoria jurídica;
- Assistência na abertura, contratação, treinamento e gestão de loja e dos funcionários;
- Projetos arquitetônicos bem dimensionados utilizando o know how adquirido;
- Equipe da franqueadora composta por profissionais experientes no ramo de franquias e em constante aperfeiçoamento para melhorar ainda mais o suporte;
- Economia em escala em negociações junto a fornecedores;
- Preços diferenciados para materiais gráficos, marketing entre outros;
- Desing da marca disponível para elaboração de peças e materiais de divulgação;
- Sistemas de gestão ERP integrados com intranet de franqueados, comunicação corporativa, relatórios gerenciais;
A franquia
O Sushi Japa Chan iniciou suas operações em Belo Horizonte e tem como meta atuar em todo território nacional, replicando o conhecimento e sucesso obtidos em toda sua trajetória.
O mercado passa por momento interessante e conseguimos aliar um significante aumento do mercado consumidor de culinária oriental à excelência na prestação de serviços e comercialização de produtos.
O Sushi Japa Chan conta com uma equipe profissional e experiente nos ramos tanto alimentício quanto de business, e possui know how para dar o melhor suporte e assistência aos seus franqueados.
Estamos focados em ser referência cada vez mais em culinária oriental e apresentar aos nossos clientes sempre um produto com qualidade superior, utilizando os melhores ingredientes dos melhores fornecedores.
Raio x da franquia
Investimento inicial — a partir de R$ 200.000,00
Royalties — 5% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade — 1% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal — R$ 110.000,00
Prazo de retorno — 18 a 24 meses
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Por Publieditorial