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Test drive na franquia é oportunidade de conhecer o funcionamento da operação antes de fechar negócio

06/08/2019

teste drive na franquia San Martin

Começar o próprio negócio apostando no mercado de franquias já provou ser uma iniciativa muito promissora.

Prova disso são os resultados do franchising brasileiro que faturou R$41,46 bilhões durante o primeiro trimestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mesmo com todo treinamento e suporte prestado pela franqueadora para garantir o sucesso da operação, a escolha final, claro, é do investidor.

Para garantir que o perfil do interessado realmente estará de acordo com a proposta da franquia, diversas redes desenvolveram uma espécie de test drive, colocando o possível franqueado em contato com a rotina da unidade.

“É complicado abrir uma empresa e perceber que aquilo não era o que você esperava. Não tem como pedir demissão e ir embora”, afirma Edmundo Nogaroto, diretor de expansão da San Martin Corretora de Seguros.

“Para evitar riscos dos dois lados, tanto do franqueado quanto da franqueadora, nós oferecemos o test drive para que esse investidor conheça pessoalmente como seria seu trabalho, seu dia a dia”, explica.

Como funciona o test drive na franquia

Na San Martin as visitas são realizadas na sede da franquia (localizada em São José do Rio Preto, SP) e em unidades máster franqueadas.

Nenhum custo é cobrado pela visita e o test drive não é obrigatório – a prática não faz parte do treinamento nem está prevista pela Circular de Oferta de Franquia (COF).

Após agendar uma data e comparecer na unidade escolhida, o interessado acompanhará a rotina de trabalho na franquia, os processos do negócio, venda dos serviços comercializados pela rede, prospecção de novos clientes, etc.

Diferentemente do treinamento, onde o já franqueado aprende tudo sobre o negócio, o test drive na franquia é a chance de o candidato observar em tempo real o funcionamento de uma unidade, tirar suas dúvidas e decidir se aquele trabalho realmente é para ele.

“Tudo que a gente compra é pensado nos mínimos detalhes. Onde compensa comprar certo produto, qual local é mais viável, como é a produção em determinado lugar… nós pesquisamos e testamos tudo, por que seria diferente com a própria empresa?”, questiona o diretor.

Em sua visão, é mais do que natural que o candidato conheça o negócio antes de tomar uma decisão tão séria quanto essa, já que o intuito da visita é justamente passar ao candidato o que é administrar uma franquia: lidar com funcionários, solicitações, pagamentos, etc., dando uma visão literal sobre o tamanho da responsabilidade e do comprometimento exigidos pela franqueadora.

“Essa ambientação é a cereja do bolo. Nesse momento o candidato consegue se ver exercendo a profissão, tornando a decisão bem mais fácil”, diz.

Sobre San Martin Seguros

Fundada em 1995 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, como uma corretora de seguros convencional, a San Martin se destacou no mercado graças ao atendimento personalizado aos clientes e entrou para o franchising em 2014.

São diversos serviços da área de seguros prestados a pessoas físicas e jurídicas, como seguro de vida, patrimonial (residências, empresas, condomínios), automóveis, saúde, viagens, eventos, entre outros.

A rede conta com 300 unidades distribuídas pelo Brasil.

O investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$29.900,00.

 

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