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Pontos alternativos são ideais para quem busca abrir negócio de lavagem sustentável

20/08/2019

Rede Acquazero

Rede Acquazero oferece modelo de negócio Standard para quem quer abrir loja física com menos de R$60 mil

A escolha do ponto comercial pode ser determinante para o sucesso do negócio. É necessário muita pesquisa para saber se o modelo de operação é ideal para aquele lugar em vista, analisando sempre quem são os potenciais clientes. Mas com tantos lugares oferecendo oportunidade para abrir uma loja como saber qual o ponto ideal?

Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero, rede de franquias especializada em estética automotiva e limpeza ecológica, afirma que o ponto comercial representa 50% do sucesso do negócio, já a outra metade é pela gestão do empreendimento. “Já pensou em montar uma rede de franquias de serviços automotivos próximo a um terminal rodoviário? Claro que isso seria inviável para o negócio, pois se as pessoas andam de ônibus é porque elas não têm como usufruir de um automóvel”, afirma.

Mol salienta que antes de escolher o espaço é necessário analisar se o segmento que busca abrir é atraente para esse lugar. A ideia, segundo o empresário, é optar por pontos alternativos que acabam sendo altamente lucrativos, principalmente quando o assunto é franchising.

“As oportunidades para explorar novos locais diferentes dos tradicionais está mudando constantemente. Com a expansão do mercado de franquias as redes não estão mais concentradas nas principais ruas comerciais ou shopping centers, além ainda de poder oferecer um custo menor de operação e possuir baixa concorrência”, diz o empresário que reforça que um dos desafios para quem busca por esses pontos é se adaptar ao horário e movimentação que geralmente se diferencia de um ponto convencional, por exemplo. “Mas é claro, tudo é questão de adaptação”, salienta.

De acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) a presença de franquias em pontos alternativos está crescendo. Em 2018 os supermercados concentraram 4% das unidades ativas no Brasil; condomínios comerciais e residenciais, clubes e universidades representaram 3% do total, enquanto que os terminais de transporte como aeroportos, estações de metrô e rodoviárias registraram 0,9% das franquias. Ainda segundo a Associação, as lojas de rua e shopping caíram na posição e foram de 66% das unidades para 65%, e de 23% para 21%, respectivamente.

Negócio vantajoso

Para quem busca fugir dos tradicionais pontos comerciais de rua e busca fidelizar ainda mais rápido a clientela através de serviços de lavagem sustentável a dica é optar pelo modelo Standard que foi desenvolvido para ser instalado em prédios comerciais e residenciais, órgão público, academia, estacionamentos privados, universidades, concessionárias, locadoras de veículos e centro automotivo. A operação possui espaço médio para atendimento de três veículos simultaneamente em uma área a partir de 20m2.

Por possui investimento inicial de R$58 mil (já incluso taxa de franquia, mais taxa de instalação e capital de giro), o faturamento também acaba sendo muito atraente para o empreendedor: R$35 mil por mês, com prazo de retorno do investimento entre 6 a 18 meses.

Mol pontua que dentro das 240 unidades da marca, 25% fazem parte do modelo Standard e a expectativa da rede é comercializar 40 novos pontos neste modelo até o final de 2020.

“Para quem quer começar um negócio loja física investindo um pouco menos, o Standard é a melhor opção, até mesmo pelo fato de estar localizado em áreas de grande circulação diária de veículos”. E acrescenta: “As pessoas buscam manter seus veículos em boas condições, por ser um bem de alto investimento. Os serviços oferecidos pela Acquazero incentivam novos consumidores a aderirem, como é o caso da lavagem a seco (carro-chefe da rede), contribuindo com o meio ambiente, por possuir baixíssimo consumo de água e produtos biodegradáveis em todos os seus serviços”.

Expansão da marca

A Acquazero atualmente conta com 240 unidades ativas por todo o Brasil, sendo a maior rede de lavagem estética no país em número de unidades. A marca que propõe ao mercado a lavagem de veículos com apenas 300ml de água, sob comando de Henrique, promete prospecção e oferece no mercado quatro modelos de negócios com investimento a partir de R$10 mil: home office, standard, prime e satélite. O plano de expansão é agressivo. Ainda para este ano, a meta é chegar a 300 unidades. A expectativa é que em longo prazo – daqui cinco anos – a marca atinja duas mil operações.

O faturamento anual que já é bom (R$40 milhões em 2018) também promete melhorar. Até dezembro a pretensão é de atingir R$50 milhões.

A Acquazero iniciou recentemente o projeto de internacionalização, começando a negociação por países vizinhos como Colômbia e Peru, porém o objetivo da rede é mundial. Para isso, Henrique e sua equipe de expansão vêm participando ativamente de feiras de franquias no mundo todo.

Sobre a Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero surgiu no mercado com a proposta de limpeza automotiva ecológica com o uso mínimo de água (300 ml). A partir dai, a marca criou mais de 15 serviços seguindo o mesmo conceito e se tornou referência no mercado sustentável automotivo. Com a imersão no franchising (em 2010), hoje a rede conta com aproximadamente 240 unidades e oferece quatro tipos de modalidades – com investimento a partir de R$10 mil. Em 2018 a Acquazero foi adquirida pelo grupo Encontre Sua Franquia, e desde então, vem sendo dirigida pelo empresário Henrique Mol.

 

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