![]()
A ABF em parceria com a GSM&D e Grupo Bittencourt levou um grupo de 15 empresários do setor para participar da NRF 2011, o maior evento do varejo mundial, que aconteceu no Jacob Javits Convention Center em Nova Iorque – EUA, entre 7 e 15 de janeiro. O evento, que reuniu cerca de 18 mil pessoas e é considerado o mais importante do segmento, apresentou as últimas tendências e inovações do setor. Durante a viagem, o grupo aproveitou a oportunidade de realizar diversas visitas técnicas e reuniões exclusivas com investidores locais, com o objetivo de conhecer melhor o mercado internacional.
![]()
Comitiva ABF
Cerca de 75 delegações participaram do evento, entre eles. Brasil, Afeganistão, Coréia do Norte, Qatar, Rússia, Eslovênia, França, Alemanha, Grécia, Suíça, Reino Unido, Itália, República Tcheca, Croácia e outros. Os brasileiros são 32% dos participantes estrangeiros da NRF 2011. Depois do Brasil, a maior delegação estrangeira é a do Canadá (21%), seguida pelo Reino Unido (7%), França (6%) e México (3%). `Foi o ano em que o Brasil bateu recorde de presença com cerca de 1300 participantes, o que reflete a força do nosso mercado`, afirmou Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
![]()
Reunião do Grupo ABF
Entre as palestras conferidas no evento, um dos destaques foi o painel sobre Sustentabilidade na América do Sul, apresentado por Hugo Bethlem (VP Executivo do Grupo Pão de Açúcar), Marcos Gouvêa e Alberto Serrentino (diretor-geral e sócio-sênior da GS&MD – Gouvêa de Souza, respectivamente). Além disso foram discutidos temas como o impacto dos celulares sobre o consumo e o varejo, perfil do novo consumidor, valor da experiência de compra, tecnologia, relacionamento com os clientes, entre outras tendências do varejo.
`É um evento muito inspirador e provocador para o franchising, pois ele consegue mostrar as tendências de forma prática, por meio de cases excelentes`, afirmou o consultor Adir Ribeiro, da Praxis Education que acompanhou a comitiva. Para ele a participação de empresários e franqueadores na NRF é fundamental para identificar os rumos que o setor vem tomando e despertar insights sobre os melhores mecanismos a serem adotados para obter sucesso nos empreendimentos.
![]()
Grupo ABF durante a visita técnica
Durante as visitas técnicas a franqueadores da região de Nova York, o grupo de empresários guiados pela ABF e Gouvêa de Souza teve a oportunidade de conhecer conceitos de loja interessantes nos Estados Unidos e fazer uma imersão no maior mercado de franquias do mundo. Foi realizada uma visita à rede Shoebox New York, rede de calçados que faz parte do Global Franchise Group, empresa de gerenciamento de marcas com foco em franquias, e à BoConcept, rede dinamarquesa de lojas de móveis que conta com cerca de 340 lojas em mais de 50 países do mundo, Além disso o grupo visitou a Brighton Collectibles (ou simplesmente Brighton), rede de acessórios com cerca de 100 lojas (próprias e franqueadas) nos Estados Unidos e presente em mais de 6.000 pontos de venda multimarcas no país e a rede de acessórios Vera Bradley, que já conta com 37 lojas nos Estados Unidos (entre próprias e franquias), cinco no Canadá e duas no mercado japonês. Além das visitas o grupo participou de jantares com empresários e reuniões de prospecção do mercado americano.
![]()
Marcos Gouvêa (GSM&D), Ricardo Bomeny (ABF), Alberto Serrentino (GSM&D) e Wladimir Valler Filho (Consulado Geral de NY)