A ABF – Associação Brasileira de Franchising anunciou na última quinta-feira a lista dos franqueadores chancelados com o Selo de Excelência em Franchising, referente ao ano de 2005.
A entidade registrou um aumento de 20% no número de franquias interessadas em obter a chancela, em relação ao ano passado. O Selo de Excelência em Franchising da ABF foi entregue nesse ano para 61 empresas. Na edição anterior, 55 empresas conquistaram a certificação.
O Selo de Excelência em Franchising representa o reconhecimento da qualidade e excelência da empresa em relação a sua atuação como franqueadora e tem como objetivo estimular a melhoria do nível de atuação das empresas franqueadoras, através da valorização das melhores práticas e do profissionalismo dessas empresas perante o sistema de franquia.
`Os critérios para a conquista do Selo são aprimorados a cada ano e o mercado em geral já reconhece a chancela`, afirma Ricardo Camargo, ao explicar que não apenas o prêmio da ABF, mas o levantamento feito em conjunto pela editora Globo e Fundação Getúlio Vargas também encara o Selo de Excelência em Franchising como um atributo. `Até as instituições financeiras que operam no sistema consideram o selo um diferencial de credibilidade para as redes`, acrescenta.
Com base numa minuciosa pesquisa elaborada com a rede de franqueados de cada marca, o SEF avalia, principalmente,o relacionamento entre franqueador/franqueado,
O Selo foi dividido em três categorias, de acordo com o número de franqueados da rede e com o tempo de atuação no Franchising: Categoria Pleno, para marcas com mais de três anos de atividade e com 10 ou mais franqueados; Categoria Sênior, para marcas com mais de cinco anos e com 30 ou mais franqueados e a Categoria Master, para marcas com mais de 10 anos e mais de 60 franqueados.
Cada categoria premiaou a rede que mais se destacou dentro do grupo. A vencedora do prêmio destaque da categoria Pleno foi a Casa do Construtor, pela categoria Sênior é a rede World Tennis e na categoria Master a premiada é a rede Fisk.
Empresas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising:
100% Vídeo
|
Expand Wine Store
|
Number One Idiomas
|
ABC
|
Flytour
|
O Boticário
|
Água Doce Cachaçaria
|
Giraffas
|
Oficina Brasil
|
ALL
|
Gordão Lanches
|
Patroni Pizza
|
Amor aos Pedaços
|
Habib`s
|
PBF
|
Arezzo
|
Jani-King
|
Pharmapele
|
Astral
|
Jin Jin
|
Rei do Mate
|
Bit Company
|
Kopenhagen
|
Restaura Jeans
|
Bob`s
|
Learning Fun
|
S.O.S. Computadores
|
Bon Grillê
|
Lig Lig
|
São Paulo I
|
Bonaparte
|
Linces Vistorias
|
Skill
|
Camarão & Cia
|
Mc Donald`s
|
Spoleto
|
Carol
|
MCM Center Odonto
|
Star Bit
|
Casa do Construtor
|
Megamil Vídeo
|
Totaline
|
CCAA
|
Microcamp
|
Via Direta
|
China in Box
|
Microlins
|
Vivenda do Camarão
|
CNA
|
Montana Grill
|
World Tennis
|
Data Byte
|
Morana
|
Yázigi Internexus
|
Doctor Feet
|
Mr. Pretzels
|
Yesky Idiomas
|
Escolas Fisk
|
Multicoisas
|
|
Eurodata
|
Mundo Verde
|
|
Sobre o Selo
O Selo de Excelência em Franchising (SEF) é resultado de um processo minucioso de revisão e aprimoramento de critérios de concessão, refletindo o contínuo amadurecimento e crescimento do franchising brasileiro.
Para obter a chancela do Selo, os associados franqueadores passam por um rigoroso processo de avaliação. O Selo tem validade de um ano, podendo ser renovado ou cancelado a qualquer momento. O critério utilizado pela ABF na concessão leva em consideração aspectos éticos e técnicos do franchising.
Receber o Selo de Excelência em Franchising significa, para a associada, um atestado de sua boa capacidade de praticar o Sistema de Franchising frente às exigências do Código de Auto Regulamentação da ABF. Significa, ainda, o compromisso por parte desta empresa de se responsabilizar por um contínuo e permanente aprimoramento de seus métodos e sistemas, de acordo com os mais elevados padrões de ética empresarial.
As redes que receberam a chancela pela 1ª vez são:
– ABC- AMERICAN BRAZILIAN CENTER
– ÓTICAS CAROL
– CCAA
– DOCTOR FEET
– EURODATA CURSOS DE INFORMÁTICA
– EXPAND WINE STORE
– GORDÃO LANCHES
– KOPENHAGEN
– MCM CENTER ODONTO
– MEGAMIL VÍDEO
– PATRONI PIZZA
– SÃO PAULO I – COMIDA TÍPICA DA FAZENDA
– STAR BIT INFORMÁTICA