Skate Shop inicia expansão no Brasil - Portal do Franchising

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Rede de lojas criada por skatista inicia expansão pelo Brasil

18/04/2017

Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Débora Duarte – 10/04

Com oito lojas no país, a Matriz Skate Shop, fundada por Cezar Dal Pozzolo, pretende abrir mais cinco em 2017

Skate é uma modalidade que está em alta no mundo. Tanto que em 2016, os skatistas tiveram uma surpresa muito positiva: agora a prática é considerada um esporte olímpico. A partir dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, o skate fará parte do programa de competições. Isso, além de uma grande conquista para os profissionais, faz com que surjam oportunidades de negócio no setor. Como é o caso da Matriz Skate Shop.

O skatista profissional Cezar Dal Pazzolo, conhecido como Cezar gordo, fundou a Matriz em 2001. A loja é especializada em venda de artigos relacionados a skate como shapes, rodinhas e, principalmente, roupas e acessórios. Além de seu e-commerce, que é a maior fonte de renda, a empresa possui oito lojas físicas sendo que duas são próprias e as outras seis são franquias.

Os estabelecimentos estão localizados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Para 2017, a Matriz pretende realizar uma expansão pelo país para consolidar seu modelo de franquia e aumentar a divulgação da marca.

Na capital paulista, a empresa possui uma de suas lojas próprias, que é considerada uma loja-modelo, localizada na Rua Augusta. Segundo Cezar, o maior número de pedidos do e-commerce vem de São Paulo e a loja da Augusta é um sucesso de vendas. Por esse motivo, a Matriz mudou seu estoque para a cidade; e das cinco lojas que pretendem abrir em 2017, três são na capital.

Essas três lojas serão em formato de franquia e ainda não há nenhum contrato fechado. No entanto, uma nova unidade que faz parte da expansão já está com data para ser aberta. A loja será zona sul do Rio Grande do Sul e começa a funcionar em junho deste ano. “Estamos trabalhando com o franqueado há mais de um ano para abrir um negócio que dê certo”, diz o skatista.

A Matriz também tem a pretensão de abrir uma loja própria no segundo semestre do ano na região de Curitiba, no Paraná.  De acordo com Cezar, as três franquias em São Paulo e a loja própria no Paraná não tem data para abertura e nem localização exata. “Nós não estamos divulgando a venda de franquias, os interessados nos procuram e fechamos com quem nos sentimos seguros”, afirma o empreendedor.

Uma franquia da Matriz custa de R$ 300 mil a R$ 400 mil dependendo do local em que ela for montada. Até agora, a marca não colocou nenhum investimento na expansão pelo fato de apostar no modelo de franquias. “Gostamos desse tipo de modelo de negócios. Até hoje, não fechamos nenhuma loja”, diz Cezar.

A empresa resolveu investir na expansão em 2017 depois de ter passado por maus momentos no passado. A ideia era abrir novas lojas de 2014 para 2015, mas a crise no país acabou impedindo. “Precisávamos repensar nosso modelo de negócios para ter força para expandir. Criamos a nossa marca própria, estabelecemos melhores relações com os fornecedores multimarcas e agora nos sentimos seguros para iniciar a estratégia”, conta.

Marca própria

A marca de roupa e acessórios Matriz é uma das apostas de Cezar.

Segundo o empreendedor, as roupas da marca são vendidas tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas da empresa. “São esses produtos que estão nos dando uma margem maior e mantendo nosso negócio saudável”, afirma.

A empresa, que faturou R$ 8 milhões em 2015, pretende crescer de 20% a 30% neste ano e, principalmente, manter o faturamento nas lojas físicas para que nenhuma se feche.

Para Cezar, seu objetivo vai muito além do que o negócio “A gente espera trabalhar mais no desenvolvimento do skate em si, continuar fazendo eventos e tudo que incentive a prática da skate no país”, conclui Cezar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS