Projeto do Sebrae incentiza interiorização de franquias

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Projeto incentiva a interiorização de franquias

23/05/2017

Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Redação – 15/05

Convênio entre Sebrae e ABF leva conhecimentos sobre sistema de franchising para empreendedores de todo o país

Lana Patrícia Dias Rodrigues, 37 anos, trabalhou por 14 anos na iniciativa privada até ser demitida em 2015 por causa da crise econômica. Depois de estudar o mercado por mais de um ano, ela decidiu empreender por meio do sistema de franquias. Até o final de abril, vai inaugurar as duas primeiras unidades de uma marca francesa de cosméticos em Macapá, capital do Amapá.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam  que quase 60% das franquias brasileiras localizam-se na região Sudeste e 5% delas estão nos estados da região Norte. “Minha cidade tem 400 mil habitantes, o consumo entre os moradores não é tão grande. A gente fica com medo de o negócio não dar certo, de não conseguirmos pagar todos os royalties”, diz Lana.

Ela é uma das empreendedoras capacitadas pelo projeto Franquias Brasil, realizado pelo Sebrae em parceria com a ABF, com o objetivo de incentivar a interiorização e a descentralização do sistema de franchising pelo país.

Os dados da ABF também mostram que, desde 2015, vem crescendo a fatia total de franquias funcionando em cidades com menos de 500 mil habitantes. Em 2014, 43,6% das franquias estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes, número que passou para em 44,4% em 2015 e 48,2% no ano passado. Ou seja, as franquias em cidades menores já são quase a metade do total.

Em dois anos, mais de 25 mil potenciais empreendedores e empresários do segmento de franchising foram capacitados em todo o Brasil. Mais de 10 mil deles participaram de uma das 337 turmas do curso Entendendo o Franchising, realizados em 170 municípios de 25 unidades da federação.

Além do conceito de franquia, o curso ensinou as vantagens e desvantagens do sistema, mitos e verdades e aspectos legais do franchising.

Os empreendedores também foram orientados a escolherem uma franquia e analisarem o investimento necessário para a abertura do negócio. “O curso me incentivou e me deu a coragem que faltava. Aprendi o passo a passo do sistema de franquias e todas as perguntas que eu tinha que fazer para a franqueadora antes de fechar a operação”, afirma Lana.

Realizado em cidades do interior como Varginha (MG) e Parnaíba (PI), por valores de até R$ 50, graças ao convênio entre Sebrae e ABF, os cursos, com duração de oito horas-aula, eram ministrados praticamente apenas no eixo Rio-São Paulo e custavam cerca de R$ 300.

“Investimos quase R$ 12,5 milhões para levar conhecimento sobre o sistema de franchising para empreendedores de todo o país. Existe um potencial enorme de consumo nas cidades do interior do país e os empreendedores de fora dos grandes centros precisam estar preparados para atender essa demanda”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Cidades como Varginha e Parnaíba estão numa faixa populacional – de 100 a 200 mil habitantes – onde os dados mostram crescimento das franquias. Em 2014, 9,2% das franquias ficavam em municípios com esse porte, percentual que subiu para 9,5% em 2015 e 10,5% em 2016, respectivamente.

Segundo o presidente do Sebrae, abrir uma franquia é uma maneira de empreender correndo menos riscos e uma grande oportunidade para quem quer montar uma empresa. “Com o sistema de franchising é possível aproveitar marcas já consagradas no mercado, recebendo o know how do franqueador em gestão e operação. Além disso, a expansão das franquias pelo Brasil inteiro traz novas oportunidades de emprego, gerando mais renda para a população”, diz Afif.

O projeto Sebrae-ABF também foi responsável pelo desenvolvimento de seis games que ajudam os potenciais empresários a montar o orçamento e fluxo de caixa da loja e mantê-la funcionando bem, atraente, com custos equilibrados, clientes bem atendidos e equipe motivada.

Quase 75 mil partidas foram jogadas por mais de 15 mil empreendedores nas dez fases de cada game, com os temas Custos e Precificação, Gestão de Pessoas, Atendimento aos Clientes, Merchandising e Publicidade, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho.

Cada fase dura de dois a 10 minutos e são uma forma lúdica de demonstrar aos empresários conceitos fundamentais para a correta gestão do negócio. Os jogos estão disponíveis no Portal Sebrae, no link  http://migre.me/wkmEv e podem ser baixados em smartphones e tablets em sistemas IOS e Android por meio do aplicativo Franquias Brasil.

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