Franquia de depilação ajuda engenheiro a transformar velho sonho em realidade
04/06/2018 | Publieditorial
Você já deve ter ouvido essa história. Sabe aquele cliente que gosta tanto do negócio que acaba virando sócio?
Nesse caso, ele virou franqueado. E de sucesso.
O engenheiro elétrico Sandro Alves sempre quis empreender, mas estava confortável ocupando um bom cargo na área de negócios de uma multinacional finlandesa.
O salário era legal e Sandro era dedicado, mas faltava algo.
Casado, sempre ouvia a esposa falar de uma franquia de depilação da qual ela era cliente fiel.
Por curiosidade, foi conhecer o tal espaço.
Saiu de lá convencido a transformar seu antigo sonho — ter um negócio — em realidade.
Animado com a ideia, Sandro passou a estudar o mercado de franchising e a pesquisar mais detalhes sobre a franquia Depyl Action, indicada pela esposa.
Até então, segundo ele, não tinha nenhum conhecimento sobre o setor e muito menos sobre o mercado de beleza que, de acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), movimentou mais de R$ 30 bilhões no ano passado só entre as franquias que atuam no segmento, excluindo o comércio comum.
O resultado representou um crescimento de 12,1% sobre o montante registrado em 2016.
Após ficar a par das informações, Sandro decidiu, então, investir R$ 120 mil em uma unidade da Depyl Action.
O aporte inicial para abrir uma nova franquia de depilação da rede é mais alto.
Entretanto, o espaço onde a esposa era atendida estava sendo repassado pela rede, e ele aproveitou a oportunidade para se tornar franqueado. De lá para cá, o negócio só cresceu.
“O que mais nos atraiu naquela ocasião, em 2007, foi o fato do serviço oferecido pela franquia ser uma grande novidade no mercado. Era um conceito novo e muito atraente.
O suporte e os treinamentos da franquia também foram importantes e nos ajudaram bastante, principalmente no início.
Eles nos acompanharam durante todo o processo de transição já que era um repasse.
Sempre que tínhamos dúvidas, éramos bem atendidos.
E a franquia de depilação decolou.
Depois de recuperar o valor que investiu, o engenheiro decidiu abrir outra unidade, em 2010.
Para se dedicar totalmente aos empreendimentos, largou a carreira na multinacional e se debruçou sobre os negócios.
Hoje, em 2018, Sandro está em sua quarta loja.
Todas no Recife (PE).
Assim como a esposa, ele se manteve fiel à Depyl Action.
Em contrapartida, a franquia proporcionou uma vida tão confortável ao casal quanto a de antes, além de colaborar para um dos verdadeiros sentidos do empreendedorismo: impactar positivamente a vida das pessoas.
“Através da franquia, consigo impactar a vida de muita gente.
Temos 60 funcionários e, de forma direta ou indireta, impactamos cerca de 250 a 300 pessoas, entre membros de família e outros.
Para mim, isso tem um enorme significado.
A pessoa que abre um negócio pensando somente em lucrar, não deve ser chamado de empreendedor.
Empreender, na minha visão, é impactar a vida de pessoas. E para melhor”.
As quatro unidades de franquia Depyl Action do engenheiro vão bem, de acordo com o próprio franqueado.
Sem mencionar números, ele garante que se continuar crescendo planeja abrir mais unidades da marca.
O investimento inicial atual para se abrir uma franquia de depilação da rede é de R$ 340 mil.
Os espaços, que podem variar entre 80 a 150 m² podem ser montados em ruas com alto fluxo de pessoas ou shoppings.
Franquia ultrapassou a marca de 100 unidades em operação no Brasil
Marca foi contemplada 12 vezes com o Selo de Excelência em Franchising pela ABF
Sandro Alves é engenheiro por formação e franqueado de sucesso da rede Depyl Action
Em funcionamento há trinta anos, rede foi uma das pioneiras no segmento de depilação
Estratégias
Que as unidades da franquia de depilação do Sandro vão bem, você já sabe.
Mas e o que ele faz para alcançar esse sucesso?
O segredo está atribuído sobre alguns fatores, desde a estratégia de utilização de redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) até o treinamento dos colaboradores de forma periódica.
Além disso, o franqueado realiza campanhas e pacotes promocionais bastante atrativos para os clientes mais fidelizados, fortalecendo a relação da marca com eles e gerando uma renda mais garantida.
“Fazemos muitas ações ligadas a saúde e bem estar como, por exemplo, eventos em academias e outros espaços do tipo.
Mantemos uma comunicação ativa com nossa base de clientes, inclusive através das redes sociais.
Podemos enxergar os resultados e ver que esse tipo de estratégia faz diferença”.
Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações pela INATEL de Santa Rita do Sapucaí (MG), Sandro também conta com o conhecimento adquirido na carreira anterior para ajudar na administração das franquias.
Para ele, a engenharia ensina a ter pensamento lógico, ordenado e formatado para resolução de problemas.
E como também trabalhou na área financeira, essa experiência pode ajudar na contabilidade e organização das finanças das suas unidades.
O mercado
O Brasil hoje detém o posto de terceiro maior mercado consumidor de beleza do mundo.
E o segmento de estética, no qual as prestadoras de serviço de depilação estão inseridas, tem vivido um verdadeiro boom nos últimos anos, devido, especialmente, à valorização da saúde, qualidade de vida e culto à beleza por parte da população.
Entre 2010 e 2015, o número de registros nesse segmento teve um incremento de 567%. E um dos nichos que mais se destacam é o de depilação.
Com cada vez menos tempo para se depilar — e vontade de acabar definitivamente com os pelos incômodos — um número progressivo de pessoas procuram esses espaços.
Estima-se que as mulheres brasileiras gastam, em média, 30% de sua renda mensal com produtos e serviços ligados à beleza e bem-estar.
Outro estudo, dessa vez da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), realizado em 2015, revelou que seis a cada dez brasileiros acreditam que cuidar da beleza é uma necessidade e não um serviço supérfluo.
A franquia
Atualmente com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a rede de franquias Depyl Action tem 104 unidades distribuídas pelo Brasil e duas na Venezuela.
Além da técnica exclusiva de depilação com cera morna, também são oferecidos serviços como fotodepilação, depilação facial egípcia e design de sobrancelha.
Recentemente, a marca foi chancelada com o Selo de Excelência em Franchising pelo 13º ano consecutivo.
A cerimônia de premiação da chancela, promovida pela ABF, ocorreu no último mês de abril.
Até o final deste ano, a rede prevê atingir a marca de 120 unidades em operação. Juntas, atendem mais de 140 mil clientes todo mês.
Em 2016, o faturamento da empresa ultrapassou a marca dos R$ 115 milhões. A franquia ainda produz cerca de 40 toneladas de cera por mês.
Raio X
Investimento inicial: a partir de R$ 340 mil Faturamento médio mensal: R$ 85 mil Royalties: 6% sobre o faturamento Propaganda: 2,5% sobre o faturamento Retorno investimento: de 24 a 48 meses Lucratividade: entre 10 a 15%
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