Vendeu sapatos para bancar os estudos e hoje fatura R$ 1,8 milhão

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Franquia de emagrecimento Emagrecentro

Vendeu sapatos para bancar os estudos e hoje fatura R$ 1,8 milhão com franquia de emagrecimento

14/05/2018 | Publieditorial

Empreender sempre esteve nos planos da biomédica esteta Sanauá Morais Peixoto. Desde os 14 anos de idade ela sonhava em ter um negócio e viver da própria renda. Naquela época, porém, as circunstâncias não sopravam a favor da jovem alagoana, que tinha de dividir seu tempo entre os estudos e a venda de sapatos. O trabalho servia para arcar os custos com educação e ajudar nas contas de casa, já que logo aos 16 anos ela teve de se mudar para Maceió, capital do Estado de Alagoas, para ter acesso aos cursos da sua área. Mais de uma década depois, já formada e agora empresária, a especialista faz um balanço do caminho percorrido e comemora as escolhas que fez. Entre elas, investir em uma franquia de emagrecimento que chega a faturar R$ 1,8 milhão por ano.

Chegar até essa conjuntura, no entanto, não foi tão simples. Há três anos, quando em parceria com o marido (e sócio) decidiu que era hora de apostar no antigo sonho de ter o próprio negócio, começou a pesquisar franquias que se encaixavam no seu perfil profissional. Conheceu algumas redes de estética, mas foi se apaixonar mesmo pela franquia Emagrecentro. E mesmo sem todo o capital necessário para abrir uma unidade, o negócio acabou saindo do papel por conta da confiança da empreendedora no projeto e proposta da marca.

“O que mais nos atraiu na Emagrecentro foi o valor relativamente baixo para investimento na franquia, a ausência de taxa de franquia e, principalmente, o fato de ser uma rede consolidada que está há mais de 30 anos no mercado. A empresa também já ganhou diversos prêmios de excelência da ABF e oferece a flexibilidade necessária para adequar o negócio às especificidades de cada região, já que estamos em um país de dimensão continental.”

 

No final do mês passado, inclusive, a Emagrecentro recebeu pela décima vez o Selo de Excelência em Franchising (SEF) oferecido pela entidade que rege o sistema de franquias no Brasil, a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A chancela contempla as redes franqueadoras com alto nível de satisfação entre os seus franqueados para com a marca.

Outro fator que ajudou na tomada de decisão da biomédica foi o modelo de negócio oferecido pela franquia. Segundo ela, protocolos, serviços, planejamentos, viabilidade e resultados mostraram com clareza que os resultados poderiam, de fato, serem alcançados pela nova franqueada, o que deu confiança ao investimento.

Então, ela juntou todas as economias que tinha, parcelou compras no cartão de crédito, vendeu o automóvel da família e conseguiu aportar R$ 100 mil na primeira unidade Emagrecentro da capital alagoana. A rotina dos primeiros meses de trabalho realizando o antigo sonho de ter um negócio próprio foi exaustiva, mas a recompensa veio ainda antes do previsto.

“Minha franquia atingiu um faturamento ótimo já no primeiro mês de operação. Com quatro meses, conseguimos dobrar esse faturamento. No final do primeiro ano chegamos a quadruplicar esse valor no melhor mês de funcionamento da nossa unidade. Desde então fomos considerados como referência de franqueado pela rede”.

 

O faturamento médio mensal da unidade de Sanauá gira em torno dos R$ 150 mil. Em 2017, as receitas mensais da franquia dela somaram cerca de R$ 1,8 milhão no ano. Para 2018, ela quer mais. O objetivo é chegar a um faturamento acima de R$ 2 milhões. Com duas unidades em funcionamento — ambas em Maceió —, a abertura de um terceiro espaço começa a surgir nos planos da empreendedora.

O retorno do investimento também aconteceu de forma célere. No quarto mês de operação a biomédica esteta recuperou o montante aportado. De acordo com a Emagrecentro, os investidores levam, em média, entre 6 a 12 meses para resgatar o dinheiro investido na franquia.

 

  • Espaços são montados de acordo com o imóvel, mas seguem layout da rede

 

Inovação

Mesmo sendo dona do negócio, Sanauá não quer saber de sossego. Por ser formada na área de atuação da franquia, ela mesma atende seus pacientes, embora toda a equipe seja treinada a fim de que a clínica funcione sem maiores problemas na sua ausência. A empresária também monitora as redes sociais da unidade, de onde saem as maiores prospecções de clientes. Além disso, a administração do negócio, que envolve compras, pagamentos diversos e gestão dos colaboradores, costuma ocupar boa parte do tempo dela.

No intuito de facilitar a vida dos seus pacientes, a franquia de Sanauá passou a realizar agendamentos via WhatsApp. Deu tão certo que a própria franqueadora adotou o método.

“Percebemos que ter grupos de WhatsApp com os clientes melhorava o relacionamento e o acompanhamento dos mesmos, potencializando os seus resultados. Posteriormente, vimos que essa foi uma das estratégias adotada e difundida pela Emagrecentro”.

 

Mercado

Todo mundo sabe que o povo brasileiro é conhecidamente vaidoso. Segundo uma pesquisa recente realizada por uma grande fabricante de cosméticos nacional, as mulheres brasileiras gastam, em média, 30% dos seus rendimentos mensais com produtos e serviços ligados à estética e beleza.

Outro levantamento, dessa vez elaborado pelo Instituto Data Popular, mostrou que os gastos das mulheres brasileiras com a beleza ultrapassam R$ 150 reais por mês. Cerca de metade delas (47%) pertencem à classe C, enquanto a classe A responde por 34% desse consumo.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abipec) em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil detém o terceiro maior mercado consumidor de produtos de beleza e estética do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China.

Entre as franquias, um dos setores mais promissores é exatamente o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual a Emagrecentro faz parte. No ano passado, o faturamento das franquias desse segmento foi de R$ 30 bilhões. O resultado representa um crescimento de 12,1% frente ao registrado em 2016 (veja quadro abaixo).

 

Emagrecimento

Além do mercado em ascensão, outro elemento faz com que as clínicas de estética e emagrecimento estejam em evidência. No Brasil, em 2017, de acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, estima-se que 54% da população esteja acima do peso ideal. Vale lembrar que negócios como uma franquia de emagrecimento exploram exatamente essa demanda formada por pessoas que buscam tratamentos para redução de peso.

O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de diversas doenças, entre elas a diabetes, doenças cardiovasculares e hepáticas.

 

A franquia

A Emagrecentro é uma rede de franquias destinada a proporcionar tratamentos de emagrecimento e estética com preços acessíveis para a maioria da população brasileira – já que hoje a obesidade e seus malefícios são considerados uma epidemia mundial – proporcionando aos nossos pacientes mais saúde e melhora de auto-estima.

Fundado em 1987 por um médico, a Emagrecentro já realizou mais de 500 mil atendimentos e está presente em 20 Estados brasileiros. Como parte da estratégia de expansão internacional, a marca possui unidades no Panamá, Estados Unidos e prospecta futuros franqueados em outros países da América Latina.

Hoje somos a maior rede de clinicas de emagrecimento e estética do Brasil com mais de 100 unidades. Também recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2018.

Raio x

Investimento: a partir de R$ 59.900,00
Taxa de Franquia: não cobra
Royalties: 11%
Propagandanão cobra
Retorno investimento: 05 a 12 meses
Lucratividade: 60 %
Faturamento médio mensal: R$ 50.000,00

 

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