Como um filho de madeireiro se tornou dono da maior rede de franquias de emagrecimento do Brasil
10/07/2019 | Publieditorial
O franchising abre muitas oportunidades para empreendedores.
Seja franqueador ou franqueado, muitas vidas são transformadas pela oportunidade de abrir um novo negócio.
De acordo com um estudo da MindMiners, encomendada pelo PayPal, 66% dos brasileiros gostariam de ter o próprio negócio para ter mais liberdade e autonomia.
No caminho para um negócio de sucesso às vezes é preciso passar por algumas adversidades, que podem ser superadas com criatividade, esforço e dedicação.
Edson Ramuth é um exemplo.
Hoje, ele é dono da Emagrecentro, maior rede de franquias de emagrecimento do Brasil e com previsão de R$ 80 milhões no faturamento de 2019.
“Para um negócio de consolidar e sobreviver por tantos anos há de se administrar bem as receitas, mas também ser criativo e trazer novidades para o mercado”, ressalta o executivo da franquia.
A Emagrecentro está presente no setor de beleza, saúde e bem-estar, que faturou R$ 31,907 bilhões em 2018.
Hoje, a internet ajuda a impulsionar os serviços de estética, que alimenta o desejo, o consumo e o interesse pelas marcas que participam deste mercado.
Por isso, a Emagrecentro investe no lançamento de campanhas de marketing viral, além da inauguração do EsthetiClub, uma espécie de academia de estética.
Essas são algumas das ações implementadas nos últimos meses e que vêm gerando bons resultados.
Mas quando Ramuth começou o seu negócio, as mídias sociais não existiam ainda.
Além disso, ele teve que enfrentar desafios pessoais e insistir muito para conseguir alcançar o sucesso.
Como tudo começou
Ramuth é primogênito de uma família de quatro irmãos de classe média baixa.
Estava perto de se formar na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) quando descobriu que seu pai, madeireiro, não tinha condições de pagar os últimos seis meses de estudo.
Se não fosse pelo reitor da instituição, que aceitou fazer um acordo tornando possível o pagamento das mensalidades restantes, o fundador da Emagrecentro nunca teria se tornado médico, e, provavelmente, nunca teria enveredado pelo caminho do empreendedorismo.
A trajetória médica de Ramuth teve início na periferia de São Bernardo do Campo (SP).
Em 1986, ele se uniu a três amigos da faculdade para abrir um centro médico especializado nas áreas de cirurgia e clínica geral, além de ginecologia.
Os resultados não foram os esperados no início, por isso dois sócios desistiram do negócio.
Insistente, Edson Ramuth se especializou em cirurgia plástica e viu uma oportunidade de investir no segmento de estética e emagrecimento, que ganharam espaço na clínica.
O número de pacientes cresceu e o médico e empreendedor decidiu, em 1990, abrir outras unidades da clínica.
Com a demanda de atendimento em alta e o sucesso garantido, Ramuth mais uma vez pensou e agiu grande.
Comprou a parte do sócio em 1994, montou novas unidades e distribuiu médicos, sócios-operadores, por todas elas e filiou-se à ABF.
Foi então que ele percebeu que era hora de uma nova mudança, que levou ao crescimento ainda maior da rede.
“Em 2003 decidi que qualquer um que tivesse afinidade com a área de estética poderia abrir uma franquia e que os médicos passariam a ser contratados”, ressalta.
Hoje, a Emagrecentro oferece uma série de facilidades para quem quer abrir sua própria unidade.
Além de não cobrar taxa de franquia, os equipamentos e mobiliários utilizados na clínica podem ser parcelados em até 12 vezes, no cartão de crédito ou cheque.
A rede viabiliza financiamento por meio dos bancos Bradesco e Santander.