Açaí Beat oferece oportunidade especial para novos franqueados
18/06/2018 | Publieditorial
Uma das principais franquias de Açaí do mercado, a Açaí Beat, está oferecendo uma grande oportunidade para interessados em se tornar franqueados da marca. Com mais de 50 unidades em operação pelo País, a empresa cortou parte do valor exigido na taxa de franquia para investidores que realizarem o pagamento desse custo à vista, além de disponibilizar a opção de parcelamento do investimento inicial para abrir uma loja ou quiosque da franquia. O aporte exigido parte de R$ 100 mil.
Além dos abatimentos, a Açaí Beat anunciou que participará de forma efetiva da maior feira de franquias do Brasil, a ABF Franchising Expo, que acontece no final deste mês e é organizada pela principal entidade do setor no País, a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Um estande para receber os investidores e um quiosque da franquia serão instalados para que os visitantes possam conhecer a operação do negócio e a qualidade dos produtos à venda nas unidades da rede.
Aliás, os itens do cardápio da Açaí Beat passam por um crivo de um renomado chef de gastronomia com reputação internacional. O creme de açaí, carro-chefe da franquia, é elaborado com ingredientes naturais extraídos de cultivos no estado do Pará. A partir da fábrica, que fica em Viçosa (MG), os produtos são distribuídos para todas as unidades da marca.
No ano passado, a Açaí Beat viu seu faturamento crescer 55% sobre 2016. No total, a franquia arrecadou mais de R$ 20 milhões em vendas. Para este ano, segundo previsão do CEO da marca, Júnior Marques, as receitas da rede devem crescer 10% sobre 2017.
“Apesar da crise econômica, tivemos a entrada de várias unidades na rede com desempenho acima da média. Isso foi possível graças a um trabalho mais afinado de seleção de franqueados, além do auxílio na escolha dos pontos comerciais e a capacitação gerencial dos colaboradores.”
Em plena expansão, a Açaí Beat possui 53 unidades em operação atualmente. Destas, 51 são franqueadas, enquanto outras duas próprias. Até o final de 2018, a estimativa da marca é ter até 60 lojas em funcionamento.
Lojas da Açaí Beat são padronizadas e têm layout moderno
Unidade Açaí Beat na cidade de Maringá (PR)
Produtos são "finalizados" pelo cliente, que prepara o creme ao seu gosto
Consumo de açaí cresce, em média, 15% ao ano no Brasil
Sazonalidade
Engana-se quem pensa que uma franquia de açaí é lucrativa apenas nos meses de verão, quando a maior parte do Brasil vê suas temperaturas subirem. Com forte apelo nutricional, o produto tem apelo também nos dias mais frios. Porém, para garantir o sucesso do negócio, a cada temporada a Açaí Beat desenvolve novos produtos mais atrativos para os consumidores durante o inverno.
Um desses exemplos é o creme de avelã com castanhas que, lançado no ano passado de forma pontual, se tornou numa grande atratividade da marca frente à concorrência. Neste ano, como estratégia sazonal, a marca preparou uma grande festa em alusão à Copa do Mundo da Rússia com diversos eventos e promoções ao público como, por exemplo, encontros para troca de figurinhas do torneio, entrega de cupons de descontos, batalha de clássicos e tabelinha do mundial. Os interessados em participar da festa podem garantir seu lugar no hotsite criado pela franquia.
“Neste ano, o inverno coincidiu com o mundial de futebol. Então, decidimos criar a campanha ‘Açaí Beat. Você irá torcer por esse sabor.’ Serão dois meses de ação em que a rede irá transformar o momento em uma grande festa”.
Vale lembrar que mais de 390 mil pessoas são alcançadas mensalmente através das redes sociais da marca na internet, o que gera oportunidades de captação de dados para inovação constante do cardápio e da operação do negócio.
A feira da ABF
Pela primeira vez, a Açaí Beat terá um estande montado na principal feira de franquias da América Latina. Marcada para ocorrer entre os dias 27 e 30 de junho deste ano, no Expo Center Norte, em São Paulo, o evento reúne mais de 65 mil visitantes e 400 redes franqueadoras.
Além do espaço para receber investidores e interessados em mais informações sobre o modelo de negócio da Açaí Beat, a franquia terá um quiosque em operação na praça da alimentação do pavilhão de exposições para que o público possa experimentar os produtos.
O estande da marca (número 93) ficará localizado no corredor M do pavilhão Branco do Expo Center Norte.
A franquia
Associada à ABF, a Açaí Beat é uma rede de franquias especializada em cremes de açaí com mais de 50 unidades no Brasil e que vem se destacando pela criatividade e transparência na maneira como se comunica com o novo público.
Fundada em 2011, a marca possui fábrica própria em Minas Gerais. A localização, no centro do País, ajuda na logística de distribuição dos produtos para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.
Aos novos franqueados, a empresa garante assistência total em todos os passos do novo negócio, tais como:
Auxílio na avaliação do ponto comercial
A rede participa de todo o processo de análise e consultoria do ponto comercial. Inclusive, com a aproximação dos contatos com as principais administradoras de shopping-centers do Brasil. Desta forma, o franqueado usufrui do know-how da empresa para realizar a melhor escolha possível na hora de instalar sua franquia.
Acompanhamento da franquia
Supervisão na gestão do negócio com treinamentos visando à capacitação e aprimoramento em técnicas de vendas, produtos e recursos humanos.
Projeto arquitetônico e apoio na montagem
O desenvolvimento do projeto arquitetônico é elaborado por uma equipe de profissionais especializados. Segundo a marca, eles trabalham incessantemente na busca da otimização de cada espaço imprimindo a identidade da marca.
Software de gestão integrado
Um sistema de gestão completo, integrado e constantemente aprimorado é oferecido como ferramenta de gestão para que os franqueados controlem seus resultados.
Programa de atendimento (técnicas de vendas, postura profissional e simulações);
Programa gerencial;
Conhecimento de novos produtos;
Layout e arrumação da loja.
Raio-X
Investimento inicial: loja R$ 120.000,00 e quiosque R$ 95.000,00.
Taxa de publicidade: 6% do valor total de barras de açaí compradas no mês.
Royalties: 20% do valor total de barras de açaí compradas no mês.