Franquia de estética automotiva tem modelo de negócio que enxuga custos e eleva rentabilidade

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Franquias de serviços automotivos

Franquia de estética automotiva tem modelo de negócio que enxuga custos e eleva rentabilidade

25/02/2019 | Publieditorial

Com um modelo de negócio assertivo e altamente rentável, a franquia de estética automotiva Top Spa Car tem acelerado sua expansão pelo País e deve inaugurar mais dez unidades até o final deste ano. O sucesso é creditado ao enxugamento de custos do franqueado, que fica isento de gastos como água e eletricidade, elevando os resultados no final do mês.

O negócio consiste na adaptação de um moderno lava rápido com serviços de polimento, pintura, enceramento, vitrificação, hidratação de couro e higienização interna à redes de concessionárias, já que esses empreendimentos possuem alta demanda por esse tipo de atividade. Por meio de uma colaboração, a loja de carros assume os custos de locação, água e energia elétrica. Em troca, as revendedoras ficam com 20% a 30% do lucro obtido através das receitas com os serviços oferecidos.

De acordo com a Top Spa Car, esse modelo de negócio aumentou o interesse de empreendedores a investir na marca também por conta da alta probabilidade de crescimento e do retorno do payback. Para a franqueadora, é possível recuperar o investimento a partir do 6º mês de operação, o que no mercado é considerado um período bastante curto.

Atualmente, a rede possui 60 unidades em funcionamento pelo País e está em franca expansão pela região Norte. No Pará, por exemplo, a marca mapeou pontos estratégicos e oportunos para a abertura de novas operações.

Vale lembrar que, com 12 anos de mercado, a Top Spa Car mantém parcerias e está dentro de renomados grupos de concessionárias como Ago (Mercedes-Benz), Autokrakt (BMW), Azurra (FIAT) e Caltabiano (Mini, BMW, Land Rover, Jaguar, Toyota e outras), que exigem rígidos padrões de qualidade antes de estabelecer qualquer acordo. A intermediação com as concessionárias é feita pela própria franqueadora que negocia espaços e deixa tudo preparado para o investidor assumir a operação.

Em 2018, a Top Spa Car faturou mais de R$ 40 milhões com os serviços de lavagens, o que resultou num crescimento de 15% sobre as receitas obtidas em 2017. A rentabilidade de seus franqueados pode chegar a 50%.

Segundo Antonio Guerra, gerente de projetos da franquia, o objetivo da rede neste ano é ampliar sua presença em regiões ainda pouco atendidas. Recentemente, a Top Spa Car inaugurou a sua primeira unidade em Belém, no Pará.

“Este ano vamos ampliar nossos serviços para os estados de Minas Gerais e Pará. Além disso, também planejamos a expansão para os estados do Sul, especificamente para Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.

 

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O mercado

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostra que a frota de veículos em circulação no Brasil chegou a aproximadamente 94 milhões de unidades em 2017. Ou seja, há uma enorme demanda a ser suprida por lava rápidos, oficinas mecânicas e negócios voltados aos serviços automotivos, reparos e vistorias.

Uma previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra que as vendas de veículos novos devem crescer 11,4% em 2019. Na avaliação da entidade, a expectativa é de que 2,86 milhões de carros novos cheguem às ruas brasileiras até dezembro.

No franchising, a Top Spa Car está inserida no segmento de serviços automotivos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse segmento movimentou X bilhões de reais no ano passado e cresceu x% frente a 2017.

 

A franquia

A Top Spa Car é uma franquia de lava-rápidos adaptados para concessionárias e fornece tecnologias exclusivas em estética automotiva. Criada em São Bernardo do Campo, a rede tem um formato de negócio promissor, por ser uma franquia sem alguns custos operacionais para o franqueado, como aluguel, água e luz.

A marca tem 13 anos de mercado e cresce de forma sustentável, investindo constantemente em inovação como estratégia para manter os indicadores de crescimento em ascensão gradativa. Está presente em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará. Conta hoje com 60 unidades em funcionamento e a expectativa é, considerando o ritmo de crescimento, até 2020 obter 214 lojas em todo o país.

  • Lava rápidos são montados em concessionárias, que assumem custos de insumos

 

Raio x da franquia

Investimento inicial — a partir de R$ 75.000,00
Royalties — R$ 6 por carro
Taxa de publicidade — R$ 526 mensais
Faturamento médio mensal — R$ 25.000,00
Prazo de retorno — 6 a 36 meses
Rentabilidade média — 30% a 40%

 

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Por Publieditorial