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Casal empreendedor aposta no delivery online e leva crescimento e inovação tecnológica para Carlos Barbosa – RS

02/04/2019

História de Sucesso franquia Delivery Much

Apostando em tecnologia e inovação, casal de empreendedores cresce 1.222% em pouco mais de um ano, e se destaca na rede Delivery Much.

Encravada na serra gaúcha, Carlos Barbosa encanta pelas belezas e pelo seu futebol de salão. Conhecida como capital do futsal, a cidade detém orgulhosamente 9 títulos nacionais e 10 internacionais da modalidade.

Com pouco mais de 29 mil habitantes, além do bom futebol, paisagens e belezas típicas da serra gaúcha, o município tem como principal atividade econômica a área industrial e está entre as 40 cidades mais importantes do Rio Grande do Sul, com um PIB per capita de R$ 72.125,21.

Porém, como conta Samara Soares Pradella, embora com todo esse potencial, Carlos Barbosa passava longe de inovações tecnológicas como o delivery online e outros serviços via app, tão populares em capitais e regiões metropolitanas.

Olhando para essa oportunidade, Samara e Alexandre Pradella, após verem um anúncio da franquia Delivery Much, resolveram colocar em prática o sonho de ter um negócio digital próprio.

Largar o emprego para empreender

“Empreender sempre foi um sonho”, comenta Samara, no escritório em sua casa. A empreendedora atende a ligação com um sorriso e feliz em ver o reconhecimento da franqueadora para uma cidade tão pequena.

“Fiquei muito feliz quando o Vini (consultor Delivery Much) nos avisou que seríamos case. Estamos há pouco tempo no negócio e em uma cidade tão pequena. Isso mostra que estamos no caminho certo”, comemora.

Samara e o esposo são empreendedores Delivery Much há pouco mais de 1 ano e, como explica ela, começaram devagar. Ambos mantiveram seus empregos nos primeiros meses e trabalhavam em jornada dupla até colocar o negócio em pleno funcionamento.

O tempo passou, a vantagem da cidade pequena abriu algumas portas, mas não facilitou o trabalho e após 6 meses Samara abdicou do emprego para assumir em tempo integral o empreendimento tão sonhado.

O que motivou a empreender no delivery

Ao buscar no Google pela palavra “empreendedorismo” um dos resultados é: “boas ideias de negócios para empreender”. E esse era um dos pontos convergentes à busca de Samara e Alexandre.

O casal destaca que mesmo bem sucedidos em seus empregos — Alexandre, bombeiro e Samara no setor de administração da Tramontina — a busca por um negócio próprio era incessante. Eles procuravam, como meta a médio prazo, algo sustentável e com capacidade de funcionamento “automático”.

“O que buscávamos era algo único e que funcionasse praticamente sozinho. E isso é algo possível com a Delivery. Se tudo estiver alinhado e funcionando, vai estar entrando dinheiro. Então, há muito trabalho, mas há também muita praticidade”

Contudo não foi apenas a facilidade de gestão do negócio digital que os atraiu. Alexandre destaca como diferencial da DM (Delivery Much) o pioneirismo: “Era algo diferente que ainda não tinha em nossa cidade, que alguém iria trazer”.

Pioneirismo e mudança cultural

A primeira mudança que ocorre ao se levar o delivery online para uma cidade é a do próprio empreendedor.

Samara defende que ao se fazer a escolha pelo empreendimento é preciso abrir mão de algumas coisas, alguns confortos, porém a motivação é muito maior se comparada a um trabalho tradicional. O segundo passo é mostrar a cidade um novo meio de pedir comida, mais prático, rápido e seguro, ponto comum à maioria das franquias da Delivery Much.

Alexandre destaca que o primeiro sentimento percebido na cidade foi de receio. Contudo, devido a participação em uma feira de empreendedorismo local, ações de marketing e a proximidade da Black Friday, o lançamento, em 20 de outubro de 2017, foi um sucesso. “Como em novembro tínhamos a Black Friday e todos os restaurantes que estavam na base participaram, houve um boom na delivery”.

Para consolidar o trabalho inicial, no andar do processo, os empreendedores perceberam que havia necessidade de manter algumas promoções no ar. “Um importante atrativo para o usuário final, que busca produtos de qualidade por um preço menor.”, completa Samara, que finaliza dizendo: “Aliado a isso iniciamos as ações de marketing para nossos parceiros, o que potencializou nossos resultados.”.

Superação de barreiras

Como em qualquer negócio, as barreiras de entrada são muitas. Para Alexandre e Samara uma delas era a realidade dos restaurantes. “Cheguei nos restaurantes e em muitos deles não havia computador.”, relembra Alexandre

Logo, de uma lado havia uma novidade tecnológica que também era uma barreira devido ao desconhecimento local. Além disso, os empreendedores lembravam da atuação de um grande player em Carlos Barbosa por algum tempo. Sem sucesso, o app deixou uma péssima impressão a alguns empresários.

Precisamos lidar com a resistência, com a falta de informação das pessoas, que muitas vezes não conhecem um aplicativo de comida, uma loja online. Então é algo que muitas vezes assusta um pouco.

 

Para superar os contratempos, o fato de ambos serem da cidade foi crucial. “Conseguíamos quebrar as barreiras pela confiança, em alguns casos fornecemos equipamentos para iniciar as atividades. Mas o fato de poder contar com o nosso suporte dá muita segurança a eles.”, completa Samara.

Crescimento, domínio de mercado e fidelidade

Carlos Barbosa está entre as cidades de linha de corte 1 da Delivery Much, cidades com cerca de 30 mil habitantes. Contudo, o trabalho desempenhado por Alexandre e Samara é tão consistente que coloca a franquia entre as melhores da rede.

Para se ter ideia, são feitos em média 2 mil pedidos por mês na cidade. Ou seja, 8% da população do município é impactada pelo delivery online. Se levado em consideração somente a população economicamente ativa, a cobertura da Delivery Much na cidade chega a 20%.

A cada dia, a gente analisa o que se pode melhorar. Trocamos muita informação com os outros franqueados para entender o que dá certo, testarmos e aplicar no nosso dia a dia.

 

Ao olhar os números da franquia, o crescimento de pedidos nos últimos 17 meses é de 1.222%, aumento que impacta em toda a cadeia. Alexandre explica que embora ainda haja dificuldades em dimensionar a capacidade de pedidos da cidade, todos os estabelecimentos tiveram um incremento real nas vendas. “Temos casos de restaurantes que entraram no app vendendo R$ 70 mês e hoje estão na casa dos R$ 22 mil apenas com delivery”

O sucesso se deve à resiliência do casal e ao trabalho crescente para quebrar barreiras e a crença de alguns empresários que o delivery online é um concorrente e não um parceiro.

Samara destaca superar estas barreiras sempre entregando algo mais para o restaurante e para o cliente final. Estratégia que vem dando certo, uma vez que a cobertura do delivery na cidade é de praticamente 100%.

De acordo com os empreendedores cerca de 4 ou 5 estabelecimentos ainda não aderiram à Delivery Much. “Contudo, aqueles que conseguimos colocar para dentro, hoje falam de boca cheia todos os benefícios. Eles não precisam mais ficar no whatsapp, dando satisfação para o cliente. Isso é
algo que nos satisfaz muito, ouvir esse resultado. Um caminho que estamos construindo e ajuda a fidelizar clientes.”, completa Samara.

Sobre a Delivery Much

A Delivery Much (DM) é uma franquia de delivery de comida online. Presente em mais de 180 cidades, a empresa é o maior aplicativo de delivery online do interior do Brasil atendendo cidades com população entre 30 e 250 mil habitantes, podendo chegar até 500.

Simples e intuitiva, a DM – por meio da plataforma, que pode ser acessada por site ou app (Android e iOS) -, conecta estabelecimentos e clientes, possibilitando ao usuário selecionar o restaurante, cardápio, forma de entrega e pagamento em poucos minutos.

 

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Por Portal do Franchising