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Veja como se prevenir para não cair em uma franquia mal estruturada

12/01/2017

Folha de S. Paulo – Reinaldo Chaves – 18/12/16

Ingressar em um negócio em rede, caso das franquias, exige cuidado, segundo especialistas. O empresário precisa estar ciente de que esse tipo de empreendimento pode naufragar, já no primeiro ano, se alguns cuidados não forem seguidos à risca.

Segundo o consultor Fabiano Nagamatsu, do Sebrae-SP, uma franquia entra na zona de perigo quando não cria um programa de capacitação para seus franqueados, não faz planejamento financeiro e nem estrutura um manual de regras entre o franqueado e o dono na marca, neste caso, a franqueadora.

“O sistema de franquias está mais imune a erros porque testou suas soluções por diversas vezes e seguiu regras e padrões bem definidos”, afirma Nagamatsu.

Carlos Henrique Cordeiro, 57, tem um ponto do Rei do Mate no Grand Plaza Shopping, em Santo André (na Grande São Paulo). Ele diz que a oferta de treinamento da rede tem ajudado a unidade a prosperar.

“Nessa época de faturamento menor, um funcionário bem treinado é ainda mais útil. Temos dois setores, a cozinha e a frente da loja. Nesse ano, treinei meus funcionários para exercerem as duas funções e a produtividade aumentou”, afirma.

Outro erro bem comum é o mau uso das redes sociais como ferramenta de marketing. O grupo Afeet, dono das marcas Artwalk e Authentic Feet, estruturou uma política interna de divulgação para toda a sua rede. Todo o conteúdo sobre o negócio nas redes sociais é controlado pela franqueadora.

Leo Xambre, 40, tem lojas das duas marcas do grupo e diz que a divulgação, assim controlada, é um acerto. “É uma segurança a mais.”

Prevenção

Para o franqueado não cair em uma enrascada financeira, ele tem a mão a COF (Circular de Oferta de Franquia). No documento constam, por exemplo, o modelo de negócio da rede, os contatos de todos os franqueados e as principais pendências judiciais do empreendimento.

Marcus Rizzo, consultor do ramo de franchising, explica que com a COF, o empreendedor pode comparar as promessas da marca. “Ele pode avaliar as franquias já instaladas e verificar se elas atendem seus objetivos”, afirma.

Outra saída é consultar o Selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising) que avalia as performances econômicas e de relacionamento das redes de franquias em todo o país há 26 anos. As avaliações são feitas pelos próprios franqueados.

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