Valor para Abrir uma Franquia: Conheça as Taxas do Franchising!
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca

O Franqueador consegue Viver de Taxa de Franquia? Descubra as Taxas do Franchising!

20/05/2022

Publicidade

Do que Vive o Franqueador? O Presidente da ABF, André Friedheim, te ajuda a entender!

Valor para Abrir uma Franquia: Conheça as Taxas do Franchising!

Antes de saber se o franqueador consegue viver só com as taxas do franchising, você precisa saber quais são elas.

Na franquia geralmente existem três taxas que o franqueado paga para o franqueador para inaugurar a sua loja própria. Veja quais são!

Taxa de Franquia: É paga uma única vez. É o valor inicial que o franqueado paga ao franqueador na assinatura do contrato para utilização de marca, para todo o suporte, para a abertura da operação e etc. Tem a validade de 5 anos.

Royalties: Essa taxa está presente no dia a dia do empreendedor brasileiro, isso porque o franqueado paga royalties ao franqueador recorrentemente pelo uso da marca e, agora também, por toda a prestação de serviço que o franqueador presta. Pode ser aplicado como um percentual no faturamento bruto, sobre as compras ou um valor fixo mensal. Essa taxa não é utilizada por todas as marcas, mas é adotada pela grande maioria.

Taxa de Propaganda: Ela cobre os gastos com marketing para a rede de franquias, é uma taxa que é cobrada e absolutamente convertida para a divulgação institucional ou outras ações. A taxa de propaganda também não é utilizada por todas as marcas, mas é adotada pela grande maioria.

Muitas pessoas podem confundir as taxas com o Investimento Inicial que, na verdade, é outra coisa!

Investimento Inicial de uma Franquia: É o capital que você precisa para inaugurar a sua loja própria, geralmente é composto por essa taxa de franquia, projeto arquitetônico, obra, mobiliário (se não for uma franquia home office) e equipamentos.

Realizar o pagamento dessas taxas, possibilita que você, empreendedor brasileiro, tenha a possibilidade de ter um negócio próprio SEM começar do ZERO!

Mas, voltando agora para a pergunta principal: Dá para o franqueador viver de taxas de franquia?

O franqueador TEM que viver de Royalties!! As taxas mensais que são pagas mensalmente e não viver da Taxa de Franquia que será paga apenas uma vez! Ter Royalties pagos significa que a rede está sadia e produzindo, pois o franqueado paga em cima do que ele fatura, de acordo com a sua renda. E é isso que gera VALOR para uma franqueadora! E franqueado satisfeito paga Royalties tranquilamente, pois ele enxerga os benefícios de fazer parte de uma rede de franquias!

Entenda mais sobre as taxas do franchising: 

Conheça as taxas cobradas pelas franquias e para que servem