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Tip Top aumenta faturamento em 8,6% em meio à crise

29/06/2019

Marca de moda infantil reviu processos internos, reposicionou-se no mercado e investiu em marketing. O resultado da estratégia está nos números. Rede estará com estande na ABF Franchising Expo, feira de franquias que acontece em junho em São Paulo

Fundada em 1952, e expandindo pelo sistema de franquias desde 2008, a marca de moda infantil Tip Top fez ajustes internos para enfrentar o momento desafiador que o país vem passando. Os resultados estão sendo colhidos. A Tip Top viu seu faturamento aumentar 8,6% em 2018, chegando a R$ 152 milhões, e está caminhando para um crescimento de 10% em 2019. Números expressivos se compararmos com a economia do país, que cresceu 1,1% no ano passado. O desempenho da marca supera, inclusive, o do setor de franquias como um todo, que cresceu 7% em faturamento em 2018.

“Em anos difíceis para a economia, é papel da franqueadora por a casa em ordem”, afirma Ricardo Marcondes, gerente de expansão de franquias da Tip Top. E foi justamente isso o que a Tip Top fez nos últimos anos.

Diante do novo cenário, a marca reviu fornecedores, readequou sua estratégia de preços, intensificou o treinamento dos franqueados, adaptou a abordagem da consultoria de campo para o momento atual e investiu fortemente em marketing digital. “É um momento em que os franqueados precisam de mais apoio da franqueadora”, explica Marcondes. “Intensificamos a consultoria de campo e os treinamentos para que eles saibam, por exemplo, como melhorar o fluxo de estoque e, assim, manter o capital de giro adequado.”

INVESTIMENTO EM MARKETING

A rede direcionou seus investimentos em marketing para o ambiente digital. Contratou, pela primeira vez, uma celebridade para ser embaixadora da marca nas redes sociais.

Ícone no universo da moda, empresária e mãe de trigêmeos, Isabella Fiorentino participa dos eventos de lançamento das coleções e se tornou apresentadora do Tip Top Tube, o primeiro canal da rede de franquias no YouTube. O canal, que traz assuntos de interesse para toda a família, ganhou recentemente novos quadros. Um deles é o Vovó Top, apresentado por Leda Nagle e Kika Sato, mães do ator Duda

Nagle e da apresentadora Sabrina Sato, respectivamente, e vovós da Zoe, a filhinha do casal.

A Tip Top também contratou a agência de comunicação especializada em franquias e redes MD | Make a Difference para trabalhar a expansão da marca em 2019. “Estamos desenvolvendo diversas ações de comunicação e marketing para impulsionar a expansão da Tip Top, entre elas campanhas direcionadas a franqueados de outras marcas que podem se interessar pela Tip Top e uma estratégia para aumentar a indicação de novos empreendedores dentro da própria rede”, afirma Denis Santini, CEO da MD | Make a Difference. “Em 2018 investimos fortemente em marketing e 2019 está seguindo a mesma linha”, afirma Daniela Boll, gerente de marketing da Tip Top.

EXPANSÃO: LOJAS CONVENCIONAIS E MEGA STORE

Com 118 lojas abertas, a Tip Top tem a meta de atingir 133 unidades em 2019, um crescimento de 11% em relação ao ano passado, e estará com um estande na ABF Franchising Expo, feira de franquias que acontece de 26 a 30 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

O ano de 2018, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo país, marcou os dez anos em que a rede começou a expandir por franquias e foi positivo para a Tip Top, que atingiu 17 mega stores abertas.

Criado em 2013, esse formato de loja requer um espaço físico de aproximadamente 200 metros quadrados e investimento superior a R$ 1 milhão. Nas mega store são vendidos mais de 3 mil itens e o consumidor encontra tudo o que é necessário para o cuidado dos bebês e crianças até 10 anos de idade, como carrinhos de bebê, cadeirinhas para carro, andador, kit para berço, cobertores, roupas de cama e banho, cadeirão, brinquedos, artigos de higiene e saúde e, claro, as roupas, carro-chefe da marca. “O objetivo da Tip Top é chegar a 40 mega store”, afirma Ricardo Marcondes, gerente de expansão da Tip Top.

Hoje, a Tip Top trabalha com dois modelos de franquias: loja convencional e mega store. A primeira requer uma área de 40 metros quadrados e investimento inicial entre R$ 370 mil a R$ 420 mil. Já a segunda necessita de investimento inicial entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão. Todos os estados brasileiros são uma oportunidade de negócio para a Tip Top, sendo que praças como Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Manaus estão mais diretamente no radar da marca.

Há 67 anos ano no mercado, a Tip Top é uma marca referência em moda bebê e infantil e oferece segurança ao franqueado. Além de não sofrer com a sazonalidade, tem duas coleções por ano e uma operação simplificada, que facilita o dia a dia. O suporte dado à rede também é um dos pontos-fortes, elogiado em pesquisa por quem já é franqueado. “Temos um grande diferencial em relação aos nossos concorrentes de vestuário infantil que é a oferta de roupas e artigos para a faixa etária anterior, os bebês, e isso nos abre muitas portas em shopping centers”, afirma David Bobrow, presidente da Tip Top.

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