De acordo com os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, o faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento de 13,8% em relação a 2022.
O que significa que o setor segue em expansão.
E para quem pensa em escalar seu negócio por meio de franquias, o especialista com mais de 27 anos de experiência no setor, elencou oito benefícios e vantagens do sistema.
Confira logo abaixo:
1 – Força da marca: ao optar pelo sistema de franquias, o empreendedor já terá como sobrenome corporativo uma marca forte;
2 – Crescimento de dois dígitos: com exceção do ano da pandemia, o franchising brasileiro tem crescido dois dígitos ano após ano. Em 2023, por exemplo, o crescimento foi de 13,8%, enquanto o Brasil cresceu apenas 3%;
3 – Suporte e assistência: uma rede se torna forte quando seus franqueados são fortes. Para que isso aconteça, a franqueadora deve fornecer todo o apoio e suporte necessários para que o franqueado alcance seus objetivos;
4 – Franqueadora pensando estrategicamente: ter uma marca que pensa, pesquisa e desenvolve novos produtos/serviços, campanhas de marketing e nichos de mercado permite que o franqueado foque na operação da franquia;
5 – Baixo risco: ao optar por uma franquia, o risco de fechar o negócio nos primeiros anos é mitigado devido ao apoio, acompanhamento, treinamento e suporte fornecidos pela franqueadora, resultando em melhores performances e alcance dos objetivos do plano de negócios;
6 – Várias cabeças pensando no negócio: se duas cabeças pensam melhor que uma, imagina 20, 40, 60 ou 100 cabeças vivendo e pensando em prol do negócios e focados no crescimento e fortalecimento da rede?;
7 – Negociações: por fazer parte de uma rede, os franqueados terão acesso a fornecedores homologados, com excelentes negociações previamente feitas e com todos os padrões definidos para manter as operações homogêneas;
8 – Escalabilidade: com o crescimento da rede, tanto a marca, como operações e unidades franqueadas, se valorizam, criando oportunidades para negociações mais vantajosas com fornecedores devido ao aumento do volume de negócios.
*Por André Marques – AM Integradora de Negócios
Fonte: Oficina da Comunicação Integrada