Este é um segmento bastante promissor e também prazeroso de trabalhar, principalmente porque a sua franquia será responsável por, muitas vezes, realizar sonhos.
Afinal, é comum que as pessoas procurem empresas especializadas para organizar uma festa importante e o fim do ciclo na universidade talvez seja a maior delas.
Uma franquia de sucesso do segmento é a VIVA Eventos, que é responsável por promover festas memoráveis de formatura, tudo com o máximo de cuidado para agradar até o mais exigente dos clientes.
Atendendo atualmente a mais de 200 cidades, com 24 franquias em 5 estados do Sudeste e do Sul do Brasil, a VIVA Eventos, originada em Juiz de Fora (MG), é a primeira rede de franquias de festas de formatura do país.
Com gestão financeira inovadora, a empresa traz a atmosfera – e a postura – das startups para dentro de seu modelo de negócios com aposta em metodologias ágeis, baseada no uso da tecnologia, para levar sua expertise em formaturas a todas as regiões brasileiras.
Com o mercado cada vez mais profissionalizado, é preciso dedicação redobrada para entregar festas de excelência.
E é nesse contexto que a VIVA Eventos se destaca por meio da inovação tecnológica.
A empresa foi fundada em 2007 e se tornou referência no ramo. Em 2012, quando se associou à ABF (Associação Brasileira de Franchising), a empresa não identificou nenhum modelo de negócios semelhante no mundo.
De lá para cá a empresa cresce a uma taxa superior a 40% ao ano.
Para garantir a qualidade do serviço prestado por todos os franqueados, a rede tem um setor de inovação voltado para novos produtos e serviços, o VIVA Lab; universidade corporativa focada em treinamentos EAD para aperfeiçoamento dos franqueados e de suas equipes; software próprio de gestão para garantir maior eficiência administrativa e financeira; aplicativo exclusivo para gestão do fundo de formatura pelos formandos; sistema financeiro online próprio para uso do cliente final; setor de qualidade; modelo de festas personalizadas, as Privates VIVA; e portfólio exclusivo de itens de decoração para formaturas.
A capilaridade do modelo VIVA permite que todos os diferenciais e novos produtos sejam rapidamente aderidos por toda a rede e disponibilizado aos clientes.
Segmento de destaque
Nos últimos anos, o País enfrentou alguns problemas econômicos que desaceleraram a economia.
No mercado de eventos, no entanto, a crise passou bem longe, e ele segue firme e forte crescendo e faturando bilhões.
Os dados da Associação Brasileira de Franchising, ABF, também mostram os resultados positivos do segmento de entretenimento e lazer, que englobam as franquias de eventos.
Em 2018, por exemplo, o segmento foi o que mais cresceu em todo o setor, com um aumento de 12,7% em comparação a 2017.
Como é possível ver, o cenário é favorável para os empreendedores que querem investir em uma franquia de eventos.
Mas para o negócio dar certo de verdade, algumas características são imprescindíveis.
A principal delas é o comprometimento.
Isso porque ao investir em uma franquia como a VIVA Eventos, você estará trabalhando diretamente com os sentimentos e expectativas de outras pessoas.
O momento da formatura é especial e planejado nos mínimos detalhes pelos formandos e seus familiares.
Por isso, muitas vezes, a franquia de eventos é contratada anos antes da festa, de forma que seja possível conseguir o melhor valor com os fornecedores.
Ou seja, é uma responsabilidade imensa e tudo tem que sair perfeito no dia!
Quando um evento é um sucesso e supera as expectativas, com certeza as oportunidades de negócio se multiplicam e a franquia se torna ainda mais lucrativa.
Além do comprometimento, para ser um franqueado da VIVA Eventos é importante ter capacidade de liderança, ser animado, simpático e inspirar outras pessoas.
A empresa está em plena expansão nacional e seleciona franqueados em todo o Brasil para garantir presença em todos os estados brasileiros até 2023, alcançando 80 franquias.
O investidor interessado precisará dispor entre R$ 130 e R$ 240 mil.
Este valor engloba taxa de franquia, adequação do ponto comercial, móveis e acessórios, equipamentos eletrônicos, materiais de escritório, marketing, inauguração e capital de giro a partir de R$ 60 mil.