Franquia de bolo caseiro com 220 lojas busca parceiros em São Paulo

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquia de bolo caseiro - Fábrica de Bolo Vó Alzira

Franquia de bolo caseiro, Fábrica de Bolo, chega a 220 lojas e quer conquistar São Paulo

11/06/2018 | Publieditorial

Em 2007, aos 60 anos, após perder a mãe e o emprego ao mesmo tempo, a dona Alzira Ramos decidiu vender bolos caseiros para complementar a renda de casa. A família já conhecia os dotes confeiteiros da vovó empreendedora, mas quando o público começou a conhecer também, o negócio estourou e ela abriu uma rede de franquia de bolo caseiro.

Casada há 43 anos com Cláudio Ramos, o sucesso foi tão surpreendente que o esposo teve que começar a ajudá-la na preparação dos bolos. Com apenas quatro anos no sistema de franchising, a rede de franquia de bolo caseiro, já alcançou a marca de 220 lojas franqueadas e, inclusive, está em busca de novos parceiros para consolidar sua expansão, que tem foco no Estado de São Paulo com mais de 150 pontos mapeados.

No Rio de Janeiro, onde dona Alzira criou o negócio, já são mais de 170 pontos franqueados em pleno funcionamento. Por conta do crescimento acelerado, a marca inseriu nos planos estratégicos deste ano a inauguração de uma nova fábrica de bolos no município de Serra (ES), além de um escritório em São Paulo (SP) para entender o mercado paulista e dar suporte aos franqueados da região. A planta capixaba, que já está operando, será responsável por triplicar a produção, garantindo mais agilidade para abastecer até 600 lojas.

Com foco na expansão por terras paulistas, a franquia espera abrir até 40 unidades no estado até o fim de 2018. Atualmente, 11 lojas da rede estão em operação na região. A franquia mapeou 156 oportunidades de pontos comerciais da Grande São Paulo e em outros 133 municípios do interior.

Segundo o diretor de expansão da Fábrica de Bolo Vó Alzira, Ivan Ferreira, o segmento de Alimentação é um dos mais procurados e desejados do mercado de franquias.

“A rede está em busca de novos empreendedores e oferece grandes oportunidades de investimentos através dos diferentes modelos de negócios. Nosso produto é de qualidade e tem um excelente preço. A margem do negócio traz boa lucratividade, além de uma ótima margem de retorno”.

 

De acordo com a franquia, a lucratividade do negócio (lucro líquido sobre o faturamento) oscila entre 16% e 22%, em média. O investimento para abrir uma unidade é de R$ 99 mil e a rede não cobra royalties. O retorno do aporte (payback) é alcançado em prazos abaixo da média do mercado (em média, entre 16 a 22 meses). Já o faturamento médio por unidade é estimado entre R$ 50 mil a R$ 70 mil.

  • Fábrica de Bolo Vó Alzira entrou para o modelo de franquias em 2013

 

Fábrica no ES

A um investimento de R$ 1,5 milhão, uma nova unidade fabril foi construída no Espírito Santo para abastecer as unidades franqueadas da rede de franquia de bolo caseiro e já está em operação.

Os franqueados recebem a massa secreta (mix) dos bolos direto da fábrica central, apenas finalizando o produto na loja com suporte da franqueadora. O time de consultores, por exemplo, conta com a própria fundadora, Alzira Ramos, a Vó Alzira, que chega a visitar as lojas dando dicas e demonstrando a arte de como bater a massa.

Novo layout

A Fábrica de Bolo Vó Alzira renovou recentemente o seu projeto arquitetônico (confira no vídeo acima). Agora, as novas lojas possuem layout mais conceitual e agradável para os clientes.

Outro atrativo, dessa vez financeiro, da rede, e que será oferecido aos futuros franqueados paulistas é a inclusão da operação delivery como mais uma alternativa de canal de vendas. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os serviços de entrega de alimentos movimentam mais de R$ 10 bilhões por ano no País.

Escritório em SP

Inaugurado também de forma recente, o escritório da franquia em São Paulo já está em operação. A nova filial foi instalada na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, altura do número 1748 (conjunto 2406), zona sul da cidade.

Para o diretor de expansão, o escritório e a nova planta darão sustentação para o crescimento da rede como um todo, principalmente neste momento em que a franquia está fortalecendo sua presença no maior mercado consumidor do País.

“Queremos traçar uma expansão sólida pelo Brasil. Atualmente são 220 lojas abertas. Agora, queremos crescer significativamente em São Paulo, onde temos 11 unidades e pretendemos abrir mais 40 ao longo de 2018, tanto na capital como no interior. Para sustentar essa estratégia, estamos ampliando nossa capacidade produtiva com a nova fábrica no Espírito Santo”.

 

Fundo impulsiona governança

Em fevereiro, um fundo da Leste Investimentos, liderada pelo empresário Emmanuel Hermann, adquiriu 40% do capital social da Fábrica de Bolo Vó Alzira. O valor da transação não foi informado, mas segundo as fontes da franquia os recursos serão direcionados à expansão da empresa no Estado de São Paulo.

De acordo com marca, a presença do fundo na administração do negócio deve aprimorar os processos de governança corporativa, elevando, assim, os níveis de compliance que, por sua vez, ajudam a mitigar riscos de fraudes e desvios de recursos.

No ano passado, a rede de franquias faturou R$ 150 milhões, que representam um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. Para o diretor-presidente da rede de bolos caseiros e filho da dona Alzira, Alexandre Ramos, a expansão nas receitas da empresa deverá ser de 10% neste ano.

“O capital intelectual e a governança são os maiores ativos que buscávamos num novo sócio, e acreditamos que a Leste terá muito a contribuir. Quero que essa parceria seja um exemplo de sucesso no mercado”.

 

Atualmente, são produzidos cerca de 400 mil bolos por mês nas lojas da Fábrica de Bolo Vó Alzira.

A franquia

A rede Fábrica de Bolo Vó Alzira foi fundada pela empresária Alzira Ramos, uma exímia boleira e dona de casa que decidiu empreender quando enfrentou dificuldades financeiras. De uma história de superação nascia, em 2008, a primeira loja no Rio de Janeiro. Cinco anos mais tarde, em 2013, adotou o modelo de franchising.

A proposta da marca é oferecer bolos caseiros com sabores bem brasileiros, do tipo que nossas avós faziam, a preços acessíveis. Os bolos custam, em média, R$ 20 (vinte reais). Entre os mais pedidos estão os de laranja, cenoura com chocolate, abacaxi com coco, chocolate com nozes e banana. Atualmente, a marca opera com 220 lojas em todo Brasil.

Abaixo, confira um pouco mais da história da empreendedora Alzira Ramos, criadora da franquia Fábrica de Bolo Vó Alzira, no quadro “Fazedoras” do programa Super Poderosas (TV Bandeirantes).

 

Raio X

Investimento: a partir de R$ 99.000,00
Taxa de Franquia: R$ 19.000,00 a R$ 38.000,00
Royalties: não cobra
PropagandaR$ 500,00 mensais fixos
Retorno investimento: a partir de 18 meses
Lucratividade: entre 16% e 22%%
Faturamento médio mensal: R$ 50.000,00 a R$ 70.000,00
Modelos de negócio: express, padrão full, satélite e quiosque

 

ENTRE EM CONTATO COM A FRANQUIA FÁBRICA DE BOLO VÓ ALZIRA

 

 

_______________________________________________________________________

Por Publieditorial